A nova alternativa VPN dos cofundadores do Dropbox pode realmente ser uma revolução?

Posted on

Categoria: Tecnologia

Compartilhe:

VPNs, ou redes virtuais privadas, são um pilar da segurança de redes corporativas.

As redes privadas criam um canal criptografado entre seu dispositivo, um laptop ou smartphone, e os servidores de uma organização.

Todo o tráfego da Internet é roteado pela infraestrutura de TI da empresa, e é quase como se você estivesse fisicamente localizado em outros países.

Como as VPNs atuais funcionam?

Apesar de sua onipresença, existem pequenas falhas na arquitetura de algumas VPNs.

Redes corporativas e VPNs foram projetadas assumindo que a maioria dos funcionários estaria fisicamente localizada em um escritório na maior parte do tempo.

Como a pandemia deixou bem claro, cada vez menos pessoas trabalham em um escritório físico com um computador desktop conectado à internet, o que faz com que a forma que uma rede virtual privada funciona mais eficiente.

As VPNs podem ter enormes problemas de desempenho, roteando todo o tráfego por meio de um destino, as VPNs não apenas adicionam latência à sua experiência de Internet, mas também transmitem todo o tráfego não comercial por meio de seus servidores corporativos.

Do ponto de vista da segurança, as VPNs também presumem que, quando um dispositivo se conecta, ele está razoavelmente seguro e protegido.

As VPNs não verificam ativamente as solicitações de rede para garantir que todos os dispositivos acessem apenas os recursos que deveriam.

Qual é a áre da Twingate a possível nova alternativa aos VPNs

Twingate está lutando diretamente para derrotar VPNs corporativos com uma arquitetura inteiramente nova que assume confiança zero, funciona como uma malha e pode segregar o tráfego de trabalho e não comercial da Internet para proteger empresas e funcionários.

Em suma, pode melhorar drasticamente a maneira como centenas de milhões de pessoas trabalham globalmente.
É uma visão ousada de um trio ambicioso de fundadores. O CEO Tony Huie passou cinco anos no Dropbox, liderando a expansão internacional e de novos mercados em sua função final no serviço de compartilhamento de arquivos.

O diretor de produto Alex Marshall foi gerente de produto no Dropbox antes de liderar o produto no programa de gerenciamento de laboratório Quartzy.

Finalmente, o CTO Lior Rozner esteve recentemente na Rakuten, e antes disso na Microsoft.

A startup foi fundada em 2019 e está anunciando o lançamento público de seu produto, bem como seu financiamento Série A de US$ 17 milhões.

Como surgiu e como funciona o serviço

A ideia do Twingate veio da experiência de Huie no Dropbox, onde ele observou sua adoção na empresa e viu em primeira mão como a colaboração estava mudando com o surgimento da nuvem.

Ele participou de uma variedade de projetos na SignalFire, eventualmente decidindo melhorar as redes corporativas.
Então, o que Twingate realmente faz? Permite que profissionais de TI conectem o dispositivo de um funcionário à rede corporativa com muito mais flexibilidade do que uma VPN.

Por exemplo, serviços ou aplicativos individuais em um dispositivo podem ser configurados para se conectar com segurança a diferentes servidores ou centros de dados.

Para que seu Skype possa se conectar diretamente ao servidores da Microsoft, seu site JIRA pode se conectar diretamente aos servidores JIRA, tudo sem a típica viagem de ida e volta para um hub central que uma VPN requer.

Quais são as vantagens do novo formato?

Essa flexibilidade oferece dois benefícios principais. Em primeiro lugar, o desempenho da Internet deve ser mais rápido, uma vez que o tráfego está indo diretamente para onde precisa, em vez de passar por várias retransmissões entre um dispositivo do usuário final e o servidor.

Twingate também diz oferecer uma tecnologia de “congestionamento” que pode adaptar seu roteamento às mudanças nas condições da Internet para aumentar ativamente o desempenho.

Mais importante, o Twingate permite que a equipe de TI corporativa calibre cuidadosamente as políticas de segurança na camada de rede para garantir que as solicitações de rede individuais façam sentido no contexto.

Por exemplo, se você é um vendedor em campo e de repente começa a tentar acessar o servidor de código da sua empresa, Twingate pode identificar essa solicitação como altamente incomum e bloqueá-la completamente.

O Twingate foi projetado para ser fácil de incorporar novos clientes, de acordo com Huie, embora isso quase certamente dependa da diversidade de usuários finais dentro da rede corporativa e do número de serviços aos quais cada usuário tem acesso.

O Twingate se integra a provedores de logon único populares.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.