5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico | Mitos de Cthulhu

Postado em
Atualizado em

Categoria: Cthulhu

Compartilhe:

Celebrando a semana especial Mitos de Cthulhu, reunimos algo muito especial para você, apreciador da cultura japonesa! Descubra os 5 ANIMES SINISTROS com o “pé” no horror cósmico:

Não sabe o que é horror cósmico? Não tem problema algum! Fizemos um artigo explicando tudo – é só clicar aqui. 

Em resumo, todos os animes aqui listados trazem elementos como solidão, insignificância diante do universo e medo do desconhecido, misturando elementos clássicos do folclore japonês como yokais, espíritos e a vastidão do universo repleto de possibilidades que o ser humano desconhece, traço típico Lovecraftiano. Sendo uma aventura única para os fãs de animes e do horror cósmico. 

 

5º lugar (5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico) – Corpse Party: Tortured Souls

5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico

  • Por que ele é digno de estar na lista de 5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico:

O anime de Corpse Party foi inspirado em uma franquia de jogos com o mesmo nome muito popular no Japão, que apesar de adotar um visual baseado em títulos da geração 16 Bits, consegue ser uma das obras mais assustadoras do gênero. 

A história consiste em um grupo de amigos que tristes pela partida de sua amiga para outra cidade, optam por fazer um “encantamento de amizade” no último dia de aula. Porém, o resultado do encantamento é desastroso – levando todos a uma dimensão paralela nos quais estão presos e devem achar uma saída antes que seja tarde demais.

Muitos mistérios os envolvem ligando a dimensão paralela com a realidade, de forma que eles devem buscar solucionar todos os mistérios envolvendo assassinatos de crianças e pessoas desaparecidas. Além, é claro, de fugir de uma entidade malévola que busca aprisionar suas almas nesta dimensão bizarra, para só assim salvar suas almas e acharem a saída.

 

4º lugar (5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico) – Another

5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico

  • Por que ele é digno de estar na lista de 5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico:

‘Another’ nos trás um princípio muito forte de lei de murphy extremamente aflorado: “Se algo tiver que dar errado dará, do pior jeito possível e da pior maneira possível”.

O anime conta a história de uma turma amaldiçoada se tornando palco de diversos eventos macabros no decorrer do ano. Em meio a isso, vários alunos da classe morrem de maneiras misteriosas, violentas e curiosas. 

Acidentes acontecem, e os únicos sentimentos restantes são de que talvez o universo esteja visando estes jovens, e o matando. Um aspecto forte no horror cósmico é que o universo não dá a mínima para o que fazemos. Agora imagine que o universo te amaldiçoe e tente te matar de qualquer maneira! Este é o terror de Another.

3º lugar (5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico) – Yamishibai: Japanese Ghost Stories

5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico

  • Por que ele é digno de estar na lista de 5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico:

Neste anime vemos o terror japonês como foco, sendo desta lista o mais tradicional. Em ‘Yamishibai’ cada episódio tem uma história diferente, normalmente abordando clássicos mitos e lendas do folclore oriental.

Yamishibai tem histórias claramente inspiradas em Lovecraft tendo personagens céticos que ao se encontrarem com o desconhecido enlouquecem, ou criaturas além da imaginação que ao se depararem com um ser humano trazem caos e destruição. Sendo fortemente recomendado aos fãs do horror cósmico. 

Os episódios têm duração de apenas 4 a 5 minutos sendo realmente “contos”, e tendo a atmosfera de uma história de terror sendo narrada ao telespectador.

2º lugar (5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico) – Ghost Hound

5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico

  • Por que ele é digno de estar na lista de 5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico:

Ghost Hound foi produzido pelo mesmo criador da famosa obra Ghost in the Shell, Masamuse Shirow.

Apresentando em seus primeiros episódios um clima pesado trazendo a sensação de que algo está errado, porém não se sabe ao certo o que, Ghost Hound brinca com os sentidos do telespectador trazendo um falso senso de que se trata de um anime com personagens clichês. 

Porém, logo esta imagem é quebrada ao nos depararmos com a profundidade de cada personagem e suas histórias. A trama se baseia em uma pequena cidade japonesa sendo invadida por eventos sobrenaturais e 3 garotos investigando estes eventos. Muitos sustos e questões filosóficas fazem parte desta obra.

1º lugar (5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico) – Serial Experiments Lain

  • Por que ele é digno de estar na lista de 5 ANIMES SINISTROS de horror cósmico:

‘Lain’ está no topo da lista por não seguir o padrão de terror, mas por ser fortemente influenciado por temas filosóficos como realidade, identidade, comunicação e Deus. Sendo por muitos “o anime mais intenso que já viram na vida”

‘Lain’ é um anime atemporal que conta a história de uma garota tímida e anti social que vive em um mundo cercado por pessoas amantes da tecnologia que se comunicam primordialmente por computadores e celulares. A história começa quando uma jovem da escola da protagonista (Lain) se mata e todos recebem um e-mail no dia seguinte da garota dizendo que ela não se matou, apenas abandonou o próprio corpo.

Com isso, a protagonista começa a se interessar por computadores e emergir no mundo da tecnologia. 

Serial Experiments Lain é um anime complexo que abrange filosofia, história da computação, literatura cyberpunk, ordens místicas, hermetismo, alquimia e teorias da conspiração, elementos que o anime divide em sua essência, tendo a mesma ambiguidade sobre o que é a realidade que vemos nas obras de H.P Lovecraft. Conquistado assim, o topo da lista pela semelhança com o horror cósmico. 

A grande maioria dos animes aqui listados estão disponíveis através da plataforma Crunchyroll! Para aqueles que forem se aventurar na lista, preparem-se para ter a mente sacudida. Boa semana do Terror! 

Menções honrosas:

  • Berserk.
  • H.P. Lovecraft’s Dunwich Horror and Other Stories.

Opções de compra:

Compilado de contos:

Melhores adaptação para HQ:

Contos separados:

Melhores jogos:

 

A SEMANA “MITOS DE CTHULHU” ACONTECE ENTRE OS DIAS 27 A 3 DE JULHO

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...
Very Traffic