Análise | Last Stop é parada obrigatória para quem aprecia bons personagens e enredo criativo

Posted on

Categoria: Artigos, Games, Review

Compartilhe:

dos criadores de Virginia, Last Stop é um jogo de ficção científica e conta história de personagens misteriosamente interconectados será que trouxe muita inovação e um enredo envolvente? Confira nosso review.

Londres 1982

Quando os primeiros raios de sol branco iluminavam a cidade de Londres sem esquentar o dia dos cidadãos que vivem em um clima eternamente chuvoso, ninguém esperava que a polícia relataria um caso de teoria da conspiração envolvendo alienígenas e portais misteriosos. Isso porque Peter e Samantha corriam em direção aos metrôs londrinos fugindo de dois guardas em busca de um local secreto que aparentemente abria uma passagem para uma dimensão misteriosa. Todo cidadão de Londres sabe que essa teoria da conspiração vem sendo defendida cada vez mais pelas pessoas e há aquelas que saem rondando a cidade em busca deles. Quem for capaz de achá-lo poderá encontrar uma nova forma de sociedade supostamente não humana e viver em mundo paralelo.

Samantha sempre foi mais decidida que Peter e por isso menos medrosa. Gostava de experimentar tudo o que era novo, acreditava que a vida era feita de experiências e quando soube da existência de possíveis passagens alternativas, não hesitou em procurá-las até encontrar. Peter, por outro lado, era mais correto e acreditava que o certo deveria ser feito mesmo que isso custasse um preço muito alto e, naquela manhã de 1982, ele queria ver se as teorias a respeito de uma sociedade alternativa eram verdades e seguiu Samantha pelas estações do metrô com a polícia em suas costas.

Quando chegaram na estação principal, tudo que encontraram foram passageiros e infinitos trilhos de trem que cortavam a cidade pelo subterrâneo. No entanto, ambos sabiam que uma passagem secreta não estaria obviamente aos olhos das pessoas e teriam que procurar para além das estações. A decisão então foi pular para os trilhos e continuar pelo caminho que os vagões percorriam e, ao ouvirem o metrô do horário da manhã chegar em alta velocidade, encostaram na parede para se protegerem e sentiram a pressão do ar rasgando suas roupas. Os dois policias que os perseguiam conseguiram avistá-los e estavam quase prendendo os dois jovens quando foram bloqueados por uma pesada porta de ferro que garantiu a segurança de Peter e Samantha.

Não demorou para que os dois chegassem ao ponto de destino e tiveram certeza disso quando avistaram um homem de meia idade vestindo um terno marrom, gravata e óculos pretos que os aguardavam ao lado de uma pequena porta de cor escura dessas que levam às salas de manutenção. Ele carregava uma maleta da mesma cor do terno e se fosse visto em meio às pessoas seria facilmente confundido com um homem de negócios e não alguém que conhece passagens secretas na capital britânica. O homem alegou que eles estavam atrasados e que por pouco teria ido embora, mas para a surpresa de Peter e Samantha, a bronca do desconhecido não fez mais sentido depois que ele revelou o que estava atrás dessa porta. Raios luminosos de cor verde que pareciam uma cisão no tempo saíam como se estivessem presas há muito tempo e quisessem ser encontradas. No entanto, a descoberta de que uma suposta teoria da conspiração era finalmente verdade provocou reações diferentes para aqueles jovens dos anos 80.

Enquanto Samantha parecia hipnotizada tanto pela ideia de estar em um espaço-tempo quanto pelas infinitas possibilidades, Peter recuou e sentiu receio de pisar em algo desconhecido. O estranho homem alertou que a passagem não duraria muito mais tempo e pediu para que eles entrassem o quanto antes, o que Samantha obedeceu com prazer reprovando o amigo que ainda hesitava. Como Peter não entrou na passagem, o estranho do subsolo do metrô de Londres seguiu Samantha e fechou a porta na frente de Peter. Quando a polícia alcançou o garoto e decretou voz de prisão, Peter estava incrédulo, mas ficou ainda mais espantado quando viu um dos policiais abrir a porta para prender Samantha e encontrar no lugar de raios verdes luminosos uma grossa parede de tijolos.

Sem reação, ele não sabia o porquê de não ter entrado na passagem. Talvez fosse mesmo o medo do desconhecido ou quem sabe um sentimento que ele não sabia lidar e que envolvia Samantha. De qualquer forma, foi levado à delegacia para prestar depoimento sem saber ainda que este evento incomum mudaria toda a sua vida.

