Dicas para assistir poker na TV por assinatura

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos

Compartilhe:

Até duas décadas atrás, o poker era restrito a uma pequeníssima parcela da população brasileira que realizava jogos caseiros em torneios de pequena expressão. Essa realidade mudou nos últimos anos com a “explosão” do poker online e a mudança do jeito como a sociedade brasileira passou a lidar com a modalidade.

Se antigamente eram poucos grupos que jogavam poker, hoje a modalidade é praticada por milhões e, para tal, os canais esportivos da TV por assinatura perceberam o gosto em massa das pessoas pelo poker e inseriram esse jogo nas programações.

Apesar de não ser tão popular como algumas modalidades além do futebol como basquete, tênis, futebol americano e vôlei, o poker está ganhando terreno nos programas televisivos com cada vez mais adeptos.

A maioria dos programas no Brasil e no mundo são voltados para os iniciantes da modalidade, com dicas sobre como se comportar na mesa, regras, indicação para materiais de estudo e coisas do tipo. Também há espaço para competições de grande porte, como é o caso do World Series of Poker (WSOP) que é anualmente transmitido pela ESPN.

Maior circuito do planeta, o WSOP é disputado desde 1970 e historicamente conta com os melhores jogadores do mundo. Toda a indústria do poker quer estar presente nesse festival e por isso o campeonato conta com grandes patrocinadores, como é o caso do site partypoker.

Neste ano, por exemplo, a ESPN teve uma boa cobertura do WSOP com as transmissões do Main Event (evento principal), que em 2019 contou com a participação de 8.569 competidores e teve o iraniano Hossein Ensan como o grande campeão.

Nenhum brasileiro conseguiu chegar à mesa final, que é composta pelos nove melhores competidores do torneio, mas Yuri Martins, que chegou a ser campeão em um outro torneio do WSOP deste ano, teve uma grande participação com a 28ª colocação geral.

A transmissão da ESPN cobriu a excelente participação de Yuri no Main Event, assim como Ivonir Bento, outro brasileiro que conseguiu ficar entre os 100 primeiros (80ª colocado).

Por conta do alto número de competidores, o Main Event deste ano precisou de 13 dias até ser completado e a ESPN cobriu quase que diariamente toda ação do torneio mais importante do planeta com a seguinte grade:

  • Quarta, 3 de julho — ESPN (Dia 1A)
  • Quinta, 4 de julho — ESPN (Dia 1B)
  • Sexta, 5 de julho — ESPN (Dia 1C)
  • Sábado, 6 de julho — ESPN e ESPN2 (Dia 2 AB)
  • Domingo, 7 de julho — ESPN (Dia 2C)
  • Segunda, 8 de julho — ESPN (Dia 3)
  • Terça, 9 de julho — ESPN 2 (Dia 4)
  • Quarta, 10 de julho — ESPN 2 (Dia 5)
  • Sexta, 12 de julho — ESPN (Dia 7)
  • Domingo, 14 de julho — ESPN (Mesa final dia 1)
  • Segunda, 15 de julho — ESPN (Mesa final dia 2)
  • Terça, 16 de julho — ESPN (Mesa final dia 3)

Além das transmissões, a ESPN também contou com pequenos boletins ao longo do dia em seus programas esportivos para atualizar sobre as últimas novidades do WSOP. Mais uma vez a dupla Ari Aguiar e Sérgio Prado fez um excelente trabalho.

“Gosto muito de poker. Pratiquei essa modalidade muito com os meus amigos em Belo Horizonte (antes de trabalhar na ESPN), então gosto bastante de narrar os eventos”

Disse uma vez Ari em entrevista.

A transmissão da ESPN no WSOP deste ano coincidiu com o título de dois brasileiros, visto que Yuri não foi o único campeão na edição de 2019. O catarinense Murilo Figueredo soltou o grito da vitória em um dos primeiros eventos do circuito — e embolsou mais de US$ 200 mil.

Na ESPN, os eventos do WSOP são complementados por outros importantes ao longo do ano, como o European Poker Tour (EPT), que ocasionalmente conta com transmissões na grade da emissora. As novidades mais importantes do Brazilian Series of Poker (BSOP) também são divulgadas em pequenos boletins, apesar de não haver transmissão oficial dos eventos.

O próprio site da ESPN traz em sua grade de programação detalhada os horários de todos os eventos esportivos, portanto, é só ficar de olho para ver a agenda dos programas que dão novidades sobre poker.

A ESPN não é a única emissora de TV por assinatura que dá espaço para o poker. O Bandsports também é um canal que enfatiza a modalidade e o programa Poker Night simboliza isso.

Em 2014, a emissora passou a exibir o programa SuperPoker nas noites dos dias de semana e posteriormente passou a se chamar Poker Night. Exibido de segunda à sexta de 1h às 1h30 e 5h30 às 6h, ele traz informações sobre os principais campeonatos de poker do Brasil, como o Campeonato Paulista de Hold’em (CPH), o BSOP e outros de relevância.

Além da cobertura desses campeonatos, o Poker Night também abre espaço para entrevistas, especiais e muito mais. Para ficar por dentro dos horários em datas especiais, basta acessar a programação da emissora.

Vale constar que essas não são as únicas opções para acompanhar de perto o que de melhor acontece no poker nacional e mundial. Atualmente existem diversos sites especializados no país que realizam até mesmo transmissões via streaming ou cobertura in loco de competições regionais e nacionais.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.