‘SAGA’ – Conhecemos uma das principais unidades da escola de games [+Entrevistas]

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Tecnologia

Compartilhe:

A convite da SAGA, conhecemos a unidade localizada no Tatuapé, conversamos com responsáveis, professores e alunos sobre as dificuldades do mercado de games no Brasil.

Conhecemos a segunda maior unidade da SAGA em funcionamento em São Paulo, a escola tem um clima bem descontraído mas ao mesmo tempo, bastante profissional, durante nossa visita, reparamos que diversos alunos são bem talentosos e os professores são bastante capacitados.

Antes de tudo, vale ler o texto mostrando tudo que a SAGA já realizou e conhecer um pouco mais sobre ela também. A empresa é pioneira na formação de profissionais na área de desenvolvimento de jogos e computação.

Pioneira no ensino de desenvolvimento de jogos, a SAGA foi criada em 2003 como escola livre de arte digital e, desde então, já transformou mais de 12 mil jovens em profissionais qualificados e competitivos. Hoje a escola é Centro de Treinamento Autorizado da Adobe e da Autodesk,  Academic Partner da Unreal Engine, Pixologic e Allegorithmic, e referência nacional  em cursos de games e animação. Com professores altamente qualificados, atendimento pedagógico, material didático digital, laboratórios equipados com as mais avançadas ferramentas de software e equipamentos de última geração como mesas digitalizadoras e workstations com iluminação especial para desenho, a SAGA oferece  3 cursos livres –  Start (computação gráfica para iniciantes),  PlayGame (desenvolvimento de jogos em 3D) e Marquise (voltado ao mercado de maquete eletrônica) – e  tem 13 unidades: Lapa,  Paulista, Santana,  Santo Amaro e Tatuapé na capital Paulista, Centro, em Guarulhos, Jardim Satélite, em São José dos Campos, e Centro, em Santo André – SP; Pituba, em Salvador – BA; Boa Viagem, em Recife – PE; Taguatinga, em Brasília – DF/;  Centro, em Belo Horizonte – MG; e Centro, em Goiânia – GO. A SAGA também idealizou e promove o The Union, maior evento de computação gráfica do Brasil, e, em parceria inédita com a Gnomon School of Visual Effects, de Hollywood – EUA, criou a AXIS, escola internacional de arte digital, em São Paulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entrevista Lucas Silva Coordenador de desenvolvimento e Produto

Conversamos com Lucas Silva, coordenador de desenvolvimento e produto, que nos contou sobre a trajetória da Saga e algumas novidades que vem por aí, confira abaixo:

Quanto tempo a SAGA Tatuapé está em funcionamento?

A Saga Tatuapé está aqui desde 2009, existem algumas no ABC também.

Esta unidade é um sucesso em comparação com as outras?

Sem dúvida, é uma das maiores que temos, existe apenas uma maior que ela, por aqui temos muitos alunos e já saiu bastante profissional formado desta unidade, consideramos sim um sucesso.

Como está o mercado de games no geral aqui no Brasil? Já que quando a SAGA iniciou suas atividades o mercado não tinha essa relevância toda.

Iniciamos o curso de games em 2008, eu fiz parte da criação dele, naquela época era uma terra inexplorada, tinha pouca coisa no mercado e poucos cursos, a galera que se arriscava e vivia de games era mais voltado para o mobile, aí veio crescendo bastante nos últimos anos, ainda podemos considerar um mercado pequeno em comparação com EUA Canadá etc, mas ele cresce mais que o internacional, pois por lá, ele já é grande e pra expandir vai em uma velocidade menor, após 9 anos, os alunos já estão desenvolvendo games para consoles, coisa que antigamente um grupo indie era impossível conseguir um kit do Playstation 3, hoje em dia temos com Playstation 4, Xbox One, PC também.

Qual o número da SAGA no quesito alunos?

Temo 13 unidades e uma média de 15 mil alunos frequentando as aulas. Temos 3 cursos e o curso de games está sofrendo uma reformulação agora para 2018, curso start que é o que tem o maior número de alunos que tem o foco computação gráfica, está passando por uma reformulação também para o próximo ano e temos o curso de maquete eletrônica, que foi readequado no ano passado.

