Batman – Ano Um

Posted on
Atualizado em

Categoria: Quadrinhos, TV

Compartilhe:

Em 1986, Frank Miller e David Mazzucchelli produziram esta revolucionária reinterpretação da origem do Batman – sobre quem ele é e como se tornou o que é.

[typography font=”Cardo” size=”24″ size_format=”px”]Descrição[/typography]

Escrito pouco tempo depois após BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS, a distópica fábula de Miller sobre os últimos dias do Homem-Morcego, ANO UM abriu caminho para uma nova visão de um lendário personagem.Esta edição inclui a história na íntegra, uma introdução pelo escritor Frank Miller e um posfácio ilustrado pelo artista David Mazzucchelli.

[typography font=”Cardo” size=”24″ size_format=”px”]Origem[/typography]

Após a série de 12 números Crise nas Infinitas Terras, a DC recomeçou ou revisou as histórias de alguns de seus mais famosos personagens, numa tentativa de atualizá-los para os novos leitores que surgiam. Frank Miller foi o responsável pela renovação da origem do Batman, escrevendo a mini-série Batman: Ano Um, que deu à origem do Cavaleiro das Trevas um tom sombrio. Diferentemente do Superman e da Mulher Maravilha, alguns elementos do Batman da Era de Prata permaneceram no universo pós-crise. O passado de Jason Todd, no entanto, foi alterado, ficando o garoto agora órfão de um ladrão insignificante, que tentou roubar os pneus do Batmóvel. Também foi eliminado Philip Wayne, que nas versões anteriores fora o tutor de Bruce após a morte de seus pais, ficando o jovem sob a tutela do mordomo, Alfred. Nessa história, Bruce Wayne decide se tornar o Batman pelos mesmos motivos das Eras anteriores, mas agora ele é inspirado também em um acontecimento quando era criança, antes de seus pais morrerem, quando caiu em um buraco nos jardins da Mansão Wayne e se assustou com centenas de morcegos que voaram assustados por sua presença. Juntando isso ao morcego que entrou voando por sua janela, Bruce Wayne vestiu o manto do Batman, com o intento de causar pavor nos bandidos. Sob juramento, Bruce Wayne jamais mataria um homem, usando-se apenas de seu intelecto, perícia investigativa e físico preparado para levar os criminosos às autoridades.

[typography font=”Cardo” size=”24″ size_format=”px”]Desenvolvimento[/typography]

Batman: Ano Um foi publicado em quatro capítulos e o título de cada um define exatamente, o episódio em questão. O capitulo um, “Quem eu sou e como vim a ser”, narra acontecimentos da volta de Wayne a Gotham City, após anos de ausência nos quais se passara se exercitando para combater o crime. Casualmente neste mesmo dia, um novato tenente chamado James Gordan chega à cidade para reforçar o corpo de polícia, dirigido pelo grande corrupto comissário Loeb. O mais interessante aqui é ver a visão de ambos os personagens, Wayne e Gordon podem ser muito diferentes, porém complementares.

fonte

[typography font=”Cardo” size=”24″ size_format=”px”]Como construir um herói[/typography]

Órfão aos 8 anos, testemunhou a morte de seus pais e jurou a sí mesmo que iria vingar-se de todos os criminosos, dedicando sua vida a um treinamento rigoroso. Então criado por seu mordomo Alfred, Bruce Wayne segue seu estilo de vida único para conseguir realizar seu maior objetivo: Limpar o crime de uma vez por todas.

[typography font=”Cardo” size=”24″ size_format=”px”]E então… Batman surge.[/typography]


Desde então a vida em Gotham City nunca foi a mesma.

[typography font=”Cardo” size=”24″ size_format=”px”]Adaptação para as telas[/typography]

Como mostrado no trailer acima, após sua passagem marcante pelas Hq’s o heroí mais sombrio da DC parte diretamente para as telinhas, e com o mesmo nome “Batman: Year One” é um longa animado da Warner Bros. Animation que adapta a obra de Frank Miller muito bem. Com seus traços bem feitos e um roteiro de tirar o fôlego, nesta adaptação você vai entender os pontos mais interessantes desde sua aparição até o momento onde o Cavaleiro das Trevas surge.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.