Três personagens em um enredo emocionante

A premissa de Last Stop abre as portas para um jogo de interação que envolve decisões de caráter moral com personagens humanizados propondo uma história que tem por objetivo presenciar os dramas de pessoas muito distintas. Desenvolvido pelo estúdio Variable State, responsável pelo aclamado jogo independente Virginia, os produtores avançam nas técnicas narrativas e de desenvolvimento trazendo ao público um título consistente e muito atrativo para aqueles que apreciam histórias mais elaboradas. A ideia de trazer um mundo paralelo de base alienígena junto com acontecimentos tipicamente humanos faz com que Last Stop seja um jogo único à sua própria maneira mesmo com algumas limitações. As emoções promovidas são claramente uma forma de ganhar o jogador e fazer com que todos os capítulos sejam jogados para que seja possível assistir o desfecho da trama.

À primeira vista, é perceptível que as inspirações dos personagens, dos cenários e das cores ainda guardam muito do jogo Virginia que, por ter um estilo muito particular foi mais apreciado pela crítica do que pelo público. Como uma forma de valorizar os aspectos mais impactantes do jogo, os produtores optaram por manter conceito original adicionando outras técnicas como a dublagem, expressões faciais e uma narrativa mais coerente e compreensível.

Enquanto Virginia mostrava dramas confusos e com personagens que pareciam ser muito profundos, Last Stop traz todos os elementos de gameplay às claras mesmo investindo em um tema sobrenatural como uma sociedade alienígena alternativa. Desta vez, o jogo possui um roteiro bem elaborado e interessante que instiga o jogador a seguir na campanha ao mesmo tempo que se envolve de alguma forma com os três personagens principais. Os protagonistas são o elemento de maior destaque do jogo por trazerem temas polêmicos como traição, valorização da juventude, morte na família e diversos outros assuntos com os quais os jogadores poderão se identificar. Isso atribui um aspecto emotivo forte à proposta e provoca reações variadas como riso, tensão e até choro dependendo do tema com a qual se identifica.

O jogo é composto por cinco capítulos por personagem sendo que cada um pode ser escolhido na ordem que se deseja sendo necessário jogar todos os quinze episódios para acessar o capítulo final que apresenta o encerramento da história. John, Donna e Meena são o trio que vão passar por situações intensas e certamente vão propor diversão e emoção a todos que se aventurarem até o final.

John é um homem de cinquenta anos que vive com sua filha de oito em um bairro popular de Londres. Após trabalhar mais de vinte e cinco anos em um mesmo escritório, John não viu o tempo passar e luta para se adequar ao presente sendo um pai solteiro e com pouco dinheiro. Sempre preso à rotina, ele sempre tem suas correspondências trocadas com Jack, o morador do outro prédio que tem as mesmas iniciais do seu nome.

O personagem de John traz uma história de dificuldades em um mundo moderno em um contraste com a juventude e a saúde de Jack que faz com esse protagonista tenha sentimentos de inveja e inferioridade. Enquanto John é um homem simples que passou a vida em bares e restaurantes comento torresmos frios, Jack é o jovem de vinte anos em plena forma física, cabelo da moda e que trabalha em uma desenvolvedora de jogos eletrônicos que assume uma postura mais descolada e atenta às tendências trabalhistas. Ao trombarem com um estranho homem na estação de metrô, John e Jack têm suas mentes trocadas passando a viver um a vida do outro, o que gera sérios impactos tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

Nesta história, os jogadores deverão decidir o destino de dois homens de gerações diferentes promovendo as melhores decisões para vidas opostas. Os cinco capítulos que compõem a história de John e Jack procuram relatar o valor da vida e da saúde bem como as escolhas que fazemos ao longo de nossas jornadas e são sempre regadas com emoções que variam de situações cômicas até momentos e situações dramáticas.

Meena é a personagem mais séria de toda a trama e sua história envolve questões relacionadas à carreira profissional e a vida pessoal que não estão alinhadas fazendo com que todos paguem um preço por isso.

Em início de carreira, Meena se alistou nas forças armadas e, pelo exímio desempenho, foi recrutada para o time de elite para desempenhar uma função de alto escalão. Após ser afastada por algumas divergências na sua conduta, ela foi contratada por Peter para trabalhar em uma empresa privada que recolhe informações sobre possíveis inimigos para a América e, no momento, está sendo escolhida para compor um time de agentes especiais para atuar no novo projeto do diretor da empresa.

A personagem Meena vive temas adultos e vai agradar os jogadores mais velhos, pois questões como traição, competição no ambiente profissional e dúvidas sobre a própria vida são partes de uma história profunda e cheia de segredos pessoais que podem pôr em risco tudo o que Meena conquistou. Os capítulos de Meena destacam os valores de família, o amor das pessoas que estão próximas e os difíceis momentos em que devemos abrir mão de elementos preciosos por conta de chantagens e mentiras. Cabe ao jogador decidir o destino da personagem de acordo com suas escolhas.

