TOP 5: Filmes de Terror

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Filmes

Compartilhe:

Para o nosso Top 5 de hoje, estamos no final de outubro, Halloween chegando…. nada melhor do que falar sobre filmes de terror!

Lembrando novamente que esta lista é feita por mim, a respeito da minha opinião sobre os filmes de terror, então, se você está esperando encontrar aqui algum filme de zumbi, fantasma, ou algum filme desse século, esqueça! Para mim, é fácil fazer um filme com corpos decepados, o difícil é fazer você ficar tenso o tempo todo. Mas continue lendo mesmo assim, não vai se arrepender!

5 lugar: O Bebê de Rosemary

Eu assisti esse filme no dia 24/12 (sou uma garota travessa). Ele conta a história de Rosemary, quando ela e seu marido se mudam para um apartamento com vizinhos muito prestativos… até demais.

Quando ela engravida, tem pesadelos terríveis com um ritual satânico. Ao longo de sua gravidez, ela passa a desconfiar das atitudes dos vizinhos e até de seu marido. Tendo dores terríveis, ela é aliciada a tomar chás caseiros, o que não alivia sua dor.

 

No decorrer do filme sua desconfiança se torna paranoica ao ponto de ela desconfiar de tudo e de todos, além de ter estranhas alucinações. Clima tenso até os instantes finais do filme, quando Rosemary dá à luz a seu bebê….

4 lugar: O Iluminado

Eu sou suspeita pra falar, eu AMO o Jack Nicholson, mas nesse filme ele está mais que espetacular. Como eu também AMO os filmes do Kubrick, não poderia deixar de falar dessa obra prima.

Esse filme mostra uma família cuidando de um hotel no inverno, isolados de tudo e todos. Estranhos acontecimentos começam a permear a família, sobretudo o pai, escritor, que começa a ficar doidinho da silva e a querer matar todo mundo.

Muito famoso pela cena da criança no triciclo, rodando pelo hotel e topando com as gêmeas de mãos dadas. Também pela cena da porta do elevador abrindo e jorrando muuuuuuito sangue.

Esse filme é consagrado por vários motivos, um verdadeiro clássico. Kubrick se superou. Mas meu favorito ainda é Laranja Mecânica.

All work and no play makes Jack a dull boy. All work and no play makes Jack a dull boyAll work and no play makes Jack a dull boy. All work and no play makes Jack a dull boyad infinitum

3 lugar: Inverno de Sangue em Veneza

Aposto que 99% dos que estão lendo esse artigo mal sabiam da existência desse filme (inclusive eu). Quando fiz uma pesquisa para escrevê-lo e vi o nome desse filme em todas as listas de melhores filmes de terror eu decidi assistir.

Ele é mais um thriller psicológico do que um filme de terror propriamente dito, com poucas cenas em que algo é realmente visto. Seguindo a linha de O Bebê de Rosemary, onde você não sabe em quem acreditar, o que é real ou o que é loucura dos personagens, ele conta a história do casal Laura e John Baxter que, após a morte trágica da filha afogada em um lago, resolve se mudar para Veneza a fim de tentar esquecer com novos ares da cidade.

(não sei como, já que Veneza é mais água que terra)

Lá, Laura acaba conhecendo duas irmãs, uma delas cega e que se diz médium disse que viu sua filha e que ela está bem.

Logicamente John achou aqui pura loucura de sua esposa, enquanto ela acaba confiando cegamente nas irmãs. Estranhos assassinatos na cidade, frequentes “visões” de John, que vê sua filha correndo pelas ruas de Veneza, clima sombrio da cidade e trilha sonora excelente fazem desse filme um verdadeiro clássico.

Duvido que alguém adivinha o final da história antes dos últimos 3 minutos de filme. Recomendadíssimo para quem gosta do gênero. Agora, se você gosta de ação, vai dormir antes do filme completar 30 minutos. 

2 lugar: Psicose

O que falar da obra mais conceituada de um dos diretores mais conceituados de todos os tempos? Psicose é um filme genial, simplesmente.

A jovem Marion Cane vê a sua oportunidade de se casar com o homem que ama (um bonitão pé rapado) quando seu chefe pede para ela depositar a quantia de 40 mil dólares de um cliente para compra de um imóvel. Ela então pega o dinheiro, arruma suas malas e foge para encontrá-lo. No decorrer do caminho uma forte tensão fica no ar TODO O TEMPO.

Quando uma forte tempestade começa, ela decide parar num motelzinho de 5º categoria para descansar. E aí temos uma das cenas mais emblemáticas do cinema.

Hitchcock, pra mim, é o rei das trilhas sonoras marcantes.

E porque esse filme é tão fodástico? Simples, porque absolutamente NADA é mostrado, nem uma facada sequer. Ah, e novamente, eu DUVIDO que você leitor entenda o que ocorre naquele hotel antes dos últimos 5 minutos de filme. Ele só não está no meu primeiro lugar porque tenho um carinho mais do que especial pelo próximo filme…..

1 lugar: O Exorcista

O que dizer desse filme?? Um verdadeiro clássico, nada mais, nada menos. Caso você ainda não saiba a tia Déborah te conta a história. Regan MacNeil é uma garota normal de 12 anos até que começa a ter certos comportamentos um tanto estranhos. Sua mãe (na maior inocência, diga-se de passagem) acredita que isso seja um comportamento comum da puberdade. Então a garota começa a levitar, a virar a cabeça 180º e a descer as escadas com o corpo.. hm… invertido!

Após uma bateria de exames, os médicos começam a considerar a ideia de um exorcismo válida. Acabam chamando o padre Karras, que além de padre é psiquiatra. Karras confirma que um exorcismo será necessário e chama o padre Merrin para ajudá-lo que já avisa se deparado anteriormente com o demônio Pazuzu (o que possui a menina) numa escavação que realizou no Iraque.

 

O que dizer dessa belezura de filme? Com efeitos especiais mais do que especiais pra época e rodeado de “maldições”, caiu no gosto de espectadores do mundo todo, tanto que sua bilheteria só foi batida 2 anos depois, com Tubarão. Preciso dizer mais?

Agora quero saber da opinião de vocês. Comenta aí!

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

2 thoughts on “TOP 5: Filmes de Terror

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.