HBQ – Segunda Edição

Posted on

Categoria: Artigos, Quadrinhos

Compartilhe:

Finalmente aconteceu! Hoje apresentaremos a nossa opinião da segunda edição do projeto “HBQ – Seu Multiverso em Quadrinhos“.

Antes de mais nada: caso você ainda não conheça esta coletânea de Histórias em Quadrinhos, nós recomendamos altamente a leitura de nossa primeira resenha que pode ser conferida clicando aqui. Nesta página você terá maior conhecimento sobre as séries, e eventualmente uma compreensão mais clara sobre o que apresentaremos hoje.

Trazendo quatro tramas em diferentes ambientações, e nos mais variados eventos, cá estamos para falar da nova publicação que nos leva ao encontro de uma continuação (“PARADIGMA”) e três novíssimas histórias (“SOBRE OS CORVOS MORTOS”, “COLD SAGA”, “ALTEREGO”).

hb1

Após considerações introdutórias, vamos ao que importa!

Primeiramente a capa da revista nos traz uma boa impressão, um belíssimo desenho da série “Sobre os Corvos Mortos” – cuja a sinopse é:

“Maurice, Eric e Lavi são 3 jovens problemáticos em busca de respostas sobre uma série de assassinatos macabros ligados a eles e, de alguma forma, aos corvos enterrados sob a casa de Maurice…”

Indiscutivelmente temos prazer em revelar que o mesmo esmero foi prolongado às várias páginas seguintes. A arte encanta com um toque todo próprio procurando ao máximo detalhar suas viagens psicológicas, e demais diálogos.

a2

“SCM” é um quadrinho que pode dar muito certo como uma série, e que já em seu primeiro capítulo conseguiu inserir sua trama discretamente.

Os personagens são colocados em pratica, e tudo parece caminhar em sua própria narrativa de maneira satisfatória; o toque de humor vem em comentários da autora – e pode-se dizer – que o conjunto é muito interessante.

a4

Aqui o misterioso & sobrenatural terão nuances, pressupondo que neste clima de mortes e enigmas relacionados ao que realmente está por trás de tudo isso – a verdadeira personalidade de algumas figuras terão sérias revelações provocando curiosidade.. ou espanto. Seja como for, estes são apenas palpites do que veremos no futuro.

a6

A premissa definitiva acerca de “Sobre os Corvos Mortos” precisa de mais um tempo para ser fundada, mas nós vamos adorar ver isso se desenvolver!

fw

Finalmente tivemos a continuação de “Paradigma”, uma série que elogiamos muito em nossa analise passada (uma mistura muito interessante de elementos).

Preparados? Então vamos lá: sendo uma sequência, estávamos ansiosos pelo que veríamos à frente – não decepcionados, nesta aventura acompanhamos Brianna & Neron Blemmer em seus dramas de aceitação; uma ameaça foi exibida na edição passada, e ficamos curiosos para saber mais detalhes sobre estes estranhos seres.

f1

A arte continua no mesmo padrão anterior (muito bom por sinal), e confesso que tive uma surpresa pessoal extremamente agradável com a roupagem da ‘Sociedade 8’ – totalmente adequada à ocasião, é realmente muito empolgante imaginar a progressão que a história pode ter (e já está tendo). Não queremos dar spoilers sobre o capítulo, então indicamos fortemente que olhe as prévias ilustradas na página do facebook, e dê uma jeitinho de adquirir o combo em sua loja virtual para acompanhar!

f2

Com um nível técnico positivo, voltamos a salientar que os fãs de sci-fi vão adorar esta trama ambientada no Brasil (sim, isso é raro).

a11

Agora se as duas histórias passadas remetiam à enredos sobrenaturais, misteriosas e um sci-fi intrigante “Cold Saga” vem com tudo apostando no… Medieval! Sim, com roteiro de Rodrigo Narvaz e arte de Edvan Soares – o gênero Medieval/Guerra nos indica o que já imaginávamos: muito sangue, batalhas mortais e um personagem central chamado “Cold” (frio não só no nome).

f22

A premissa envolve um Reino poderoso, que detêm melhores soldados e recursos – outras cidades existem, inclusive sem a necessidade de imposto… mas com isso a segurança também é precária. O que acontece com aqueles que não estão satisfeitos com essa vida?

“Cold Saga” é divertido e alveja um público que gosta de ver ação, sem muito “blablabla”- com boas cenas, é realmente um bom reforço à HBQ que melhora ainda mais sua coleção de títulos. O roteiro também é coerente, se encaixa bem com a proposta resultando em algo bem executado.

d1

Por Natália Bellieny & Pamela Natani, “AlteregO” é uma história sobre uma catástrofe levando como ponto inicial uma suposta rebelião de “sombras” – sim, inexplicavelmente algo aconteceu e um Apocalipse estabeleceu.

Mas logo chegou o dia em que a primeira sombra se desprendeu de seu dono. E, como se aquilo fosse um chamado, todas elas se tornaram independentes de nós.” – AlteregO

O pior, é que por cada “sombra” abatida.. uma pessoa também é levada com ela. Algo como se a sombra e a alma estivessem ligadas profundamente, não permitindo a vida de um, sem a presença do outro.

d22

A ambientação destruída, e os eventos propostos são bons.. mas infelizmente aqui temos que fazer algumas considerações:

Realmente a trama tem potencial, porém infelizmente a alfinetada vem com o conjunto que resulta na definição do que é um ‘quadrinho’. Se antes tínhamos um esmero muito especial com relação à execução de traços e detalhes únicos, aqui existe uma carência grande dos mesmos; o estilo nipônico (mangá) também se destaca em meio a tantas artes com inspirações Ocidentais.

Não que isso seja de todo mal, mas é sentida uma discrepância no conjunto. Alguns erros técnicos também  são visíveis; isso prejudica ou rebaixa a nota final da revista como um todo? Não exatamente. Mas encarando tudo com olhos mais maduros, nos sentimos confortáveis por ter critérios mais elevados de questionamento para com a HBQ – Histórias brasileiras em quadrinhos.

vere

“Paradigma” ainda sai na disparada – pela sua trama interessante e repleta de pequenos detalhes admiráveis.

“Sobre Corvos Mortos” tem um estilo artístico impressionante e definitivamente merece ter sua história lida, o teor de mistério pode deixar o leitor faminto por continuações.

“Cold Saga” apresenta boas cenas de ação e batalhas caprichadas, em sua proposta a execução é aceitável – o personagem principal instiga.

“Alterego” tentou e até trouxe uma proposta interessante ao final do capítulo (relacionado aos personagens). Mas em outros aspectos deixou a desejar, o roteiro por mais que seja aceitável.. entra em um veículo de grande visibilidade (revista) necessitando de um maior nível de detalhismo e capricho (anatomia).

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.