Análise | Crystal UHD TU8000 2020 possui precisão de cores e é perfeita para jogos

Posted on
Atualizado em

Categoria: Review, Tecnologia

Compartilhe:

Quando se trata de novas TVs em 2020, o mercado é extenso, e a demanda é alta, principalmente pelo momento que estamos passando. Empresas surgem a cada dia, softwares são criados a cada minuto. E com tantas informações, se torna relativamente difícil não se prender a grandes nomes como o da Sul Coreana Samsung.

Por isso hoje (16) vamos apresentar a nova geração de televisores 4K da Samsung – Crystal UHD TU8000, que substitui o Samsung RU7100, e traz algumas mudanças como: modo game, cores e contraste, por meio do novo processador Crystal UHD, que dá nome à categoria.

Conteúdo da Embalagem

 

 

 

Acompanhando um acabamento especial moderno frontal e traseiro, ela é bem simples, mas elegante – na parte traseira ela é feita em plástico com um acabamento texturizado, algumas pessoas podem não gostar, mas ela é bem construída. A nova TV da Samsung ainda conta com especificações robustas: Processador Crystal UHD, WIFI 2.4 e 5.0 GHZ, resolução 3.840 X 2.160, frequência da tela 60HZ, HDR Premium, além do painel 100% RGB e borda infinita, você terá um campo de visão muito maior e com mais imersão para aproveitar aos conteúdos. A Samsung irá disponibilizar no mercado os televisores com 50” 55” 65” 75” e 82”, a de teste da redação é a de 55 polegadas.
A Crystal UHD é a tela mais fina da categoria, também vem acompanhado com o visual livre de cabos, já citamos aqui no nosso site, você não terá problemas com fios emaranhados:  a TU8000 apresenta uma solução de canaletas exclusiva que permite organizar os cabos e escondê-los.

“Eu quero desfrutar de tudo que a tecnologia pode me proporcionar.”

E agora estamos no mercado atual – a frase acima diz tudo: você quer o melhor. Não basta ser funcional, tem que ter diferencial. Por este motivo a Samsung trouxe comandos de voz e múltiplos assistentes pessoais, tudo isso controlado pelo exclusivo Controle Remoto Único – que é capaz de controlar diversos aparelhos compatíveis conectados à TV.

O modo ambiente versão foto também foi implementado, que antes estavam presentes apenas nas TVs QLED, este modo deixa o ambiente muito mais harmonioso e bonito.

A TV TU8000 também vem equipada com Conexão Bluetooth, com ele você tem a praticidade de conectar dispositivos sem fio, essa não é uma vantagem apenas estética, ela é muito funcional para quem quer ouvir música, assistir filme com fone profissional, entre outros.
A Samsung também trouxe novas parceiras nessa linha, temos três grandes serviços de streamers que podem ser acessados ao comando de um botão: Prime Video, Globoplay e Netflix.

 

 

  • Modelo: UN55TU8000GXZD
  • Tamanho do painel: 55 polegadas (139,7 cm)
  • Resolução: 3840×2160 pixels
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Tipo de painel: VA LCD com iluminação Edge LED
  • Tecnologias de imagem suportadas: HDR10, HDR10+, HLG
  • Potência dos alto-falantes: 20W
  • Tecnologias de áudio suportadas: Dolby Digital Plus
  • Sistema operacional: Tizen
  • Consumo de energia: 150 watts
  • Entradas de vídeo: 3 HDMI 3.0 (ARC, HDMI-CEC), 1/1 RF, vídeo componente
  • Saídas de áudio: 1 saída de áudio óptica digital
  • Outras conexões: 2x USB, Wi-Fi 2.4 e 5.0 GHZ, Bluetooth 4.2, Ethernet
  • Dimensões (largura x altura x profundidade): 1230.5 x 783.3 x 250.2 mm (com suporte) 1230.5 x 707.2 x 59.9 mm (sem suporte)
  • Peso: 14,2 kg (com o suporte), 13,9 kg (sem o suporte).

Curiosidade

“Segundo pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media nova edição do estudo Inside TV, que mapeia como, quando, quanto e onde o brasileiro consome TV. Entre os principais insights, está o fato de que o conteúdo em vídeo é o mais visto entre brasileiros, consumido por 99% dos respondentes da população. A resposta engloba os formatos de TV pela internet, TV aberta, Pay TV, sites, aplicativos, video on demand e vídeos gratuitos na internet.”

Texto: Tela Viva

 

 

 

Ficamos bastante empolgados com o painel 100% RGB – em modelos 4K é muito importante esta tecnologia funcionar, pois assim você consegue alcançar   96% do contraste, fidelizando ainda mais a imagem. Em entrevista com Guilherme Campos, Gerente de Produtos Sênior da Samsung, ele frisou sobre a evolução do processador – o Crystal  traz três pilares importantes aos novos televisores são eles: cor, contraste e upscaling.

