4 Melhores séries dos anos 70/80 ‘esquecidas’ pelo público!

Posted on

Categoria: Series

Compartilhe:

Hoje vamos relembrar algumas séries antigas que foram muito assistidas e aclamadas pelo público, mas que hoje ficaram só nas lembranças. Confira agora uma das quatro melhores que elegemos.

Magnum, P.I

Magnum, P.I.(P.I. significa Investigador Particular ou Detetive Particular, do inglês Private Investigator) é uma série de televisão norte-americana que fez muito sucesso nos anos 80. A série foi transmitida em primeira mão na rede de televisão americana CBS, que decidiu desenvolver um projeto que aproveitasse os equipamentos da série Havaí 5-0, que foi um seriado de muito sucesso nos anos 60 e anos 70. O primeiro nome lembrado para ser o protagonista foi Robert Conrad, que havia estrelado James West. Com a recusa, Tom Selleck, na época mais conhecido por fazer comerciais de televisão, foi convidado e aceitou o papel.

A série foi exibida de 1980 a 1988, de acordo com as classificações da Nielsen, Magnum, P.I. consistentemente classificou-se entre os vinte melhores programas de televisão dos EUA durante os primeiros cinco anos que a série foi originalmente transmitida nos Estados Unidos. Originalmente aparecendo em um horário nobre americano das 20:00, Magnum, P.I. foi um dos programas mais bem avaliados na televisão dos EUA.

Miami Vice

Miami Vice, é uma série de televisão americana muito famosa na década de 1980. A série passa-se na cidade de Miami e gira em torno de dois policiais, interpretados pelos atores Don Johnson e Philip Michael Thomas. A série retrata o submundo dos cartéis, corrupção e tráfico de droga. A música tema da série (instrumental) foi criada por Jan Hammer.

O primeiro episódio foi ao ar pela NBC em 16 de setembro de 1984. A série teve o seu auge em 1986/1987 quando cada episódio chegou a custar 1 milhão de dólares, batendo recordes de audiência sucessivos em 1987.

No Brasil, Miami Vice foi exibido com exclusividade pelo SBT e 1986 até 1990 quando a Rede Globo comprou os direitos da série. Todas as 5 temporadas foram exibidas na íntegra e sem cortes pelo canal de TV por assinatura USA de 1996 a 1999. As duas últimas temporadas nunca foram ao ar na TV aberta.

Zorro

Zorro é uma série de produção da Walt Disney baseado no herói mascarado, estreado em 10 de Outubro de 1957 no canal ABC. O final da série no canal foi em 2 de Junho de 1959. Foram produzidos 78 episódios, além de 4 especiais de uma hora que foram ao ar entre 30 de Outubro de 1960 e 2 de Abril de 1961 pela antologia de séries de televisão dos Estúdios Walt Disney. No Brasil, a série foi ao ar na TV Globo entre janeiro de 1973 e março de 1974.

A série foi muito popular, principalmente entre o público infantil. A comicidade estava presente, graças aos personagens coadjuvantes Sargento Garcia e Cabo Reyes, que protagonizavam situações engraçadas; e o mudo Bernardo, quando descrevia as coisas que via para Don Diego. A ressaltar a comicidade, cada personagem tinha seu próprio acompanhamento musical: para o Sargento Garcia havia uma música que chamava a atenção para o seu enorme peso. E com Bernardo era ouvido uma canção com som de flautas e seus gestos bruscos traziam efeitos sonoros causados por instrumentos de madeira e metal.

Os episódios eram em preto e branco, tendo sido colorizados em 1992.

Jornada nas Estrelas

Star Trek (no Brasil, Jornada nas Estrelas; em Portugal, O Caminho das Estrelas) é uma série de televisão norte-americana de ficção científica criada por Gene Roddenberry, produzida pela Desilu Productions (mais tarde pela Paramount Television) e exibida pela NBC de 8 de setembro de 1966 até 3 de junho de 1969.

Em termos de roteiro, Star Trek é notável por ser uma das primeiras séries de ficção científica a utilizar os serviços de vários escritores do gênero, como Norman Spinrad, Harlan Ellison e Theodore Sturgeon, como também vários roteiristas famosos da época. A editora de roteiros Dorothy C. Fontana, originalmente secretária de Roddenberry, também foi vital para o sucesso de Star Trek, ela editou a maioria dos roteiros da série e até escreveu alguns episódios. Era creditada como D. C. Fontana, seguindo uma sugestão de Roddenberry, já que ele achava que uma mulher não seria levada a sério em uma área dominada por homens.

Vários temas notáveis foram abordados durante a série, muitos envolviam a exploração de grandes questões enfrentadas pelos Estados Unidos na década de 1960, incluindo racismo, nacionalismo, sexismo e guerras. Roddenberry utilizou a alegoria de uma nave estelar do futuro para explorar essas questões. Apesar de Sammy Davis, Jr. e Nancy Sinatra terem rapidamente se beijado em dezembro de 1967 no programa Movin’ With Nancy, Star Trek foi a primeira série americana a mostrar um beijo interracial (entre Kirk e Uhura no episódio “Plato’s Stepchildren”), apesar do beijo ter sido mímica (ocultado pela cabeça de Uhura) e mostrado como involuntário.

Episódios como “The Apple”, “Who Mourns for Adonais?”, “The Mark of Gideon” e “The Return of the Achorns” apresentam uma visão antirreligiosa (devido a visão humanista secular de Roddenberry). “Bread and Circuses” e “The Omega Glory” possuem temas mais pró-religião e patriota.

Roddenberry também queria usar a série para abaixar a censura e restrições da NBC ao disfarçar temas potencialmente controversos com ficção científica. Interferência da emissora e/ou dos patrocinadores, até o ponto de censurar roteiros e filmagens, era algo comum na década de 1960 e Star Trek sofreu com isso. Roteiros eram vetados ou censurados pelo Departamento de Padrões de Transmissão da NBC, que anotava todas as mudanças e cortes necessários.

A série também é famosa por seu senso de humor, como as discussões de Spock e McCoy. Episódios como “The Trouble With Tribbles”, “I, Mudd” e “A Piece of the Action”, entretanto, foram escritos em sua totalidade como comédias. O humor de Star Trek foi diminuído nas séries seguintes e nos filmes, com grandes exceções como Star Trek IV: The Voyage Home.

Vários episódios usaram o conceito de uma Terra duplicada, permitindo o reuso de cenários e objetos já existentes. “Bread and Circuses”, “Miri” e “The Omega Glory” apresentam esses mundos. Três episódios, “A Piece of the Action”, “Patterns of Force” e “Plato’s Stepchildren” são baseados em planetas alienígenas que adotaram culturas antigas da Terra (período da Lei Seca em Chicago, Alemanha Nazista e Grécia Antiga, respectivamente). Entretanto, “A Piece of the Action” e “Patters of Force” mostram isso como resultado de contaminações de terráqueos, antes ou depois da criação da Primeira Diretriz.

Todos os 79 episódios foram digitalmente remasterizados pela CBS Home Entertainment, distribuídos pela Paramount e lançados em DVD e Blu-Ray.

E para você qual é a melhor série dos anos 70/80?

Deixe nos comentários!

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

One thought on “4 Melhores séries dos anos 70/80 ‘esquecidas’ pelo público!

  1. São tantas! A feiticeira, As panterinhas, Os pioneiros, Chaparral, Agente 86, Perdidos no espaço e etc. É uma lista enorme de séries e seriados adoráveis. A recordação dos velhos tempos com suas TVs ultrapassadas faz muito bem. Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.