Para completar o elenco de personagens, Donna aparece como a típica adolescente que está descobrindo sua identidade em meio a conflitos familiares como a irmã mais velha que cuida de sua vida e a mãe que vem apresentando problemas graves de saúde. No entanto, Donna abdica de suas questões pessoais para, no desenrolar de sua história, investigar junto com seus amigos Beck e Vivek o comportamento de um suposto homem que atrai pessoas para sua residência de onde elas nunca mais saem. Ao segui-lo, os três descobrem que o homem não é um ser humano e está levando pessoas para uma outra dimensão de forma discreta e cautelosa.

Ao se encontrarem com o sujeito, eles predem o homem em uma cadeira por dias pensando no que farão para que ele não os denuncie, mas a verdade é que este suposto ser de outra dimensão tem motivos mais obscuros em relação aos humanos e principalmente à Donna. Apesar de ser a história menos interessante das três disponibilizadas, são os capítulos de Donna que levam o jogador à dimensão paralela através deste suposto homem sobrenatural fazendo com que o enredo do jogo ganhe uma outra profundidade e um teor mais sobrenatural que se soma a todos os conflitos humanos apresentados.

Ausência de mais tecnologia e foco na narrativa

O forte investimento em uma narrativa bem estruturada e com personagens interessantes não acontece de maneira inocente em Last Stop. Isso porque, o jogo dá indícios de que os protagonistas se encontrarão em algum ponto uma vez que tantos os personagens principais quanto os secundários interagem de forma consistente ao longo da campanha e se unem para estrelar o capítulo final. Em comparação com Virginia de 2016, tem -se em Last Stop uma dinâmica de gameplay muito mais interessante e desenvolvida que envolve os todos personagens de forma satisfatória fazendo com seja possível perceber que vai haver uma ligação relevante entre os personagens principais.

A mecânica do jogo é simples, funcional e entrega o famoso estilo de jogo por escolhas que foi popularizado pela TellTale ainda em 2011. Enquanto acompanha os eventos de cada personagem, o jogador deverá escolher, dentro de um tempo limite, a melhor resposta para cada interação que colabora para que alguns detalhes sejam revelados. Apesar de contar com roteiro interessante, as escolhas, que são a maior parte do jogo, não fazem muita diferença para a progressão e mudam apenas a emoção do personagem em relação ao contexto. Saber escolher alguns dos diálogos faz com que conquistas/troféus sejas obtidos e é um atrativo a mais para os caçadores de pontuação.

Como parte das dinâmicas, há também os momentos em que é possível movimentar os personagens com a alavanca de controle, mas quase sempre esses pontos da narrativa servem para chegar a algum local específico que vai desencadear uma nova cena de interação.

Vale destacar que Last Stop apresenta gráficos e jogabilidade de quase duas gerações passadas e não inova em termos de tecnologia sendo um título dedicado aos jogadores que realmente gostam de um bom enredo. Não há nenhuma novidade em termos de resolução e renderização e o motor gráfico utilizado foi o Unity que já oferece muitas possibilidades de desempenho como foi o caso de Green Hell que fez um ótimo uso da plataforma. As expressões faciais são pouco convincentes e mudam de forma brusca, o que passa uma ideia de robotização que acaba sendo um pouco suavizada pelo bom trabalho de dublagem e uma trilha sonora que acompanha todos os sentimentos vividos.

No que diz respeito à história, o grande destaque da produção, o capítulo seis oferece duas possibilidades de final para cada personagem sendo estes mais relevantes que as proporcionadas durante os outros capítulos. É possível jogar esse episódio novamente e optar pelo outro final que totalizam seis possibilidades se considerar todos os protagonistas. É durante o desfecho da narrativa que Last Stop consegue brilhar, pois depois de apresentar os dramas de John, Meena e Donna, a história é ampliada revelando a tão misteriosa sociedade alienígena e de que maneira os três vão estar nela.

A Variable State conseguiu unir o caráter humano com uma sociedade extra terrestre que tem suas próprias leis e vontades e que existe de forma paralela. Quem joga o game pode esperar boas interações e criatividade por parte dos produtores em unir dois temas que seriam distintos, mas que na emoção de Last Stop e na valorização do sentimento, conseguem existir em harmonia e promover uma ótima experiência narrativa através de um jogo.

Veredito

Last Stop retoma o estilo de jogo narrativo por escolha através de três personagens cativantes que vão se envolver em histórias que misturam emoções humanas e uma sociedade alienígena alternativa. Apesar de ainda estar distante de padrões tecnológicos da atual geração, o jogo consegue ser convincente em sua proposta convidando os jogadores a acompanharem o enredo até o final para descobrir que será o desfecho dos intrigantes John, Meena e Donna.

Nota 8

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.