Dicas essenciais para quem quer aprender poker do zero

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos

Compartilhe:

Aprender as nuances é mais fácil do que parece. Com alguns minutos de aula prática ou horas de aula teórica é possível entender o emaranhado de regras dessa modalidade já tão famosa no Brasil.

O desafio, porém, é na hora de dominar o poker, visto que apenas uma mínima parcela de quem entende as regras pode se considerar perita nas cartas. No entanto, como acontece em qualquer área da sociedade, não dá para atropelar etapas e quem ainda é totalmente iniciante no poker precisa compreender todos os detalhes da modalidade antes de sonhar grande.

Portanto, sem muitas delongas, abaixo há algumas dicas bem interessantes para aprender o poker do zero de maneira divertida e rápida.

Tutoriais no YouTube

É a forma mais rápida e prática de aprender detalhadamente sobre as regras do poker. No YouTube, em linguagem português, há vários bons vídeos que ensinam detalhadamente os primeiros passos da modalidade e todos sem complicação.

O canal do YouTube Hobbz, por exemplo, realizou um tutorial básico sobre o Texas Hold’em, a modalidade mais popular do poker. O vídeo conta com mais de 1.5 milhão de visualizações.

Já o canal do YouTube Eros Gaspar tem um vídeo ainda mais prático em que mostra, em apenas cinco minutos, um tutorial sobre Texas Hold’em.

De maneira um pouco mais complexa, o canal Poker Team Fenix lançou, em 2016, um tutorial de 17 minutos. Com foco no poker online, ele detalha muito bem as nuances da modalidade.

Esses são alguns dos tutoriais mais populares no YouTube. A partir do Texas Hold’em, é possível entender detalhadamente como cada uma das outras variantes funcionam, portanto, começar por ela é sempre o melhor caminho.

Se você domina o inglês, audiobooks e podcasts são ótimas alternativas

Um ramo que vem crescendo cada vez mais, os audiobooks estão em plena expansão nos Estados Unidos. Com retenção de conteúdo praticamente igual em relação à versão em papel, há audiobooks de diversos assuntos — incluindo, claro, o poker.

Infelizmente não há muitos no Brasil com a pegada tutorial, no entanto, o assunto é diferente na língua inglesa e quem domina esse idioma tem uma grande vantagem na hora de aprender a modalidade. Um deles é o Unfolding Poker, do jogador profissional James Sweeney.

Nesse audiobook, Sweeney conta detalhadamente dicas interessantes para jogadores iniciantes e intermediários, além de se apoderar de algumas analogias e metáforas para o ouvinte entender melhor sobre os conceitos básicos da modalidade.

Outro que também tem certa ênfase para os jogadores iniciantes é o Reading Poker Tells, escrito pelo jogador Zachary Elwood. Como o próprio nome já diz, nesse audiobook o autor mostra como é possível “ler” corretamente os adversários para saber se eles estão blefando ou não.

Esses são apenas alguns dos vários audiobooks designados à iniciantes e intermediários nos Estados Unidos. Com conhecimento da língua inglesa e tempo para pesquisar, é possível encontrar outros de muita qualidade.

É importante ir colocando o conhecimento (mesmo que pouco) em prática com sites grátis

Alguns podem ter um pouco mais de dificuldade para aprender a parte teórica do poker e, para essas pessoas, uma maneira extremamente eficaz de pular algumas etapas de aprendizado teórico é utilizar sites gratuitos para colocar o conhecimento iniciante adquirido em prática.

Para tal, é importante enfatizar o uso de sites grátis, pois eles não colocarão em risco algum a sua saúde financeira enquanto você aprende as nuances do jogo. Uma das referências no assunto é o Replay Poker, que está há mais de uma década no mercado. Além de ser um site muito respeitado na comunidade internacional, ele conta com diferentes variantes que fazem com que o iniciante possa aprender na prática modalidades que vão até mesmo além do Texas Hold’em.

Dessa maneira, é possível treinar à vontade no poker online e o melhor de tudo isso é jogar contra outras pessoas que estão no seu mesmo nível — dessa maneira, há a possibilidade real de ganhar alguns jogos e torneios.

Interaja e participe de grupos sociais com pessoas que já conhecem o poker

É preciso perder a timidez no processo de aprendizado do poker. O que isso significa, de fato? Você não pode ter “medo” de fazer perguntas básicas para conhecidos ou amigos que já conhecem o poker, pois lembre-se que eles também foram iniciantes um dia.

Se você não conhecer ninguém do ciclo de amizade ou familiar que goste de poker, uma alternativa interessante é participar de fóruns online de poker.

No próprio Replay Poker, por exemplo, há um fórum composto por jogadores iniciantes e intermediários em que eles vão respondendo e tirando dúvidas de outras pessoas.

As inúmeras redes sociais também podem ser um bom caminho para tal. Grupos de Whatsapp e Telegram, assim como grupos no Facebook são alternativas interessantes para interagir socialmente com pessoas mais experientes no poker.

Aprenda o poker com alguém próximo a você

Dominar uma habilidade nova ou conhecer as regras de uma modalidade fica sempre mais divertido com alguém do lado. Dessa maneira, procure algum conhecido inexperiente no poker para entrar nessa aventura com você.

Aprender o poker com outra pessoa só traz benefícios. Além de ser divertido, os dois vão aprender mais rápido que se estivessem sozinhos e é uma excelente maneira de fortalecer a amizade ou a relação, pois o poker é uma modalidade extremamente social.

Com tantas possibilidades online, é possível passar por tudo esse processo com outra pessoa através da internet e sem a necessidade de ambas estarem presentes no mesmo espaço físico.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.