NVIDIA – Superchip móvel Tegra X1 é lançado

Posted on
Atualizado em

Categoria: Tecnologia

Compartilhe:

Oferecendo o primeiro processador móvel com capacidade teraflop, mais uma vez a multinacional norte-americana sai na frente de forma monstruosa!

POST_SAIBAMAIS

Baseado na mesma arquitetura de GPU NVIDIA Maxwell™, os processadores Tegra são desenvolvidos exclusivamente para produtos integrados, tais como computadores independentes, aplicativos automotivos e dispositivos móveis – e, ao contrário do que muitos pensavam anteriormente, agora será possível desfrutar de gráficos avançadíssimos nos mais variados dispositivos.

“O Tegra K1 restabeleceu as expectativas para o desempenho da computação GPU, depois de apenas um ano, o Tegra X1 disponibiliza duas vezes esse desempenho”,

disse Linley Gwennap, fundador e principal analista do Grupo Linley.

“Esse avanço técnico impressionante traz benefícios tanto para os gráficos 3D, especialmente nos dispositivos com telas de alta resolução, quanto para software GPGPU, que estão se tornando cada vez mais predominantes, especialmente nas aplicações automotivas.”

Para os céticos de plantão, confira abaixo as especificações técnicas do superchip:

  • GPU Maxwell com 256 núcleos
  • 8 núcleos de CPU (4x ARM Cortex A57 + 4x ARM Cortex A53)
  • Vídeo em 4K a 60 fps (H.265, H.264, VP9)
  • 1.3 gigapixel de processamento de câmera
  • Processo de 20nm

É importantíssimo também evidenciar sua presença em computadores automotivos; para tal, uma plataforma computadorizada de piloto automática foi anunciada anteriormente (DRIVE™ PX) que visa processar até 12 câmeras a bordo, proporcionando visão 360 graus dos arredores do veículo sem distorções, e recurso de estacionamento automático.

Já a DRIVE CX é uma completa plataforma de cockpit projetada para potencializar os gráficos avançados necessários no crescente número de telas de computador em carros, informação/entretenimento, displays de teto, espelhos digitais e entretenimento no banco traseiro.

“Vemos um futuro de carros, robôs e drones independentes que enxergam e aprendem, com uma inteligência além da imaginação”, disse Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da NVIDIA. “Eles possibilitarão maior segurança ao dirigir e nas cidades, veículos altamente eficazes e comodidades para todos nós”.

Mais detalhes estão disponíveis no site do Tegra X1

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.