Entenda Mais | Prequel, sequel, reboot, remake e spin-off

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Filmes

Compartilhe:

Remake, reboot, prequel, sequel e spin-off, são termos estrangeiros utilizados veementemente na sétima arte, e em muitos casos causando confusão em quem não está familiarizado com definições tão utilizadas na industria. Pensando em facilitar a vida dos que estão por fora do universo, desenvolvemos este artigo explicando o significado e trazendo exemplos para cada destes – venha conosco!

  • Remake (Refazer) é o termo utilizado para quando se refaz um filme, nesse contexto, sem mudar a história, mas modernizando-a incorporando um refresco à ambientação e aos personagens. Acontece normalmente quando determinada obra pode apresentar sinais de estar datada; em casos: tem uma premissa boa porém uma execução ruim, ou como uma homenagem a um clássico. Podemos citar a ‘Lagoa Azul’ (1980), que já teve 4 remakes, ‘Scarface’ (1983) e ‘It – A Coisa’ (2017).

  • Reboot (Reiniciar) é quando se utiliza de base da história e os personagens de um filme ou franquia para dar início a outra história diferente não contada ainda. Normalmente a história é apresentada novamente porém tomando outro rumo e muitas vezes uma conclusão diferente do original. Um dos casos mais famosos é o do universo do ‘Homem Aranha’ onde já ocorreram 3 reboots desde 2002. Também vale mencionar ‘Planeta dos Macacos: A Origem’ (2011) e ‘Dredd’ (2012).

  • Sequel (sequência) é a sequência de alguma obra, sendo assim uma continuação dando origem a uma série de filmes. Em alguns casos, um sequel pode ser confundido com um reboot por ser a sequência de um longa antigo e por consequência, uma estética e atores diferentes. Exemplo: ‘Mad Max – Estrada da Fúria’ (2015), ‘Blade Runner 2049’ (2017) e ‘Ghostbusters 3’ que será lançado em 2020 após mais de 31 anos.
  • Prequel (prelúdio), ao contrário de sequel, explora uma história anterior a um filme ou série já estabelecida, normalmente contando uma história de origem do personagem como por exemplo O Hobbit que conta a história predecessora ocorrida na trilogia Senhor dos Anéis. Ou também a origem de um universo ou um evento citado em um filme já ocorrido que será mostrado no prequel. São exemplos famosos as obras: ‘Prometheus’ (2012) que antecede a franquia ‘Alien’, ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’ (2016) da série ‘Harry Potter’ iniciada em 2001 e o já citado anteriormente, a série ‘O Hobbit’ (2012).

alien e prequel

  • Spin-off (derivado) é uma nova história que sai de uma obra e expande o universo da mesma, como normalmente ocorre com personagens que não são protagonistas, mas possuem carisma e geram afinidade com o telespectador. Como por exemplo o recente ‘Han Solo: Uma História Star Wars’ que saiu da franquia Star Wars. Outros exemplos memoráveis são ‘Procurando Dory’ (2017) derivado do longa ‘Procurando Nemo’, ‘O Legado Bourne’ (2012) da trilogia ‘Bourne’ e ‘Creed’ (2015) de originado de ‘Rocky, Um Lutador’ (1976).

lutadores de boxe rock e creed

 

E aí, conseguimos esclarecer um pouco de suas dúvidas agora? Tem algum filme ou série que merece destaque na lista? Comente abaixo!

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.