Análise – ‘Mortal Kombat X’ revigora a série com tudo aquilo que os fãs pediram (e muito mais)

Posted on

Categoria: Artigos, Games, PC, PS3, PS4, Review, Xbox 360, XBOX ONE

Compartilhe:

Mortal Kombat é sem dúvidas uma das franquias de luta mais amadas e brutais lançadas nos anos 90. Com personagens marcantes e frases de efeito que todos os fãs se recordam, ela volta em grande estilo (e com ainda mais sangue) na nova geração.

POST_SAIBAMAIS

O game possui uma ampla gama de personagens, trazendo todos os clássicos – desde Scorpion, até mesmo o deus do trovão Raiden -, mas com a nova história temos a presença de uma de caras novas o que traz um sentimento de frescor ainda maior à série. Durante a história, podemos perceber que o título se passa a 20 anos de distancia de seu antecessor Mortal Kombat 9, período que nos permite ter o vislumbre de presenças como as dos filhos de Johnny Cage e Sonya Blade (Cassie Cage), Jacqui Brriggs (Filha do Jax) e Takashi Takeda (Filho do Kenshi).

mkx
Por parte mecânica, os jogadores podem esperar pela clássica movimentação 2D ao lado agora, de cenários em três dimensões de cair o queixo e com muita ação ao fundo. Os Brutalities voltam de mãos dadas com os Fatalities, que estão mais brutais e sangrentos do que nunca!

O modo História por sua vez merece uma atenção especial: seguindo a maestria na condução de sua trama, a desenvolvedora conseguiu com êxito melhorar o que já era bom em suas produções passados (MK 9 & Injustice: Gods Among Us) – e, indo contrário ao que vemos no cenário de fighting games, toda a aventura é contada com direito a muitas cenas cinemáticas nos contando todos os principais acontecimentos do game com direito aos QTE (quick time events) que dão mais dinamismo ao desenrolar da história.

towers

Mas o que mais nos divertiu foi definitivamente o clássico Modo de Torre! Existem uma variação do mesmo neste game, mas o clássico é tão divertido quanto das versões passadas, o conceito é simples: ao derrotar os inimigos, progredirá até chegar ao penúltimo Goro e o “chefão” Shinnok. Após derrota-lo, você confere um pequeno trecho da história do personagem, exatamente como os primeiros games.

O grande trunfo de Mortal Kombat X foi a sensação de que voltamos às origens – e a ideia é reforçada após entendermos a importância de sua narrativa, que veio para complementar a jogatina nos dando feixes de luz sobre cada personagem individualmente, além é claro, de nos apresentar os novos.

Testamos a versão de Playstation 4, e como a própria desenvolvedora informou as 3 versões (PC, PS4, XONE) rodam a 60fps, o que é necessário já que a taxa de quadros faz realmente a diferença em jogos rápidos como os de luta onde qualquer queda pode mudar o rumo de um combate.

Visualmente o título dispensa qualquer comentário. Com um avanço notável justificando assim seu posto nos consoles de nova geração, aqui o detalhe principal fica por conta da interação com o cenário – parte que evidência de fato como a série ficou grandiosa em seus gráficos.

Outra novidade muitíssimo bem vinda no game é a adição do sistema “Raio X” funcionando como um especial, onde após uma sequência de combos podemos ver muitos membros quebrados! Cada personagem possui a sua peculiaridade, quebrando os ossos de seus adversários das mais diversas formas. Ao carregar a barra deste especial, ao acionar os dois gatilhos de seu controle ele é executado – e o resultado pode ser visto abaixo:

Shavo Odadjian da banda Sistem of a Down, também deu seu auxílio com o trailer de lançamento – que inclusive ficou sensacional!

Vale a pena?

Entre novos personagens e os antigos ficando mais velhos, a fórmula continua a mesma. Isso é ruim? Sem dúvida alguma a resposta é não! Com uma jogabilidade rápida e muito dinâmica aliada a gráficos primorosos para qualquer plataforma que você escolher, Mortal Kombat X nos traz todos os sentimentos que tivemos nos primeiros games da série.

E com as adições ao elenco de lutadores, a franquia mostra-se em plena evolução, ponto mais do que positivo para a NetherRealm que desta vez não nos trouxe somente mais um jogo da série, e sim um marco que certamente já foi altamente aceito pelos jogadores da antiga e nova geração!

“Mortal Kombat X” já está disponível para Playstation 4,  Xbox One e PC juntamente com sua respectiva versão mobile para Android e iOS

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.