Cresce interesse pelo mercado financeiro entre os brasileiros

Posted on

Categoria: Artigos

Compartilhe:

O povo brasileiro, independentemente do viés político, religioso, econômico ou social, é batalhador, lutador e se reinventa. Sempre ressurge das cinzas como uma fênix e nunca se entrega aos problemas e intempéries desta vida. Falando sobre isso vamos exemplificar com a atual situação que como uma catástrofe invisível, sem prévio anúncio, se alastrou pelo mundo a fora, a pandemia do Covid-19.

A maioria da população está confinada há mais de noventa dias, sempre na expectativa de achar um jeito de driblar a pandemia. Estamos falando de um povo de diversas etnias e das mais variadas culturas. Porém, um povo sisudo, de caráter e personalidade inabalável que planeja, arquiteta planos e não deixa os seus planejamentos na teoria, parte para a ação quantas vezes for necessária, até que dê certo.

Alguns exemplos do que temos visto em decorrência do isolamento são empresas fechando suas portas, o comércio e a indústria demitindo em massa. Destacando o ramo de restaurantes, bares e buffets com a pandemia em seu pico crescente, hoje investiram no delivery. Estamos vendo pessoas do ramo das indústrias como desde um auxiliar de produção, até pessoas com formação acadêmica e maiores cargos buscando outros tipos de investimentos como o ramo de confeitaria domiciliar.

Imagem: Pixabay

Muitas pessoas também estão correndo atrás do prejuízo e partindo para um plano B, aproveitando as oportunidades do momento. São diversos os brasileiros que resolveram entrar no setor de investimentos, buscando conhecimento na área para se familiarizar com esse seguimento que há décadas constrói grandes patrimônios financeiros.

No universo do mercado financeiro é preciso estar atendo e buscar o máximo de informação possível sobre as diversas possibilidades existentes. Se inteirar sobre os melhores e mais seguros produtos, como o índice sp500, traz consciência no momento de investir aquele dinheiro suado, conquistado com muita luta. Para isso, especialistas apontam que um dos pontos mais importantes que deve ser feito no início dos seus estudos, é compreender o seu perfil de investidor.

A importância do diagnóstico do perfil de investidor

Traçar o perfil de investidor é um requisito básico para compreender quais os produtos ofertados pelo mercado financeiro que mais se adequam as suas expectativas. Trata de um conjunto de características, as quais são determinadas através de perguntas específicas sobre o comportamento financeiro do futuro investidor.

A partir das respostas, seu perfil pode se enquadrar nas seguintes opções: conservador, moderado ou agressivo (também pode ser denominado arrojado). Você será avaliado pela sua situação financeira (renda e patrimônio), idade, conhecimento do mercado e, além de seus objetivos finais com os investimentos.

Nessa época de incertezas e crise, o mercado financeiro tem atraído os olhares de muitos brasileiros. As notícias diariamente divulgadas na internet, sobre o bom cenário para investir, aceleram o interesse de quem está com o intuito de colher frutos a longo prazo. Mas isso também pode ser perigoso para iniciantes que ainda não possuem conhecimento e experiência para identificar se realmente as ofertas propagadas atendem, de fato, o seu perfil.

De acordo com corretores financeiros, o investidor pode tomar atitudes precipitadas quando aplica seu dinheiro em investimentos que não são recomendados para o seu perfil de investidor. O medo de perder o pouco dinheiro, que com dificuldade conseguiu juntar, ativa o botão de alerta do cérebro e faz com que aquele investidor (provavelmente conservador) aborte a ideia a longo prazo e suspenda suas atividades no mercado.

Por isso, vale ressaltar a relevância de estabelecer dois pontos cruciais para se manter sereno no seguimento. O primeiro deles, é ter em mãos seu diagnóstico de perfil de investidor. O segundo é organizar uma ideia central para cada investimento, ou seja, pense no objetivo final (o que pretende fazer com aquele dinheiro e em quanto tempo pretende resgatar). Com isso, você saberá buscar quais os produtos que irão atender as suas necessidades.

Com um panorama de crise, como o atual, onde a situação se agrava a cada dia com o aumento do número de desemprego, o ideal é não dar “tiro no escuro” e buscar o máximo de informação sobre seus interesses econômicos. Só assim, você poderá percorrer passos que lhe conduzirão a um retorno significativo.

Respeitar as indicações sugeridas pela corretora de acordo com seu perfil de investidor, poderá orientá-lo para uma conduta mais tranquila e paciente. Esses são requisitos básicos, principalmente para aqueles que pensam num investimento a médio ou longo prazo. Ser imediatista, no mercado financeiro, pode lhe render, ao invés de dinheiro, desilusões e ansiedade.

Portanto, bons estudos e paciência para analisar e identificar as melhores oportunidades para seu bolso e seus anseios futuros.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.