[Especial] Gran Turismo 6

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Games, PS3

Compartilhe:

Semana passada aconteceu o evento de lançamento de Gran Turismo 6 que você acompanhou conosco por aqui.

Conseguimos testar o game nesta semana, e vamos listar os maiores pontos positivos e negativos sobre este tão esperado lançamento! Mas antes de mais nada, que tal dar uma conferida em nosso unboxing da versão nacional – e de quebra um vídeo com nada mais nada menos que: Bruno Senna diretamente do evento de lançamento do título que fecha com chave de ouro a geração do Playstation 3.

Quem estava acostumado com o episódio passado (Gran Turismo 5) pode estranhar logo de começo: GT6 vem com um menu totalmente reformulado, mais bonito e funcional – dinâmico – e elegante. Mas não pense que se habituar será uma tarefa difícil pois não leva mais do que 5 minutos até que o jogador entenda o belo trabalho da produtora Polyphony Digital.

Deixando-o mais caprichado e facilitando a vida do Player, Gran Turismo é de longe a série mais bem sucedida da Sony.. e é difícil imaginar que a mesma entregaria algo com uma qualidade inferior. Porém.. será que tudo é literalmente tão perfeito assim? Para começo de história, abaixo vamos citar algumas coisas que ficaram devendo nesta versão.

gt1

Colisão: É, não foi desta vez que a série nos brinda com carros amassados, vidros quebrado e coisas do tipo. A colisão está basicamente bem parecida com suas versões anteriores.

Se você bater o carro a 300 Km/h a unica sensação a ser sentida será o óbvio barulho de colisão acompanhado de uma parada brusca e sem danos, simplesmente.. como se todas as batidas fossem amortecidas no último instante antes do impacto. Mas, claro que isso não chega a afetar muito a jogabilidade que nesta versão está sensacional. Vamos com calma.

Som: Eles melhoraram em relação ao antecessor, mas ainda está longe da perfeição; mesmo utilizando um Home Theater ou um fone 7.1, os sons dos carros deixam a desejar, principalmente dos pneus quando você realiza uma curva fechada ou algo do tipo, mas a Polyphony Digital prometeu um update para melhorar este quesito.. portanto o mais sensato é aguardar.

Agora uma coisa que a série de Gran Turismo nunca deixou a desejar foi a trilha sonora, músicas muito bacanas e você ainda pode utilizar as suas armazenadas em seu PS3 se não gostar delas, confira a música da abertura:

O que melhorou?

Existe uma melhora significativa nas sombras, criando um aspecto menos “pixelado” e é claro – aumentando o realismo – nos mais pequenos detalhes. Já na parte visual geral, acreditamos que é indispensável nosso comentário. Sendo o episódio mais bem trabalhado em gráficos.. a sensação de correr vendo pistas assustadoramente bem detalhadas é impressionante. Em que mundo estamos? Isso parece mais real que a realidade!

Jogabilidade

Pronto, chegamos ao ponto em que Gran Turismo sempre coloca várias franquias no chinelo, seja utilizando o controle comum ou até mesmo um Logitec G27.

KII

A experiência é única, seu contato em cada carro (e olha que são muitos) é diferente e te traz uma sensação especial – tornando a jogatina extremamente gratificante. É literalmente um trabalho de excelência que merece seu devido mérito. A progressão pessoal também é importante e faz uma presença sem igual no sexto episódio da franquia, você se sente desafiado constantemente, e somando ao recurso online.. chamar os amigos para uma corrida sempre será tentador e emocionante.

E prepare-se pois a Polyphony Digital prometeu grandes atualizações mensalmente dando vida longa à sua jornada para se tornar o mais rápido nas pistas.

Online

No modo online você pode correr com seus amigos ou escolher um lobby aleatório, eventos sazonais são a cereja do bolo, fazendo com que o jogo automaticamente adicione várias corridas e desafios diferentes, mudando um pouco a parte já criada no singleplayer.

Em Gran Turismo 6 você pode correr em pistas com diferentes condições: neve, terra e também na chuva, um dos grandes desafios também é correr durante a noite onde seu campo de visão limita-se apenas ao seu farol e mais nada, mas uma parte visual que me impressionou foi começar uma corrida ao entardecer e terminar apenas a noite, o por do sol está muito bem caracterizado no jogo.

Aplicativo

g11

Outro aspecto muito impressionante no jogo, é a interação com os celulares e aparelhos mobile: utilizando o aplicativo GPS Visualizer será possível gravar um trajeto da vida real, repito: será possível gravar uma trajetória da sua REAL LIFE e transporta-lo diretamente para o cenário virtual. E posteriormente transformar isso tudo em uma pista para você correr e se aventurar. Interessante, não? A façanha funciona com a mistura do app com o GPS do seu aparelho, resultando na mágica.

Instituto Ayrton Senna

Como já comentamos aqui, o Instituto possui uma parceria com a Playstation e temos um conteúdo exclusivo trazendo desde o uniforme dos anos 80 utilizado por Senna para comprar dentro do jogo, até um conteúdo que será lançado para o game onde podemos acompanhar a trajetória de nosso campeão, lembrando que: toda cópia vendida do título terá uma parte doada ao Instituto Ayrton Senna.

A série completou 15 anos em 2013, e com isso temos um DLC com nada mais nada menos que 25 carros com pintura especial e tunados de maneiras diferentes, vale muito a pena pois você vai utilizar estes modelos por um bom tempo dentro do game.

Considerações finais

Gran-Turismo-6-Invite

Se você possui um Playstation 3 e curte jogos de corrida, Gran Turismo 6 é mais do que obrigatório. É um jogo que vai te prender bastante e com o conteúdo sendo adicionado todo mês, os jogadores só vão ganhar com isso.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.