Análise – ‘Samsung Ativ Book 9 Lite’: versatilidade, elegância e portabilidade

Posted on

Categoria: Artigos, Review, Tecnologia

Compartilhe:

Está em busca de um ótimo Notebook? Sabemos que existe uma infinidade deles no mercado, porém.. que tal conhecer um modelo leve, compacto e extremamente poderoso? Apresentamos a vocês o Samsung Ativ Book 9 Lite, confira nossas impressões abaixo:

POST_SAIBAMAIS

Primeiramente, que tal conhecer o conteúdo da embalagem? Assista ao vídeo abaixo:

Após assistir ao nosso unboxing acima, não é nenhum segredo que o produto em questão consegue realmente ser muito fino e leve; pesando apenas 1,13Kg e possuindo também uma espessura de 13.2mm, mesmo sendo tão fino, não existe nenhuma preocupação quanto as principais portas de acesso já que as mesmas estão totalmente presentes.

Outro ponto inicial muito importante se dá pelo seu aquecimento: muitos modelos das mais diversas marcas ainda trabalham com sistemas de refrigeração que, embora sejam eficientes – lhe deixarão com o colo esquentado, ou dará as velhas baforadas de calor que em várias ocasiões podem até mesmo assustar o usuário e encoraja-lo a desligar o aparelho por alguns minutos até que tudo volte ao normal.

No Samsung Ativ Book 9 Lite as coisas funcionam de uma forma diferente, e em todos os nossos testes notamos que ele consegue funcionar com todas as suas funções esquentando realmente muito pouco – graças ao SSD, que além de ser muito rápido, mantém uma qualidade impecável na execução das suas tarefas.

Especificações Técnicas
  • Sistema Operacional

Windows 8.1 (64-bit)

  • Processador

Intel® Core™ i5 4200U (1.6 GHz até 2.6 GHz, 3 MB L3 Cache)

  • Placa gráfica

Intel® HD Graphics 4400 (Integrada)

  • Tela

13.3″ SuperBright 300 nit LED Full HD (1920 x 1080) 16 : 9 antirreflexiva, Wideviewing Angle

  • Memoria

4 GB DDR3L (1600 MHz)

  • Armazenamento

128 GB SSD Flash Drive

  • Cor

Preto Mineral

  • Multimídia

Stereo Speakers ( 1.5 W x 2 )
SoundAlive™
Microfone integrado
Webcam HD 720p

  • Portas de Comunicação

1 mini VGA (adaptador não incluso na caixa)
1 Micro HDMI (adaptador não incluso na caixa)
1 USB 3.0 (Sleep-and-Charge)
1 USB 2.0
Leitor de cartões 3-em-1 (SD, SDHC, SDXC)
1 Porta combo (Saída fone de ouvido / Entrada microfone)
1 mini Ethernet (Adapter type)
1 Conector de energia

NP900X3G-KD1BR-10-0

O Ativ Book 9 também vem embarcado com alguns sistemas da própria Samsung, presentes para facilitar a vida do usuário – confira alguns deles:

  • Fast BootingDiga adeus à espera na hora de ligar seu computador. Com o Samsung Fast Solutions você inicializa seu ATIV Book em apenas 5.9 segundos;
  • Fast Start: Acesse seus dados rapidamente com o “ligar instantâneo”. São apenas 1.5 segundos para ativar seu ATIV a partir do modo de hibernação;
  • Fast Data Access: Acesse as informações que você precisa – quando você precisa! A tecnologia de armazenamento SSD (Solid State Drive) permite o acesso rápido e seguro aos seus dados. A velocidade pode variar conforme as configurações da CPU e do SSD, aplicações e configurações de wireless.

br_NP900X3G-KD1BR_031_Dynamic_mineral-ash-black

O que realmente chamou minha atenção foi o design do produto. Ele é bem portátil, mas ao mesmo tempo possui espaço suficiente para realizar as mais diversas tarefas – sem contar o teclado retroiluminado e um touchpad de respeito.

NP900X3G-KD1BR-74-0

Em um de nossos testes deixamos o mouse de lado e nos aventuramos pelo touch – e a sensação foi muito boa já que a Samsung se preocupou em trazer uma precisão acima da média, o que resulta em uma navegação rápida e muito satisfatória.

NP900X3G-KD1BR-64-0

A tela possui um ângulo de visão muito boa (170º),  uma das coisas que gostamos mais bastante dos modelos da Samsung são suas telas anti-reflexivas, elas realmente funcionam! Portanto você consegue utilizar o produto em diversas situações onde a luz direta acaba afetando a tela, mas mesmo assim, você visualiza sem problema algum. Ponto positivo para a marca, que como sabemos.. fabrica telas como ninguém, seja de televisores, notebooks, smartphones, etc.

O Ativ Book 9 Lite possui uma resolução de 1920×1080 FullHD, e mesmo possuindo 13.3 polegadas de tela, a experiência geral foi mais do que agradável.

Autonomia

NP900X3G-KD1BR-95-0 (1)

Vamos comentar um ponto que era (e ainda é) bem crítico na área de notebooks, principalmente os modelos topo de linha (high-end): a bateria.

Hoje em dia as empresas têm melhorado e muito neste quesito, e o modelo que testamos é a maior prova dessa afirmação. Procuramos utilizar ele ao máximo fora da tomada para verificar realmente se foi melhorado, e para nossa surpresa, foi sim!

 Aplicações “leves”

Basicamente para um uso convencional utilizando navegador e funções simples – o Ativ Book 9 Lite durou cerca de 8 horas, chegando em alguns casos a 9 horas – o que é bem próximo ao informado pelo fabricante.

Aplicações “pesadas”

Já utilizando-o para edições, games e aplicações mais pesadas – o aparelho durou cerca de 5 a 6 horas de autonomia – isso descartando os diversos softwares da Samsung para otimizar a bateria, o que pode prolongar este numero consideravelmente.

8.1

O produto aguenta bem o Windows 8.1? Sem dúvida alguma, não sofremos nenhum tipo de engasgo e após a Microsoft prometer o Windows 10 com diversos novos recursos, esse notebook acaba se tornando a escolha certa a você.

Ponto extra caso você possua algum smartphone da companhia:

  • Side Sync: Com o novo e exclusivo Samsung Side Sync você sincroniza seu smartphone com seu ATIV! Compartilhe as funções do seu smartphone na tela do ATIV Book, utilize o teclado físico ou o próprio mouse para enviar mensagens, telefonar e navegar entre as telas do seu smartphone, organize e faça backup de arquivos sem complicações.

Combinando um processador i5 4.200, 4GB RAM e SSD 128GB, em um corpo tão pequeno, vemos que é uma configuração de realmente respeito. Esteticamente o Ativ Book leva um acabamento azul escuro – o que o deixa ainda mais atraente visualmente.

Saída de Som.. embaixo do aparelho?

Talvez um dos pontos mais inusitados até então seja a localização das saídas de som: elas ficam exatamente no canto inferior do produto, o que pode ser um grande incomodo para alguns já que a grande maioria dos usuários utilizam notebooks no colo ou em uma mesa; não que suas saídas seja ruim – muito pelo contrário, mas é muito fácil abafá-las em certas superfícies.

Vale a pena?

Mesmo com o preço um pouco salgado, a Samsung conseguiu entregar um produto muito bom e funcional. Você consegue o levar para todos os lugares e utilizar o notebook com sua bateria que não vai te deixar na mão como comentamos acima; temos diversas marcas com modelos similares, mas pela qualidade e pelo conjunto todo, o Ativ Book 9 Lite é um produto que certamente está no topo da nossa lista.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.