‘Tecnologia’ – Rtings realiza teste de burn-in de 4.000 horas em televisores OLED

Posted on
Atualizado em

Categoria: Tecnologia

Compartilhe:

Os testes foram realizados no período de 32 semanas, com diversos modelos e também conteúdos variados durante este período.

Rtings é um veículo conceituado e que tem o costume de realizar testes com novas tecnologias, desta vez tivemos um teste completo com painéis OLED.

Não foram apenas testes pontuais, mas sim de grande durabilidade, para saber realmente a qualidade e  durabilidade das TV’s, já que estamos falando de produtos caros e que as pessoas não tem o costume de trocar todo ano.

Foram escolhidos 6 diferentes modelos da LG, os testes foram feitos com vídeos, filmes e games que possuem alguma imagem estática durante a apresentação, iniciaram este experimento em Janeiro, com uma média de 5 horas ligada e 1 hora desligada – ciclo de 4 vezes ao dia. Foi utilizado um controlador automático para todos os modelos funcionarem no horário correto, sem precisar de alguém para realizar a ação.

5 deles foram utilizados com 200nit de brilho e uma delas no máximo, com programação variada, como exemplo a CNN e NBC que deixam as imagens estáticas durante a apresentação, alguns games também foram colocados a prova, como foi o caso do FIFA 18, que deixa o logo praticamente no mesmo local durante a jogatina.

De acordo com o fabricante, o painel tem uma vida útil de 30.000 horas, que equivale a média de 10 anos contra o burn-in, que nada mais é do que alguma imagem estática, “queimar” o painel e ficar na tela, mesmo com qualquer mudança. Separamos um exemplo na imagem abaixo.

Após a semana de número 20, um dos modelos apresentou o burn-in de forma bem aparente, principalmente no conteúdo da CNN.

Mesmo com a tecnologia de atualização dos pixels, alguns modelos sofreram o temido burn-in durante os testes. Algumas pessoas tem receio de adquirir este tipo de painel e por isso, as vendas de televisores com tecnologia LCD ainda estão em alta. Nenhuma fabricante está segura 100% contra este tipo de problema, o principal fica no pós-venda, já que produtos eletrônicos podem surgir algum imprevisto seja na fabricação ou após passar pelo setor de qualidade.

O importante de testes como este, fica na garantia que o fabricante tem para problemas específicos, já que não podemos evitar, e é claro, ninguém quer que isso aconteça com sua TV Premium, a garantia seja de reparo ou troca, é o principal ponto quando vamos adquirir um novo aparelho para nossa casa ou até mesmo escritório.

Para testes similares, confira o site oficial do Rtings neste link

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.