5 filmes para você assistir no Dia da Consciência Negra!

Posted on

Categoria: Filmes

Compartilhe:

Dia da Consciência Negra: Separamos 5 filmes que retratam o tema de forma enfática.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro e em 1.260 cidades foram aprovadas leis decretando feriado nesta data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.

1- Homens de Honra

Carl Brashear, um jovem negro, entra para a Marinha americana nos 50, época em que o racismo prevalecia no país. O jovem enfrenta o preconceito de seus colegas brancos e de seu instrutor, mas sua coragem e determinação conquistam o respeito de todos.

2- Um Grito de Liberdade

Na África do Sul dos anos 70, Donald Woods, um jornalista branco, faz amizade com Stephen Biko, um corajoso ativista negro contra o apartheid. Biko é executado em 1977 e Donald, exilado, dedica-se a divulgar a luta do amigo pela liberdade.

3- Mississippi Em Chamas

Quando um grupo de trabalhadores de direitos civis desaparecem em uma cidade pequena do Mississippi, os agentes do FBI Alan Ward e Rupert Anderson são enviados para investigar. As autoridades locais se recusam a cooperar e a comunidade afro-americana tem medo de ajudar. A situação se torna cada vez mais difícil e a abordagem direta é abandonada a favor de uma mais agressiva.

4- Duelo de Titãs

Em 1971, a diretora de uma escola de ensino médio em Alexandria, no estado da Virgínia, é forçada a integrar adolescentes negros a um colégio só de brancos. Então, ela contrata Herman Boone, um técnico negro, para comandar o time de futebol americano da instituição. O entusiasmo com o famoso e venerado esporte é colocado à prova pela tensão racial, enquanto Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time.

5- Malcolm X

Malcolm X é um filme norte-americano de 1992, do gênero drama biográfico, com roteiro de Arnold Perl e do próprio diretor baseado no livro The Autobiography of Malcolm X, contada pelo ativista negro Malcolm X para o escritor Alex Haley.

O filme é estrelado por Denzel Washington, Angela Bassett, Albert Hall, Al Freeman, Jr., e Delroy Lindo. Lee tem um papel secundário como Shorty, um personagem parcialmente baseado na vida chamado Malcolm “Shorty” Jarvis. O cofundador do Partido dos Panteras Negras, Bobby Seale, o reverendo Al Sharpton, e o futuro presidente da África do Sul, Nelson Mandela fazem participações especiais.

O filme dramatiza eventos importantes da vida de Malcolm: sua carreira criminal, seu encarceramento, sua conversão ao Islã, seu ministério como membro da Nação do Islã e seu posterior desentendimento com a organização, seu casamento com Betty X, sua peregrinação à cidade sagrada de Mecca e reavaliação de seus pontos de vista sobre brancos, e seu assassinato em 21 de Fevereiro de 1965. Incidentes definidores, incluindo a morte de seu pai, a doença mental de sua mãe, e suas experiências com o racismo são dramatizados em flashbacks.

Malcolm X foi distribuído pela Warner Bros. e lançado em 18 de Novembro de 1992. Em 2010, o filme foi selecionado para preservação na National Film Registry nos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante.

Lembrou de algum outro filme? Deixe nos comentários!

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.