Existem algum apoio governamental no momento?

Na verdade não, isso é bem complicado, o Brasil passa por um período conturbado atualmente, então fica difícil conseguir algo assim, já que ele está passando por diversos problemas, conversamos com alguns alunos a procurarem alguns incentivos como a lei Ruanet ou algo assim, mas não é nosso foco, trabalhamos tudo internamente mesmo.

Antigamente vocês não tinham muitos concorrentes, algumas empresas tentaram entrar nesse mercado mas não deram muito certo, como vocês olham o mercado e se adaptam a isso?

Concorrência é algo sempre bom e fundamental para que o mercado se desenvolva, tudo que é monopólio é ruim para todos, só ver algumas situações que temos aqui no Brasil, pra gente é interessante pois nos tira da zona de conforto, é um gás para buscar novidades e melhorar todos nossos serviços. Muitas escolas e faculdades possuem cursos de games hoje em dia e isso, nos faz buscar sempre o que é de mais atualizado no mercado, seja de materiais quanto de metodologia também.

A SAGA tem alguma parceria com grandes empresas como Sony e Microsoft?

A SAGA diretamente não, essas empresas não tem este tipo de ajuda acadêmica, temos uma parceria com a Unreal Engine, que é nosso motor principal para games, mas temos muitos alunos que tem o contato com essas empresas e estão utilizando o kit delas para o desenvolvimento de games. Quando temos um grupo de estudantes com potencial e interessado em lançar para consoles, colocamos eles em contato com ex-alunos que possuem este contatos e eles se ajudam, informalmente ajudamos estes alunos a alcançarem estes objetivos.

Em 2018 temos alguma novidade da SAGA?

Temos sim, vamos abrir novas unidades em 2018, provavelmente alguma no Sul do país, pois não temos nenhuma ainda, cursos reformulados, grades e propostas novas e mais próximos do mercado, entre outras surpresas.

Na capacitação de professores, como é feito isso na SAGA?

Eu e mais uma pessoa somos responsáveis por essa parte, buscar qualidade e proximidade dos cursos no mercado, este ano, fizemos 4 vezes uma recapacitação dos professores com treinamento, buscamos as informações com empresas internacionais e que trabalham com jogos AAA, para trazer todas informações necessárias e trazer o que há de mais novo no mercado.

Ano passado, diante a crise que sofremos a SAGA foi impactada?

Na verdade não, a crise não chegou muito forte para nós, felizmente. Diversos outros setores sofreram mas para o nosso mercado não sofremos baixa, pelo contrário, a nossa taxa de alunos aumentou como o esperado.

Entrevista Professor Daniel Sanchez

Daniel, Qual é o curso que você ministra na SAGA?

Sou professor do curso Playgame, focado no desenvolvimento de jogos.

Quanto tempo você está na SAGA?

Na unidade Tatuapé vou completar 1 ano.

Como é a metodologia da SAGA e a comunicação entre professor e aluno?

Gosto bastante, não é como escolas convencionais, temos uma metodologia própria, mas depende de aluno pra aluno, consigo trabalhar os alunos que já tem algum desenvolvimento e também focar em alguns que tem mais dificuldade, quando temos muitos módulos, nem todo mundo é bom de desenho por exemplo, chega um momento que o aluno vai mal na parte de arte mas na parte de programação ele arrebenta, cada um tem uma particularidade e facilidade em certas áreas, procuramos balancear isso.

Como estes cursos são opcionais e não obrigados a estudar, como fica a atenção do aluno durante as aulas e o curso?

Por ser algo opcional e também por ser um sonho, no começo é muito técnico, alguns alunos ficam bem esperançosos e chegam querendo fazer tudo, temos todos os passos necessários para ensinar o aluno como o mercado funciona e quais passos você precisa aprender naquele período, quando ele começa a entender isso a expectativa melhora bastante, a atenção dele fica muito maior do que se pode imaginar.

Qual a diferença da SAGA em relação a outras empresas?

A SAGA tem um conteúdo muito completo, desde a parte de arte, modelagem e programação, o aluno que estuda aqui, ele sai apto a desenvolver totalmente o projeto, desde criação até programação, algumas empresas, mas isso na minha opinião, não tem um foco em relação a isso, eles aprendem muitas coisas e cada um escolhe a área que quer.

