Análise – ‘Samsung Gear IconX 2018’ é bom para uso esportivo, com design arrojado

Posted on
Atualizado em

Categoria: Review, Tecnologia

Compartilhe:

O Samsung Gear IconX é um pequeno fone de ouvido que funciona via Bluetooth e tem suas particularidades, como o fato de contar com sensor touch em seu acabamento (o que ajuda a acionar certos atalhos durante o uso) e também memória interna de 4 GB, o que permite com que você armazene músicas nele e dispense o uso do smartphone a todo o momento. Confira o review completo dele a seguir.

Acabamento

O IconX é composto por duas peças, que se encaixam ao seu ouvido de forma independente. Ou seja, não há fio ou haste que conectam os dois lados do fone de ouvido. Então, tendo isso em vista, fica a questão: será que o IconX se encaixa de forma segura o suficiente para o dia a dia?

Digo isso porque, por ser compacto, o IconX parece uma solução muito interessante para quem utiliza fones de ouvido durante a academia ou outras atividades ao ar livre, já que ele não tem nenhuma espécie de fios que possam te atrapalhar. E, para isso, é imprescindível que você fique com a sensação de que as duas partes estão bem encaixadas.

O IconX se encaixou muito bem aos meus ouvidos no começo, mas, pelo encaixe ser bem profundo, ele acabou incomodando após algum tempo de uso. Em outras pessoas, o fone de ouvido se encaixou perfeitamente, pois há diversos formatos de ouvido e vale lembrar que na embalagem vêm três tamanhos diferentes de borrachinha para escolha do tamanho ideal para cada pessoa. O peso é uma característica positiva no acessório da Samsung. Ele é bem leve , um peso praticamente imperceptível durante o dia a dia. O design é também bastante discreto. Nós testamos a versão preta do acessório, o que o deixa ainda mais imperceptível nos ouvidos.

Em seu corpo, o IconX também possui sensores sensíveis a toque que ajudam bastante na hora de acionar alguns comandos no IconX, como pausar uma música ou pular para a próxima faixa. Vários dos comandos não são tão fáceis de serem assimilados, mas o sensor do IconX é bem responsivo, então, no fim das contas, é só memorizar como cada função é acionada.

Qualidade de som

Um dos pontos altos do IconX é seu isolamento acústico. O acessório da Samsung consegue anular os barulhos externos com tamanha eficácia que há uma opção de deixar o som ambiente por meio do aplicativo do IconX, o que capta alguns ruídos do ambiente e o transmite no fone de ouvido. Isso pode ser interessante para quem pretende correr em ambientes movimentados ou que exigem uma atenção com o trânsito, por exemplo.

Quanto à qualidade de som propriamente dita, o IconX é um fone de ouvido que vai entregar uma boa qualidade, mas não chega a ser top de linha. Os tons são bem equilibrados, dá para ter uma boa experiência com músicas no dia a dia.

Conectividade

Um fato interessante é que os fones somente são carregados quando eles estão acoplados em sua case, que já vem com o IconX na caixa. Ela é uma pequena caixinha no qual você carrega e também recarrega os fones de ouvido da Samsung. Os acessórios propriamente ditos não possuem entrada USB, por isso depende da case para que sua bateria se recarregue.

O Gear IconX ainda possui suporte a alguns smartphones da linha Galaxy, o que abre algumas possibilidades a mais de uso. Uma delas é a transferência de músicas diretamente para o fone de ouvido. Como o IconX conta um armazenamento interno de 4GB, sendo possível colocar diversas músicas nele, o que dispensa a conexão Bluetooth em alguns momentos. Para quem não possui um smartphone Galaxy, a transferência pode ser feita via cabo USB tipo-C. Você também tem a opção de utilizar um serviço de streaming conectado via Bluetooth. 

Ao colocar o acessório no ouvido, alguns smartphones da linha Galaxy ainda abrem automaticamente o Samsung Gear, um aplicativo que mostra o nível de bateria de cada lado do fone de ouvido, assim como permite a transferência de músicas, o controle das notificações no aparelho, entre outras funções.

No entanto, durante os meus testes, foram poucos os momentos em que eu recorri ao app, já que ele não se mostra tão determinante para o uso no dia a dia. O único ponto mais importante nesse aplicativo é acompanhar o nível de bateria de ambos os fones, que é feito por meio de um gráfico, e não uma porcentagem.

Bateria

O Gear IconX conta com uma bateria suficiente para aguentar jornadas de atividades físicas, mas não é bem o fone ideal para quem quer passar horas e horas à frente do computador utilizando o acessório, para isso a Samsung disponibiliza outros produtos como por exemplo o Level On, que pode ser encontrado no site oficial neste link.

A média de uso é de 3 a 4 horas e, após isso, eles inevitavelmente têm que voltar à case para carregamento, já que não podem ser recarregados enquanto estão em uso. 

Vale a pena?

Ele é um bom fone de ouvido e eu ficaria bem satisfeito em utilizá-lo durante uma atividade física, mas acredito que seu preço o torna uma opção distante para muitos dos usuários. Ele definitivamente não é um produto barato e, com isso, seu custo-benefício não é dos melhores. Agora, se você definitivamente não liga para o preço e quer um par de fones para suas atividades físicas, o IconX é uma opção interessante. 

nota: 8,5

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.