‘Mindfulness’ e a consciência plena do aqui e agora | Dra. Roselane Santos

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos

Compartilhe:

Mindfulness, que tem sido traduzida para o português como atenção plena ou consciência plena, pode ser compreendida como a habilidade de se estar consciente em relação ao momento presente, de forma aberta e sem pré julgamentos.

É a habilidade de perceber o que ocorre em nossos pensamentos, sentimentos e no nosso corpo de forma clara, objetiva, serena e não reativa, ou seja, sem nos deixar levar automaticamente por esses eventos mentais ou sensações e sem reagirmos imediatamente a eles.

A prática da consciência plena tem sido exercitada hoje em dia com a incorporação no nosso cotidiano de técnicas de meditação ou exercícios informais e tem sido cada vez mais utilizada como instrumento para lidar com o estresse e aumentar a capacidade de foco, além de promover um amplo bem-estar.
Nas últimas décadas, esta técnica passou a ter abordagens mais científicas e seus benefícios são cada vez mais comprovados por meio de evidências. Há milhares de trabalhos publicados demonstrando como técnicas de meditação atuam modificando o funcionamento e a estrutura do sistema nervoso e como podem ser aplicadas em diversas áreas que vão desde a saúde à educação, inclusive auxiliando nos ambientes corporativos.

A meditação treina nossa capacidade de atenção voluntária, mudando a maneira como o cérebro lida com diversas situações cotidianas e interferindo até mesmo na maneira como as pessoas se situam no mundo.

A consciência plena muda a maneira de nos vermos no mundo, permitindo-nos sentir e atuar com mais clareza e mais presentes em cada situação. Ela nos permite nos perceber melhor e percebermos uns aos outros.

Mindfulness desenvolve nossa capacidade de empatia e compaixão, melhora nossos relacionamentos interpessoais, aumenta nossa inteligência emocional, tão importante no nosso mundo atual.
A arte da consciência plena pode ser aplicada com muito sucesso, inclusive, na área da saúde. Podemos ver sua utilização gerando resultados de sucesso até mesmo na área da nutrição, seja para recuperação ou manutenção da saúde ou ainda para perda de peso através de técnicas do “comer consciente”.

Eu, particularmente, utilizo muito desta técnica com meus pacientes, através da percepção do cheiro, textura, cor, sabor de cada alimento, com consciência a cada garfada, aprendendo a estar totalmente presente no momento das refeições. Nada de comer em pé, assistindo televisão ou vendo o celular. Estar consciente e presente em tudo que fazemos no nosso dia a dia inclusive otimiza nossos resultados, seja nas nossas funções e produção no trabalho, seja no cuidado com nossa saúde plena.
Podemos utilizar técnicas diversas de meditação para controle das emoções e auto conhecimento, independente de caráter religioso ou místico ( não é sobre isto que tratamos).
Mindfulness diz respeito à desaceleração do nosso ritmo frenético, conhecimento e auto percepção corporal aprimorados, auto controle das emoções, ou seja, mais qualidade de vida e ganho de saúde plena.

É um campo muito vasto, mas fica aqui uma dica pra quem quer se perceber melhor, perceber com mais intensidade suas emoções, seus sentimentos e o mundo em que estamos inseridos, ganhando saúde física, mental e nos seus relacionamentos.
Tire um tempo do seu dia para você mesmo, para se sentir, se perceber, aprender a ouvir seu corpo e não negligenciar suas emoções. Ganhe saúde, ganhe auto conhecimento e auto estima. Seja pleno.

Roselane Santos, graduada em medicina pela Univas em 1995, pós graduada em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura pelas UNAERP em 1999, pós graduada em Medicina de Família e Comunidade pela Univas em 2011, atuo na Estratégia da Saúde da família em Pouso Alegre, MG
Cursando o Quinto período da faculdade de Nutrição pela Claretiano

Instagram @roselane.santos

Facebook @coach.Roselane.Santos

YouTube Roselane Santos

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.