Especial | Futebol feminino brasileiro suas dificuldades e conquistas

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos

Compartilhe:

O futebol feminino brasileiro hoje é popular e vitorioso, mas nem sempre foi assim. 

Lá no início…

  • A primeira partida de futebol feminino no mundo se deu na Inglaterra berço do futebol ainda no século XIX no ano de 1898, em Londres, entre Inglaterra e Escócia.
  • Aqui no Brasil por nos anos de 1908 e 1909 foram registrados as primeiras partidas que não eram femininas mas mistas com homens e mulheres juntos.
  • Em 1913 aqui no Brasil um evento beneficente era considerado a primeira partida de futebol feminino, mas descobriu-se depois que o time feminino era nada mais nada menos jogadores de um time denominado Sport Club Americano campeão paulista do ano vestidos de mulher e senhoritas da sociedade, era um misto.
  • No ano de 1921 ocorreu a primeira partida de futebol feminino com dois times da zona norte de São Paulo dos bairros de Tremembé e Cantareira .
  • O jornal da época meio que publicou o evento em meio a outras noticias totalmente fora do contexto esportivo, pois o futebol ou qualquer outro esporte eram secundarizados quando se tratava da prática por mulheres.
  • Na década de 40 a igreja católica em São João da Boa Vista SP excomungou jogadores da igreja devido a brutalidade que viam no futebol.
  • Em 1941 a mulher protagonizou uma partida amistosa de futebol masculino entre os times Serrano de Petrópolis x América do Rio.
  • O estado novo ainda na década de 40 criou um decreto de lei proibindo a prática de esportes que não eram compatíveis com o sexo feminino isto englobava todos os esportes considerados pesados ou brutos. As famílias conservadoras marcavam em cima….

Passando pelas décadas de 70,80 e 90…

  • Em 1979 com a revogação da lei foram criadas várias ligas Brasil a fora.
  • Surgiram pelo menos duas equipes uma carioca chamada Radar  e outra paulista chamada SAAD que depois do ano de 1982 conquistaram muitos títulos nacionais e internacionais.
  • No ano de 1988 houve convocação pela CBF onde 16 jogadoras da equipe Radar foram cedidas para compor a seleção para vencer a Womens Cup of Spain onde derrotaram França, Portugal e Spain.
  • A primeira copa do mundo feminina FIFA aconteceu em 1991, na China e o Brasil ficou na nona posição.
  • O futebol sofrido feminino, consolidou-se em 1996 com a inclusão nas Olimpíadas de Atlanta.

Vitoriosas!

Nos dias atuais o futebol feminino ainda sofre, apesar de ter evoluído muito com falta de patrocínios, investimentos iguais ao do futebol masculino etc…
Nossa seleção é composta por verdadeiras guerreiras muitas oriundas de uma vida humilde e sofrida nas periferias e comunidades espalhadas pelo Brasil.
Hoje existem em todos os clubes brasileiros  times formados por estas que já conquistaram um bom espaço no esporte que os conservadores achavam ser para homens.
Ainda é muito pouco perto do esforço  destas batalhadoras, apesar do Brasil ter a nossa brilhante atacante Marta seis vezes a melhor jogadora do mundo.
O futebol feminino não precisa provar mais nada para ninguém, o que precisa é de investimento pesado e patrocinadores para crescer ainda mais.

A seleção brasileira feminina já conquistou 7 vitórias na Copa América a última em 2018, garantindo espaço na Copa do Mundo deste ano e nos Jogos Olímpicos de Tóquio em  2020, lembrando que só 8 edições da Copa América foram realizadas e 7 foram do Brasil, 3 vezes campeã em Jogos Pan-Americanos 2003-2007 e 2015 e vice em 2011.

Precisam provar mais o que ?

 

 

 

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.