‘Os Surpreendentes X-Men: Perigoso’ – Review

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Quadrinhos

Compartilhe:

Fala galera, tudo tranquilo? Espero que sim. Chegou a hora de resenhar –  a respeito do livro dessa semana – da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel da Salvat.

QUADRINHOS_AUTOR

A edição do review foi a de número 18 (número 37 na lombada da coleção). Os Surpreendentes X-Men: Perigoso é a continuação direta do segundo livro lançado pela coleção chamado de Os Surpreendentes X-Men: Superdotados (Não, você não leu um título de filme pornô e sim de um quadrinho de super heróis).

Escrito por Joss Whedon & com a arte por conta de John Cassaday, X-Men Perigoso engloba as edições 7 a 12 de Astonishing X-Men e conta a história de como o Cérebro (máquina projetada pelo Professor Xavier para simular situações de combate para os X-Men treinarem) cria vida e pretende destruir todos os mutantes. Confesso que achei uma história muito fraca ainda mais se formos comparar com o livro anterior da coleção sobre o Demolidor, mas.. vamos ao que interessa:

A lendária fase de Os Surpreendentes X-Men escrita por Joss Whedon e desenhada por John Cassaday continua! Quando o Instituto Xavier é abalado por uma trágica morte, os X-Men descobrem que há um inimigo letal entre eles – alguém que tem estudado o grupo durante anos e conhece todos os seus segredos!

KO3

X-Men: Perigoso traz de extras a velha seção “A História Até Aqui” mostrando os eventos que levaram até a trama (como essa é uma continuação de outro livro a seção é basicamente um resumo do que aconteceu em X-Men Superdotados), duas capas alternativas e as origens dos X-Men originais (quando a equipe era formada apenas por Charles Xavier, Fera, Tocha Humana, Homem de Gelo, Garota Marvel, Anjo e Ciclope).

QUADRINHOS_CRIATIVDADE
É absolutamente incrível o parágrafo do texto que mostra como surgiu a ideia de batiza-los de X-Men, o que realça ainda mais a inteligência de Stan Lee (vou deixar o suspense para quem quiser saber mais pesquisar). O último extra da edição mostra as origens da chamada Segunda Gênese dos X-Men (que seria a formação popular do desenho animado dos anos 90 com Jubileu, Ciclope, Gambit, Tempestade, Fera, Professor Xavier, Vampira, Jean e Wolverine).

WOLVERINE

Para quem não sabe o Wolverine não foi concebido como um mutante. Ele foi um vilão em um dos gibis do Hulk e foi reaproveitado em X-Men. Curiosamente acabou se tornando o personagem mais popular da franquia e da Marvel de uma forma geral.

QUADRINHOS_ARTE
Apesar de ter achado a história fraca vale destacar o traço dos desenhos do John Cassaday, uma das artes que mais gostei até agora nos livros da coleção.

KO1

Cassaday procura desenhar os personagens sem ficar inventando muitas frescuras. É um desenho não espalhafatoso e extremamente objetivo, situando bem o leitor acerca do espaço em que os personagens se encontram (me incomodo com desenhos como os da edição do Motoqueiro Fantasma que, apesar de serem bonitos as vezes tem tantos elementos no quadro que você acaba perdido e deixa vários detalhes passarem despercebidos).

QUADRINHOS_APROVADO1

Por mais que a história não seja um dos seus destaques, talvez a harmonia entre o desenho e o roteiro agrade. Com algumas explicações realmente geniais e algumas cenas literalmente de tirar o fôlego – os traços de John Cassaday fizeram totalmente a diferença aqui – o que, eventualmente nos faz indicar tal edição! Com alguns erros aqui e alí, os acertos se sobressaem, o que definitivamente irá te fazer gostar de Os Surpreendentes X-Men: Perigoso.

a1

É isso. Espero que tenham gostado de mais essa resenha. Na próxima, teremos o décimo nono livro e um dos mais esperados até agora: a polêmica e cruel Guerra Civil!

A análise acima foi enviada pelo nosso colaborador Fábio Laudonio, para acompanhar seu último trabalho clique aqui

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.