LucasArts e seus clássicos

Postado em
Atualizado em

Categoria: Artigos, Games, Mundo dos Games, Retrô

Compartilhe:

LucasArts foi uma companhia de vídeo-game fundada em 1982 como uma divisão da Lucasfilm.

George Lucas queria explorar outras áreas do entretenimento, então fez uma cooperação com a Atari para produzir games. Em 1990, as companhias Lucas passaram por uma reorganização e a divisão de games da Lucasfilm virou a LucasArts Entertainment Company, junto com a Industrial Light and Magic e a Skywalker Sound.

A era de ouro dos Adventures:

Em 1986, desenvolvem seu primeiro jogo de aventura chamado ‘Labyrinth’, ainda sob o nome de Lucasfilm Games.

Em 1987, laçam ‘Maniac Mansion’, o primeiro adventure a usar a engine SCUMM, que seria a linguagem por trás de vários jogos do mesmo estilo da companhia.

Maniac-Mansion-DOS-2

‘Maniac Mansion’ criado por Ron Gilbert e Gary Winnick, era um jogo que usava uma interface point-and-click e era do gênero horror.

O terceiro foi de 1988, ‘Zak McKraken and the Alien Mindbenders’ com o tema sci-fi.

Zak_McKracken_and_the_Alien_Mindbenders_2

Em 1989 foi lançado uma adaptação baseada em uma grande franquia da Lucasfilm, ‘Indiana Jones and the Last Crusade’.

scummvm_0_2_2-full

Em 1990 foi lançado ‘Loom‘, um jogo onde o jogador usava quatro notas musicais para criar magias, objetos ou personagens.

loom-pc-game-dos-dosbox-lucas-arts-1

Ainda em 1990 tivemos o primeiro de uma grande série de sucesso – sim, nós estamos falando de ‘The Secret of Monkey Island‘, criado por Ron Gilbert, Dave Grossman e Tim Schafer. Era uma aventura pirata onde você controlava um pirata amador chamado ‘Guybrush Treepwood’.

O jogo era mais bem humorado que os anteriores da empresa.

secret-of-monkey-island-scumm-bar

A sequência ‘Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge saiu em 1991.

monkey2-1-full

Em 1992 foi lançado ‘Indiana Jones and the Fate of Atlantis‘.

mini

Em 1993 a LucasArts lançou ‘Day of the Tentacle‘, onde o jogador tentava salvar a Terra de um tentáculo mutante. DotT também foi o primeiro jogo a ter voz nos diálogos.

dott

Ainda em 1993 a LucasArts criou ‘Sam & Max Hit the Road‘, baseada nos quadrinhos de Sam and Max e um dos jogos que faria um grande barulho nos anos seguintes.

14540-sam-max-hit-the-road-dos-screenshot-you-start-the-game-in-sam

Em 1995 depois de um tempo sem jogos, um grande clássico foi lançado: ‘Full Throttle‘, design feito por Tim Schafer, conta a história de um motoqueiro em um futuro distópico que foi acusado de assassinato. O jogo continha uma interface de interação que surgia quando o jogador clicava em algum objeto.

2

No final de 1995, o grande ‘The Dig’ foi publicado. A história de The Dig foi feita por Steven Spielberg, que na época, não tinha condições de criar o filme, por ser proibitivamente caro. Contava a história de um grupo de astronautas preso em um mundo alien em uma missão para parar um asteroide que iria colidir com a Terra.

TheDig2

Em 1997 o último jogo a usar a tecnologia SCUMM foi ‘The Curse of Monkey Island’. Com belíssimos gráficos, vozes e animação.

the-curse-of-monkey-island-3-big

Em 1998 a empresa lança Grim Fandando, dessa vez com gráficos 3D, usando a Grim Engine. O sucesso foi grande, e o jogo até recebeu uma dublagem nacional para os Brasileiros.

grimfandango

Em 2000 ‘Escape from Monkey Island‘, o quarto game da série não fez tanto sucesso quantos os outros jogos, e recebeu críticas sobre o controle e a interface, ainda mais quando o gênero estava morrendo.

EFMI01

Entre outros jogos não-adventure ,podemos citar:

Super Star Wars (1992) e Super Star Wars: Return of the Jedi (1994)

snes90rotj

Zombies Ate My Neighbors de 1993

medium_photo

Star Wars: X-Wing (1993) e Star Wars: TIE Fighter (1994)

TIE-Fighter

Star Wars: Dark Forces

Um FPS de 1995.

ss_7ae5b4d31b0e79ea86a33797ca0f552567e18e18.1920x1080

AfterLife de 1996

Simulador de cidade onde você constrói o Céu e o Inferno.

3

Outlaws de 1997

Um FPS no velho oeste (que também teve dublagem em português-brasileiro).

ol_shot_04

Indiana Jones and His Desktop Adventures de 1996

indydekstop

Star Wars: Yoda Stories de 1997

LEGANERD_030749

Nos últimos anos a companhia esteve mais focada em lançamento de jogos de Star Wars.

A Disney que havia adquirido a LucasArts em outubro de 2012, anunciou em 03 de Abril que a produtora iria parar suas operações em jogos focar somente em trabalhar com licenças das suas séries.

Após avaliar nossa posição no mercado de games, decidimos mudar a LucasArts de produtora de games interna para um modelo de licenciamento de marca, minimizando os riscos da companhia enquanto busca um portfólio de qualidade com os jogos baseados em ‘Star Wars'”, informou o comunicado da Disney.

Assim, cancelando dois jogos anunciados da série Star Wars.  Esse novo modo de trabalho iria diminuir os riscos da companhia. Em torno de 150 pessoas perderam seus trabalhos com o fechamento da empresa.

E assim, nós damos o último adeus. Obrigado pela contribuição ao mundo dos games LucasArt!

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...
Very Traffic