Qual a matéria que você domina ou prefere?

Difícil escolher, gosto bastante do projeto da criação até a montagem e texturização, processo de dar vida ao personagem em si, acredito que esta seja a área que eu domine mais.

No quesito estrutura, na sua opinião a SAGA está apta a transformar as pessoas em grandes profissionais, como é a qualidade dela?

Antes de me tornar professor aqui, eu era aluno em outras escolas e outros cursos, sinceramente até hoje, nunca vi uma escola tão bem preparada como ela, temos ótimos computadores, sala muito bem estruturada, material completo de apoio, na minha opinião, na região de São Paulo não conheço estrutura melhor.

Quando você inicia algum curso, tem o feeling de ver uma pessoa e notar que ela vai se adaptar bem rápido aos ensinamentos?

Sem dúvida, tem gente que entra aqui sabendo desenhar, então direcionamos o que ela já sabe a nossa metodologia, modificamos um pouco para ele utilizar suas habilidades de forma positiva no mercado.

É difícil adaptar o indivíduo ao coletivo? Adaptar a pessoa que domina bastante uma área para aprender com os demais?

Sim, não posso deixar aluno algum para trás, tem aluno que a parte de desenho é bastante complicada, temos que trabalhar bem para se adaptar, mas ao mesmo tempo é ótimo na programação, manter o equilíbrio entre o grupo.

Existe alguma dificuldade maior no quesito lecionar este tipo de conteúdo para os alunos?

Nunca tive problema com aluno, bagunça, desvio de atenção, etc. Nunca tive isso, durante as aulas, temos um momento social onde os alunos interagem entre si para comentar experiências e os projetos, mas no momento certo, eles sabem que precisam prestar atenção ao professor para o novo conteúdo que está sendo passado.

Entrevista aluna Juliana Natori que cursa o Playgame

Faz quanto tempo que você está cursando Playgame na SAGA?

Estou na SAGA desde Março deste ano.

O que você mais gosta daqui, na parte estrutural da escola?

Gosto bastante do ambientem em sala de aula, sempre tive tudo que precisei tanto nos materiais quanto no atendimento, nada me faltou.

Atendimento da SAGA enquanto está na aula ou fazendo algum exercício na escola é bom pra você?

O que eu percebi é que as pessoas sempre estão dispostos a te ajudar e sanar as suas dúvidas.

Como seria o contato entre professor e aluno aqui?

Atendimento é bem informal, com isso, cria um laço bem legal com os alunos, ele da uma confiança grande e sempre podemos procurar os profissionais para tirar qualquer dúvida.

Como você conheceu a SAGA?

Foi através da minha irmã, ela foi chamada a conhecer a escola quando estava passando na região e me recomendou.

Você pretende fazer o curso completo?

Sem dúvida, pretendo dar continuidade nos outros cursos da escola também.

Quando você terminar, pretende trabalhar em qual área?

Inicialmente gostaria de trabalhar no meu próprio game, mais no quesito portifólio, e depois disso, trabalhar em alguma empresa seja indie ou AAA.

Pretende trabalhar no Brasil mesmo?

Mesmo passando por uma fase complicada, nosso país está em um momento bastante interessante na área indie, muitos brasileiros trabalham para grandes empresas mesmo em home office, mas para o cenário indie, o Brasil está em um momento muito bom, inclusive no evento BIG, eu fui e percebi que tem bastante potencial aqui no Brasil e temos profissionais renomados na área.

Em qual área você pretende focar?

Na parte artística, seja na criação de personagem, cenário, etc. Tudo envolvido a arte.

Você está desenvolvendo algum game no momento?

Estou utilizando os módulos para o meu TCC que será um game próprio junto com meu grupo que será para consoles, já o meu individual será um game mobile, em breve vamos ter mais informações oficiais deles. Mas o meu não terá violência, será focado para educar tanto criança e o público infanto juvenil, basicamente isso.

Se você quiser mais informações e conhecer mais dos cursos, acesse o link oficial da SAGA

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.