Campus Party 2017 – Samsung lança aplicativo que integra veículos da Ford com relógios inteligentes

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Tecnologia

Compartilhe:

Garantindo funções exclusivas que vão desde monitoramento, navegação e intuição, parceria entre as duas gigantes deve beneficiar usuários das duas empresas – saiba quais modelos devem estrear funcionalidades:

Contemplando os dispositivos vestíveis Gear S2 e S3, da Samsung, a intenção inicial da conectividade entre empresas é trazer ainda mais recursos exclusivos para os relógios inteligentes, confira alguns deles:

  • Configurar o aparelho para alertar o motorista sempre que sair do carro, quando há uma criança a bordo, ou em caso do veículo estacionar, o app pergunta ao condutor se o mesmo deseja registrar o local. O processo utiliza o GPS do veículo, e é possível marcar referências mais avançadas como andar e coluna.

  • No que diz respeito otimização do dia a dia, há também integração da agenda do celular com o Sync, onde compromissos que já contam com informações de endereço podem ser transferidos diretamente para o sistema de navegação do veículo, facilitando a rota a ser seguida.

  • Falando sobre segurança do motorista, a Samsung também deu uma prévia na função que deve ajudar a reduzir o risco de acidentes em caso de condutores que potencialmente podem pegar no sono durante o trajeto. Para tal, um alerta do sono é disparado periodicamente com avisos que devem de tempos em tempos ‘acordar’ o condutor.

“A integração com o Gear S2 e o Gear S3 é mais um exemplo da versatilidade do SYNC AppLink para se conectar a novos dispositivos e serviços”,

diz David Borges, supervisor de Veículos e Serviços Conectados da Ford.

“Com o avanço dos ‘wearables’ – tecnologias de vestir –, conectar o veículo a esses dispositivos traz um imenso potencial para tornar a vida das pessoas mais conveniente e personalizada.”

Os modelos de veículos a receberem o AppLink são, respectivamente: New Fiesta Hatch, New Fiesta Sedan, Ford KA, Ford Ka+, Ecosport, Ranger, Focus, Fusion e Fusion Hybrid.

Abaixo, confira nossa entrevista com Marcelo Daou e Fernando Rossi, sênior de produtos da Samsung e gerente de conectividade da Ford

  • O aplicativo estará disponível na loja de apps da Samsung?

R: Sim, a Ford não tem uma base de aplicativos instalada no carro, o desenvolvedor adapta o aplicativo e a empresa valida a informação para estar de acordo com a utilização durante a condução do veículo.

  • Existe uma previsão para o lançamento desta nova versão do aplicativo?

R: Sim, ela deve estar na loja da Samsung no prazo de 2 a 3 semanas. Já temos disponível a versão para o S2 que mostra algumas das novas funções, mas ela ainda não conta com o kids mode; também não conta (no momento) com a integração do ponto de destino com a agenda. A nova versão vem até o final de Fevereiro juntamente com a integração do S3 da Samsung que foi lançado agora em Dezembro.

  • A plataforma é de código aberto. Qualquer desenvolvedor consegue criar algo para a interação de carro e motorista?

R: O código é aberto, mas temos que validar a usabilidade dele. O fluxo de processo é realizado ao lado da Ford e Samsung, o mais interessante do desenvolvimento é que todo foi realizado por engenheiros do Brasil.

  • Toda interação entre relógio e carro é feita sem a necessidade de um smartphone?

R: Não, o relógio seria como a ligação entre o carro e seu smartphone, o carro seria um dispositivo a mais conectado neste ecossistema. É um intermediário, como exemplo, ao atender uma chama ao dirigir o veículo, você usa o microfone dele para não tirar a atenção durante o trajeto; conectado via Bluetooth, mantendo suas mãos livres.

  • Para auxiliar o motorista, sabemos que o Link da Ford é um ótimo auxílio – existe algo em relação a este tipo de suporte na parceria da Samsung e Ford?

R: No caso da Samsung nos dispositivos Gear S2 e S3, existe um ‘botão de pânico’, você coloca contatos seguros ou até mesmo tipo sanguíneo, qualquer informação de saúde, e se você pressionar o botão 3 vezes é possível enviar um SOS para as pessoas desejadas, com sua localização e o problema reportado.

No caso de assalto, o smartphone tira uma foto da pessoa que está utilizando, essas são as funções já existentes; no futuro vamos lançar mais algumas novas, como exemplo o acelerômetro do relógio. Será possível perceber se existiu alguma freada brusca com o veículo, ou até mesmo algum acidente. De toda forma, não existe nenhuma previsão de lançamento (das novas funções).

Já na Ford, em caso do condutor estourar os air-bags ou qualquer anormalidade no carro, automaticamente o SAMU é acionado, enviando as localizações necessárias para o acidente. Inclusive, é possível detectar informações mais precisas tal como saber quantos cintos estavam afivelados durante o acontecimento, para fornecer detalhes ainda mais precisos e de melhor qualidade a respeito da quantidade de acidentados. No futuro o intuito é juntar todas essas tecnologias que a pessoa possa ter a melhor segurança ao utilizar a Ford e Samsung.

Disponível por comando de voz ou toques na tela, ‘O Ford SYNC AppLink’ chega nos EUA no segundo trimestre de 2017

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.