Xperia XA – Modelo intermediário tem grande apelo no design, mas acaba deslizando

Posted on

Categoria: Artigos, Review, Tecnologia

Compartilhe:

Para sua nova linha de smartphones, a Sony Mobile abandonou a sigla Z para lançar seus novos produtos com a nova marca X, e nós testamos o modelo de nível médio Xperia XA e já temos nossas opiniões formadas – portanto venha conosco e tire as suas:

POST_SAIBAMAIS

sony_xperia_x_series

O Xperia XA não é o topo de linha da marca, mas sim um celular intermediário com um ótimo acabamento que a Sony já nos mostrou durante os últimos anos; antes de tudo: confira a tabela com as especificações:

  •  Dual Nano Sim;
  •  Câmera traseira de 13MP e frontal de 8MP;
  •  Dimensões: 143,6 x 66,8 x 7,9 mm;
  •  Peso: 138 g;
  •  Bateria: 2300 mAh;
  •  Tela: 5 polegadas LCD com 1280 x 720 (294ppi);
  •  RAM: 2 GB;
  •  Memória Interna: 16 GB + Micro SD;
  •  Chipset: Midiatek Octacore MT 6755;
  •  Versão do Android: 6.0.1 Xperia UI.

Com o modelo devidamente apresentado, vamos às nossas impressões: logo de cara, podemos notar o ótimo trabalho no quesito design, nisso a Sony dificilmente erra.

XPERIA XA

Com bordas suaves, botões dedicados para despertar, volume e câmera, todos eles são localizados no lado direito, já no canto esquerdo temos local do Nano Sim juntamente com a entrada micro SD. Na parte inferior, temos a saída de som, microfone e entrada micro USB. Finalizando, no canto superior encontramos a já conhecida porta P2 para fones de ouvido acompanhando a saída para cancelamento de ruído.

O desempenho do aparelho tenta ser o mais otimizado possível, mesmo não apresentando um processador topo de linha. O MediaTek consegue distribuir bem no quesito energia e o XA não aquece muito mesmo quando elevado ao seu limite. Outro ponto positivo se dá por uma funcionalidade bem interessante que “desliga” certas cores quando os usuários não as estão utilizando. Na teoria, pode parecer meio maluco, na prática tal recurso possibilita uma queda menor de bateria.

sonyxperiaxfampricedeufeb23
Com 2 GB de memória RAM, o sistema funciona de forma fluída e até podemos arriscar com grandes ressalvas um multi tarefa sem nos estressarmos com possíveis travamentos ocasionados pelo sobrecarregamento de processamento; ainda sim, o aparelho passa longe de uma experiencia primorosa apesar de competente.

pokemon_go_logo

E ah, caso você esteja conjecturando mentalmente a possibilidade do aparelho executar bem aplicativos como o já famosíssimo Pokemon GO, não se preocupe: o XA tem um GPS e giroscópio que possibilitam horas de jogatina sem problema algum!

Essa versão perdeu a famosa proteção IP68 contra água e poeira mas não vimos isso necessariamente como um aspecto negativo, já que aqui estamos lidando com um modelo de entrada da linha Xperia e já é esperado que certas concessões sejam feitas para um “controle de custo” ao final de tudo.
A tela possui uma resolução 720p com um bônus de tecnologias famosas Sony que aperfeiçoam ainda mais o visual. Mesmo sendo um painel IPS, as cores se mostraram ricas e fiéis não estourando e dando um resultado muito bom em vídeos e fotos.

Nem tudo é perfeito

photos
Se até aqui você achou que o smartphone entregasse uma qualidade generosa, temos que começar a falar um pouco sobre o que tivemos certos desapontamentos, a começar pelo conjunto de câmeras: não que elas sejam péssimas, mas a expectativa nos atrai para um algo que nem sempre temos na mesa, e isso vindo de uma empresa que sempre fez deste aspecto da maioria de suas linhas de aparelho um exemplo para as concorrentes, acabou apagando parte de nosso ânimo. Podemos dizer que num geral não chega a fracassar, mas não é nenhum exemplo.

Evidentemente, você conseguirá registrar seus momentos de uma forma satisfatória, principalmente se seu foco for as redes sociais. O botão dedicado para a câmera ajuda bastante no seu dia a dia.
A Sony continua informando que seus produtos possuem 2 dias de bateria, mas com alguns aplicativos atuais, essa meta pode mudar um pouco, diversas aplicações utilizam o GPS, uma grande quantidade de dados ou algo do tipo, isso pode reduzir este período, se utilizar de uma forma mediana, quando chegar a noite, vai precisar de uma tomada ou um power bank ao seu lado, mas mesmo assim, está na média dos smartphones lançados atualmente.

Chegamos na parte onde falamos sobre a versão do Android, o Xperia XA já vem com a última versão disponível até o lançamento deste review a 6.0.1 com a famosa Xperia UI, esta versão que a Sony trouxe, apresenta um Android muito puro em relação aos concorrentes, isso acaba se tornando um ponto positivo pois o celular roda o sistema sem muitos problemas e a empresa é bastante focada em manter sua linha atualizada o quanto antes.

Vale a pena?

Desde seu lançamento, o preço oficial do Xperia XA caiu bastante – e com o valor sugerido de R$ 1799,00 (preço salgado) a Sony acaba por entregar um aparelho que mais aposta em seu design do que propriamente nos componentes internos.

É uma escolha boa? Se tratando de um modelo intermediário e levando em consideração o suporte da marca e outras características que podem entrar na equação, pode se dizer que não é das piores. De toda forma, boas ofertas devem deixar a escolha ainda mais fácil. Ao final do dia, cabe a você concluir se toda experiência cobre o valor cobrado.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.