Análise – ‘Samsung Gear 360’ é a câmera 360º do momento

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Review, Tecnologia

Compartilhe:

Compacto, robusto e prático – a câmera Gear 360 incorpora características que o colocam no podium como uma das melhores câmeras de sua categoria – entenda:

Tecnicamente recente, a tecnologia que propõem um novo panorama de imersão aos usuários já é uma realidade. Facebook, Youtube são somente um dos exemplos atuais que comprovam o engajamento de empresas e serviços no segmento; produções que se propõem a imergir o usuário em meio a cenas de ação ou exploração provavelmente serão exemplos a seguir em um futuro próximo – e mais do que ‘um detalhe interessante’, talvez estejamos diante de um novo padrão para a indústria do entretenimento.

Com o sucesso de dispositivos como o Oculus, HTC Vive e PlayStation VR, combinado a games que são pensados no formato (‘Resident Evil 7’, um dos mais notórios até então) muitos criadores de conteúdo buscam diariamente novas formas de incluir seus fãs no seu dia-a-dia,permitindo mais tridimensionalidade aos seus programas.

Porquanto não saibamos ao certo se a tecnologia será um sucesso garantido a longo prazo – é certo afirmar que no segmento de câmeras, produções em 360º estão começando a fomentar novos anseios, porém… a indústria consegue distribuir equipamentos bons o bastante para saciar essa ‘fome’? A resposta vem rápido: não.

Sem entender ao certo como a tecnologia deve ser trabalhada, vídeos em 360º ainda são cercados por pequenos problemas técnicos que a impossibilitam de competir lado-a-lado com o modelo tradicional. Porém, enquanto não temos um exemplo de perfeição à nossa porta, não podemos negar que alguns itens se destacam no emaranhado de lançamentos desenfreados, e a Samsung pode estar começando a entender a ‘nova geração’ de conteúdo da maneira correta.

Intitulado ‘Samsung Gear 360’ e já disponível no Brasil, o dispositivo vem para fazer companhia ao smartphone Galaxy S7 – mas enga-se quem acha que só estamos diante de um mero acessório.

Interior respeitável

Indo direto ao ponto, temos aqui duas lentes de 180º com abertura f/2.0 permitindo alta captação de luz – possibilitando gravar vídeos em 3840×1920 (4K) ou realizar fotografias com 25.9MP. Em adicional, é possível ligar e desligar somente um das câmeras utilizando-a como uma filmadora tradicional.

Incorporando configurações mais do que necessárias para uma boa gravação, a Samsung preocupou-se em introduzir um conceito bem próximo às câmeras GoPro unindo baixo peso, uma carcaça menor proporcionando altíssima praticidade e um conjunto resistente (na medida do possível).

Na prática, temos um corpo pesando 152g nas dimensões 56.3 x 66,7 x 60.1mm que acompanha tripé removível e certificado IP53, que garante proteção contra depósitos prejudiciais de poeira e água borrifada de qualquer ângulo até 60˚ com relação à vertical.

Em termos de autonomia temos aqui 1.350 mAH que, em nossos testes resistiu bem por cerca de 3 dias (utilização moderada). Em todo caso, a carga é realizada via cabo micro USB – que pode ser utilizado em conjunto ao carregador do Galaxy S7 ou puramente plugando o mesmo em um PC.

Características positivas

Falando sobre o uso, a Gear 360 consegue emplacar com resultados superiores ao que é visto no mercado (do nicho) – proporcionando imagens em 360º com uma nitidez que também nos surpreendeu positivamente. De forma alguma estamos afirmando que estamos diante de um divisor de águas, porém é um fator a se considerar na hora de adquirir um modelo com funções tão especificas de angulação.

A possibilidade de se utilizar somente um dos lados também é um ponto positivo – garantindo qualidade altíssima se o usuário optar por usar a Gear 360 como uma câmera tradicional. Vale mencionar que o modelo acompanha ainda 2 microfones permitindo assim alta qualidade na captação sonora.

Controlar a câmera também é um trabalho fácil – já que tudo pode ser feito através de uma interface no dispositivo com LED alternando entre as opções rapidamente. Há ainda a possibilidade de sincronizar a câmera com o smartphone Galaxy S7 e adicionar mais camadas de interação no pacote.

Características negativas

Muito embora a Gear 360 seja um dos equipamentos de topo de linha no que ela propõe, certamente alguns problemas podem incomodar usuários. O mais perceptível dentre eles é a sobreposição de camadas quando a função 360º está ligada. A interseção das duas lentes trazem uma abominação que é facilmente percebida quando fazemos a rotação – e definitivamente isso pode quebrar um pouco a imersão.

Outro aspecto um tanto quanto ‘chato’ fica por conta da conversão dos arquivos gravados em 360º, uma vez é preciso convertê-los antes com um software (até o momento exclusivo para S.O. Windows) da Samsung. O processo pode ser um pouco demorado.

Por fim, a falta de memória interna é um detalhe que precisa ser evidenciado no produto – já que para uma gravação consistente, um microSD de alta capacidade é o mínimo para arquivos de vídeo em resoluções tão altas.

A câmera Gear 360 é compatível com os aparelhos Galaxy S7, S7 edge, S6, S6 edge, S6 edge+, Note5, da Samsung.

Vale a pena?

Disponível no mercado por um preço um pouco salgado (R$ 2.300,00) a câmera faz ótimo uso de suas especificações e mostra a que veio nos primeiros minutos de utilização. Com um peso extremamente leve, e resistência considerável além de uma autonomia mais do que generosa, temos em mãos uma câmera que grava em 4K seja em seu propósito (360º) ou sem a função, garantindo uma autenticidade, nitidez e resolução de uma topo de linha.  Se você é um profissional da área, ou apenas um entusiasta de plantão que tem várias ideias com a nova tecnologia, a Samsung certamente preparou um ótimo modelo para você.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.