Análise – ‘Pro Evolution Soccer 2017’ aprimora fórmula e faz bonito nos gramados

Posted on
Atualizado em

Categoria: Games, PC, PS4, Review, XBOX ONE

Compartilhe:

Jogabilidade mais ágil, I.A. apurada, vários modos de jogo além de times nacionais licenciados (parciais) colocam a nova versão de PES como uma das melhores já lançadas (mas só nos consoles).

POST_SAIBAMAIS

Amado por uns e odiado por outros, o maior competidor de FIFA nos videogames já está disponível no mercado, e após um período de espera finalmente tivemos o vislumbre das novidades e diferenciais que acompanham a edição:

pes

A apresentação visual da versão 2017 de PES faz um show a parte: se em 2016 vimos uma grande evolução promovendo melhores expressões faciais, movimentos mais fluidos e animações mais diversificadas, em 2017 a palavra-chave é polimento, e isso pode ser constatado ao notar que todas as implementações têm como objetivo principal criar uma sinergia maior com tudo o que está acontecendo.

Movimentos parecem mais compassados, e transições menos bruscas também conotam a afirmação – sem contar a belíssima apresentação de cenário, onde os estádios parecem cada vez mais vivos – com efeitos permanentes de danificações ou interações sutis, além do apoio de torcedores que transmitem ao jogador um sentimento de que realmente estamos em uma partida real.

E já que estamos no embalo de novidades agradáveis, precisamos falar sobre a inclusão de jogadores brasileiros no repertório de clubes disponíveis – detalhe que adiciona 20  clubes licenciados do Campeonato Brasileiro. A novidade agrada mesmo embora grandes times faltem nessa equação resultando em “times fantasmas” que preenchem a lacuna deixada.

De toda maneira, as tradicionais Copa Europa e Champions League continuam presentes.

Seu clube não é como o meu

Além dos modos de jogo como o tradicional Amistoso, Champions e etc, agora a nova inclusão é o intitulado “myClub”, uma divertida e desafiadora maneira de formar o time de seus sonhos. A proposta é simples: você acumula pontos e troca por jogadores de qualquer time disponível no título para o montar sua formação barra-pesada. O legal é que o recurso aproveita de funcionalidades online permitindo assim amistosos online e offline, copas especiais e desafios.

Liga dos Mestres

Considerado por muitos o modo mais famoso de toda série desde a época Winning Eleven, em PES 2017 a tão icônica Master League continua com reformulações que definitivamente vão te fazer querer dar uma bela olhada. Para os marinheiros de primeira viagem, o modo propõe um planejamento pela ótica do técnico, onde o jogador realiza transações de jogadores, participa de campeonatos e toma conta de toda parte estratégica por trás dos jogos. O modo aprofunda ainda mais as possibilidades dando aos players ainda mais liberdade para experimentações.

Narração com problemas nas pernas?

Milton Leite e Mauro Beting são as forças narradoras da vez – e com vozes tão tradicionais e conhecidas atualmente, é difícil não notar a empolgação e comprometimento em ditar o melhor timbre de voz aliado a frases tão famosas de cada um – porém: nem tudo sai como o planejado.

Infelizmente, embora a qualidade o material seja boa, é possível notar que as falas nem sempre se diversificam o bastante, repetindo seus bordões excessivamente chegando às vezes a ficar um pouco cansativo e sem a cadência necessária. De toda forma, não podemos afirmar que tal aspecto pese a ponto de incomodar sua diversão numa partida frenética.

Vale a pena?

pes-2

Fazendo uso correto do motor gráfico Fox Engine e presenteado os jogadores com uma das melhores físicas de todos os tempos além de reforçar intensivamente todas as características marcantes da série num título que se foca em proporcionar ao jogador frequentemente momentos de pura emoção em partidas vivas e cheias de eventualidades, Pro Evolution Soccer mostra a que veio abrindo sorrisos em jogadores veteranos e encantando novatos – se vale a pena? Certamente a resposta é sim, mesmo com suas pequenas escorregadinhas em campo.

Nota: 8.5

‘Pro Evolution Soccer 2017’ já está disponível para PC, Playstation 4 e Xbox One

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.