Estamos testando a nova TV a uma semana e meia e percebemos que realmente houve uma evolução na formação de imagens, elas são bem nítidas principalmente em ambientes escuros, testamos ela assistindo GOT que foi um tema bem comentado no ano passado, por conter muitas cenas em ambientes escuros. Sentados a mais ou menos um metro e meio de distância do televisor, conseguimos aproveitar o conteúdo com cores bem fiéis, e para quem passa muito tempo assistindo, ela não dá a sensação de cansaço nos olhos – e outra percepção que tivemos é que ao nos posicionarmos na lateral da TV o campo de visão ainda é aproveitado e o melhor de tudo, a imagem não escurece e nem distorce.

Desde  conteúdos com resolução 480p, 720p e 1080p não sofreram qualquer distorção ou artefatos durante a ação na cena enquanto realizou o upscaling para o tamanho nativo da tela e até mesmo conteúdos com baixa resolução ficaram com uma ótima qualidade, notamos que o processador em conjunto com o restante da especificação atualizada trabalham de forma rápida para entregar a imagem mais limpa possível.

A união do hardware e software, filmes com cenas de ação e com movimentos rápidos a TU8000 consegue entregar um ótimo resultado, sem “fantasmas” e sem granulações na imagem. Se você quer alcançar qualidade 100% do 4K junto com o HDR, recomendamos filmes digitais comprados e baixados que não precisam utilizar o serviço de streaming, já que não é necessário o uso da internet. O problema disso não fica a cabo da sua internet, mas sim dos aplicativos que podem apresentar instabilidade na qualidade do stream.

Você quer jogar e ter a melhor experiência?

Os fãs de console vão adorar, ele ativa automaticamente o modo game, a experiência em jogar em 4K é incrível, testamos o Playstation 4 Pro, a taxa de atraso é minima – os recursos de jogos são muito fáceis de usar, você não precisa se preocupar em configurar a sua TV manualmente, o que nos deixou bastante aliviados.
Se você ativar o HDR no console, ele além de melhorar a parte visual, pois possui ampla gama de cores, as áreas dos jogos ficam visíveis até mesmo em cenas escuras, e com a luz do ambiente apagada, não notamos vazamento da luz do painel, o que tornou nossa experiência muito mais agradável, sem perca de qualidade.

O som é bom o suficiente?

Sim. Não é um modelo para entusiastas, compará-lo a um soundbar ou algum produto de som externo similar, não seria justo. Ele possui um par de alto-falantes de 20 watts no interior, com tecnologia Dolby Atmos, ou seja todos os filmes, aplicativos, jogos, entre outros que possuem esta tecnologia, você consegue aproveitar ao máximo. O som soa equilibrado, com bons agudos mesmo não tendo um som dedicado para os graves, tivemos um bom balanço e uma experiência agradável. Notamos que o grave é baixo, mas isso não desabona o produto, caso queira um som espetacular adicione um soundbar, a Samsung possui opções para todos os gostos e bolsos.

RECURSOS INTELIGENTES

Ele vem com o sistema operacional Tizen que permite vários recursos inteligentes: Apple AirPlay e os dois assistentes de fábrica Samsung Bixby e suporte ao Amazon Alexa, sentiu falta de algum? No primeiro instante ficamos preocupados, pois não vimos o Google Assistente, mas fiquem tranquilos que ele será lançado no final de 2020.
Como podem ver no vídeo testamos a Bixby ela não está em PT BR, mas a atualização chega em breve, ela é bastante responsiva, atende aos comandos rapidamente no reconhecimento da voz, e o bacana é que você não precisa falar pausadamente, basta segurar o botão e falar naturalmente que o seu comando será realizado, vale informar que as dicas de comando estarão nas opções de sua televisão, faça uma visita para aprender os comandos do seu assistente virtual. Escolhemos a Bixby, pois conseguimos ativar rapidamente com a conta Samsung, já o Alexa você precisa de um segundo dispositivo – PC ou smartphone.

 

 

 

  • Qualidade no tempo de resposta
  • Fidelidade das cores
  • Integração da televisão com as funções do controle único.

 

 

 

  • Falta do DTS.

 

 

 

A Samsung trouxe em 2020 atributos do modelo Premium para esta categoria, a TU8000 tem um desempenho excelente, principalmente em ambientes escuros, estamos falando de uma tela UHD que a Samsung conseguiu aproximar bastante com o seu modelo topo de linha QLED no quesito qualidade do preto na tela. Um ponto importante é que a tela não é muito reflexiva, você não vai sofrer com o reflexo do ambiente na tela da sua televisão quando estiver com luz direta.
Claro que não vamos deixar de apontar o baixíssimo input lag quando está jogando com o seu console, sem dúvidas será um dos melhores custo beneficio para aproveitar a atual e a próxima geração de vídeo games que será lançado ainda este ano. A TU8000 55” foi lançada com preço sugerido de R$ 3.299,00.

Nota: 9,0

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.