Análise – Samsung ‘Smart Camera NX3000’

Posted on

Categoria: Artigos, Review, Tecnologia

Compartilhe:

Selando uma parceria entre o InterNerdz e uma das maiores varejistas do Brasil – a rede Ricardo Eletro – juntamente com o apoio da líder em tecnologia Samsung, trazemos a vocês nesta sexta-feira um produto perfeito para quem pretende se iniciar neste mundo da fotografia profissional!

POST_SAIBAMAIS

^AC410959D14A732EF698765B4E2DC315A6490A448E47886FB5^pimgpsh_fullsize_distr

Antes de mais nada, confira ao unboxing do produto – cortesia da Ricardo Eletro:

Agora que você já sabe exatamente como o produto chega em sua casa, vamos ao principal: Qual é a dessa câmera que chama tanto a atenção de fotógrafos e entusiastas? Possuindo um visual premium e vintage, a NX3000 encanta pelo seu tamanho, estética, e formato – aliado a uma boa pegada, garantindo uma boa estabilidade nas filmagens.

NX3000_003_Back_Black_2

Seu visor (3,0″) é de alta qualidade e embora a câmera não acompanhe o tradicional e famoso viewfinder, você consegue enxergar com pureza todas as imagens pela sua tela compacta. Outro detalhe é que aqui a navegação é feita pelos botões dial, o que acaba agilizando em vários momentos suas ações.

NX3000_019_Dynamic6_Black_2

Um grande diferencial da NX 3000 está por conta de seu Display que gira em 180º, garantindo assim selfies rápidas e vídeos sem precisar da ajuda de outra pessoa no enquadramento e foco; vale lembrar que o procedimento é sem qualquer tipo de complicação.

nx photo

A câmera possui um sensor CMOS de 20.3MP gerando excelentes fotos. Ainda mais por utilizar as lentes da linha NX da marca; você consegue adquirir qualquer lente da Samsung para a sua NX3000 (com ressalvas para as com tecnologia 3D).

NX3000_007_Top_Black_2

No site oficial por exemplo é possível optar por lentes 16-50mm (a que testamos) ou também a 20-50mm. Ambas são ótimas escolhas, e se você é novo nas câmeras da empresa, recomendamos utilizar a lente que acompanha o produto por alguns dias até que você encontre uma real necessidade em adquirir uma extra.

Filmagens em qualidade 1080p a 30 quadros por segundo com microfone estéreo são características ótimas – aliadas à possibilidade de modificar detalhes como o ISO – além de funcionalidades extra para iniciar sua gravação com o máximo de qualidade. A única coisa que sentimos falta aqui foi a entrada para microfone, que sua irmã mais velha NX30 possui (confira nossa análise clicando aqui).

A NX 3000 possui uma bateria de 2,300-mAh, permitindo assim uma autonomia de 350 disparos. É inclusive a mesma bateria utilizada no smartphone Samsung Galaxy S4 – e justamente aqui entramos num aspecto que divide opiniões – sua recarga. O que para muitos pode ser um tiro no pé, para outros é já uma realidade geral: a única saída existente para recarregar a bateria está no cabo USB.

Há algum incomodo no processo? De forma alguma, e inclusive achamos que o tempo de carregamento é muito rápido – mas em todo caso, uma bateria extra ou até mesmo uma bateria portátil é sempre importante para que não haja algum imprevisto.

NX3000_002_Front-Flash_Black_2

Seu flash não é retrátil, e é um dos itens a acompanhar na caixa – e por um lado a notícia não é de todo mal, já que temos o corpo da câmera como principal adaptando o acessório manualmente quando necessário já que o mesmo é pequeno e de muito fácil transporte.

NX3000_010_Dynamic2_Black_2

Quase todas lentes da linha NX da Samsung possuem o botão iFunction, nele, utilizando o anel de sua lente você consegue modificar balanço de branco, ISO e outras funções sem precisar tirar o foco do objeto a ser fotografado ou filmado – outra grande comodidade para não perder aquele momento especial.

Agora chegou o momento de partirmos para um ponto especial do modelo, e o motivo de seu título “smart”.

Nisso a Samsung sabe fazer como ninguém! A NX 3000 possui uma conectividade muito boa e realmente funcional – portanto padrões NFC e Wi-fi são totalmente compatíveis com o aparelho.

Caso você utilize algum smartphone Android ou iOS há a possibilidade do emparelhamento entre os dois produtos (câmera + celular) graças ao aplicativo oficial da empresa.

EV-NX3000BEIIT-143551-0

Há ainda muitas funcionalidades interessantes, tais como pode se beneficiar do ViewFinder, permitindo controlar sua câmera remotamente, além de transferir as fotos para seu celular e/ou vice-versa, ou até mesmo utilizar a NX como baby-care, deixando no quarto do seu filho(a) e acompanhando tudo em qualquer cômodo da casa direto na tela de seu Smartphone ou Tablet.

Vale a pena?

Sem sombra de dúvida os prós são muito maiores do que os contras. Como última ressalva negativa, podemos citar que a câmera utiliza os famosos micro-sd quando poderia aderir somente aos cartões SD comuns, mas isso não chega a ser um grande empecilho pois testamos com um cartão classe 10 e não tivemos problemas nem pra fotografar ou filmar.

Smart Camera NX3000 é leve, com lente intercambiável e diversos recursos tanto para iniciantes quanto para pessoas que se aventuram no modo manual – o que pode ser muito bom para quem gosta de manipular ao máximo as fotos (é permitido fotografar em RAW, e editar posteriormente no Adobe Lighroom 5, incluso no produto).

Com um preço muito atrativo e vários pontos positivos, a Samsung pode ser nova na parte de câmeras em relação de suas outras categorias, mas vimos que a empresa tem recursos e está evoluindo cada vez mais neste quesito, batendo de frente com os grandes e criando ótimas câmeras mirrorless.

A Samsung “Smart Camera NX3000” pode ser encontrada no site oficial da Ricardo Eletro, tal como também seus acessórios

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.