Análise – ‘SSD WD Blue’ produto bem veloz com preço justo no Brasil

Posted on
Atualizado em

Categoria: Review, Tecnologia

Compartilhe:

A Western Digital é uma empresa que fabrica diversas soluções para armazenamento, testamos um dos seus melhores produtos neste segmento, confira tudo que achamos do WD Blue, um SSD com capacidade de nada menos que 1TB.

Introdução

Armazenamento hoje em dia é algo complicado, programas e jogos estão cada vez maiores e soluções de armazenamento rápido, acaba se tornando um produto ideal para a melhor experiência não só em computadores de mesa, mas em outros dispositivos, como notebooks e até mesmo os consoles da atual geração, o WD Blue pode ser uma excelente solução para todos estes casos.

A pouco tempo atrás, os SSD’s eram algo bastante complicado para comprar aqui no Brasil, devido ao seu alto valor e armazenamento baixo, como exemplo algum de 130GB, que hoje em dia, não ajuda em muitos casos, algumas pessoas recorrem a ter um SSD para sistema operacional e também o HD para armazenamento, com esse produto, você consegue deixar apenas ele instalado em seu computador, já que 1TB é um tamanho considerável para as mis diversas tarefas, sendo um gamer ou que utilize seu computador para trabalho.

As vantagens do WD Blue são bem variadas, por não possui uma refrigeração física, o modelo não apresentou aumento de temperatura mesmo quando utilizamos programas e aplicações pesadas, essa é uma grande vantagem de um SSD, além de deixar o sistema operacional bem rápido, evitando assim, dores de cabeça ao passar um tempo nos seus jogos favoritos e até mesmo na sua produtividade no dia a dia.

Embalagem e utilização

A embalagem do WD Blue é bastante simples, nela vem apenas algumas especificações do produto e dentro, apenas o SSD, bem minimalista mas seguindo os padrões de hardware do mercado, já que toda experiência fica na utilização do produto mesmo.

Fabricado com controlador Marvell 88SS1074 de 28 nm, este modelo é totalmente preparado para trabalhar com interface SATA 3, isso quer dizer que ele fica limitado aos 6GB/s, por isso recomendamos para usuários que querem velocidade mas não aos entusiastas, a própria WD tem uma linha que trabalha com protocolo NVMe, aumentando assim essa taxa. O tamanho dele é de 2.5″, perfeito para notebooks e consoles, mas precisa de um adaptador para utilizar em seu computador de mesa.

Quando realizamos os testes com esse produto, procuramos experimentar na prática a troca de arquivos como uma pessoa comum faria, incluímos ele junto com outro HD para trocar arquivos grandes entre eles, nossos resultados foram ótimos, abaixo você tem uma tabela com os números oficiais e dos modelos lançados da versão Blue, alcançamos número muito próximos tanto na leitura, quanto na escrita dos arquivos.

 

 

Western Digital WD Blue Specifications
Capacidade 250GB 500GB 1000GB
formato 2.5″ 7mm SATA or M.2 2280 SATA
Controlador Marvell 88SS1074
NAND SanDisk 15nm TLC
leitura sequêncial 540 MB/s 545 MB/s 545 MB/s
Escrita sequêncial 500 MB/s 525 MB/s 525 MB/s
Leitura Randômica 4KB 97k IOPS 100k IOPS 100k IOPS
Escrita Randômica 4KB 79k IOPS 80k IOPS 80k IOPS
Average Power 70 mW
Max Power 4.4 W
Criptografia Não
Endurance (TBW) 100 TB 200 TB 400 TB
Garantia 3 anos

 

Este modelo se mostrou superior em comparação com seus concorrentes diretos, principalmente na escrita e leitura sequencial, aproveitamos a oportunidade e testamos em um notebook para verificar o tempo que levaria para utilizar ele durante o nosso dia a dia, como renderização de vídeo e fotos entre outra tarefas.

Obtivemos números sensacionais no quesito boot da máquina e também na renderização dos vídeos, trabalhar com uma velocidade que a WD nos proporciona nesta versão Blue foi algo que melhora a produtividade e não tivemos nenhuma dor de cabeça no quesito instalação de programas nele, tudo rodou como prometido, nos surpreendeu ao final de nossos testes.

O WD Blue veio com um valor mediano ao mercado nacional, hoje em dia já é possível encontrar esse modelo por um preço mais baixo, vale a pena pesquisar principalmente em lojas online.

A WD disponibiliza softwares para ajudar na experiência e usabilidade de seus produtos, monitore a integridade de sua unidade com o software gratuito para download WD SSD Dashboard, e clone unidades com o software Acronis True Image WD Edition. Você encontra esses softwares neste link. O valor médio do SSD WD Blue, fica em torno de R$ 1.500,00 em sua versão de 1TB.

Vale a pena?

Se você está em busca de melhorar a performance de seu computador, vale bastante a pena, ele entrega tudo prometido pela empresa e quando você começa a usar, parece uma outra máquina, SSD caiu realmente no gosto das pessoas e migrar de HD’s para SSD’s está se tornando algo recorrente no mercado. WD Blue é ideal para você que busca alto desempenho e também melhorar sua produtividade em seu computador.

NOTA 9,0

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.