‘Facens’ – Faculdade de Engenharia inaugura Laboratório de Manufatura Avançada 4.0

Posted on
Atualizado em

Categoria: Eventos, Tecnologia

Compartilhe:

Em um evento realizado no campus da Facens na cidade de Sorocaba, a faculdade mostrou que tem em seu DNA a inovação e inaugurou o excelente Laboratório de Manufatura Avançada 4.0.

O espaço criado de acordo com os conceitos da Indústria 4.0 para que estudantes, professores e empresas de Sorocaba e região metropolitana tenham acesso às mais novas tecnologias e ferramentas. No laboratório temos um robô industrial em base deslizante servoacionada capaz de detectar e prever problemas no maquinário de uma determinada empresa, softwares como o Ciros Automation Suite, que ajuda na automação e na agilidade de processos, e o CNC Win NC, ideal para programar máquinas. Além do novo Laboratório de Manufatura Avançada 4.0, o Smart Campus Facens já conta o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo), o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), e o Fab Lab Facens, primeiro laboratório de fabricação digital do interior de São Paulo.

“Falar de Indústria 4.0 é extremamente pertinente ao mercado atual, pois os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Dentro desse contexto de inovação constante o papel que a Facens assume é de capacitar o estudante, o profissional e também as empresas para que possam trabalhar com novas tecnologias”.

Diz Antonio Carlos Gomes Junior, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Facens.

A cerimônia foi realizada no auditório da Facens, com uma apresentação com todas as novidades que o laboratório traz e também sobre a parceria entre a faculdade e o Instituto Fraunhofer, um dos mais renomados institutos de pesquisas aplicadas para empresas públicas e privadas do mundo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Victor Teles da Festo Brasil, uma das principais difusoras de manufatura avançada no mundo e Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul e presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) fizeram parte da apresentação durante a inauguração contando um pouco mais sobre suas participações na criação do local.

Este slideshow necessita de JavaScript.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.