Cultura pop | O poker nos games, no cinema e na história

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos

Compartilhe:

Considerado o jogo de cartas mais popular do mundo, o poker é uma das poucas diversões que reúne elementos de estratégia, sorte, inteligência emocional e análise lógico-matemática. O poker é por isso um jogo fascinante que cativa cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas será que o poker é apenas um jogo, ou algo bem maior do que isso?

Para compreender melhor a influência e impacto do poker, basta olhar para a cultura pop e perceber de que maneira o poker ajudou a construir a forma como hoje vemos o mundo. Ao longo da história do cinema, dos games e do nosso planeta, o poker tem surgido de forma habitual e surpreendente, se destacando como muito mais do que um mero jogo de cassino.
Hoje, vamos olhar para o papel que o poker desempenhou na evolução da cultura pop para perceber de que modo este aparentemente simples jogo de cartas foi (e continua sendo) revolucionário.

O poker no cinema


O poker é a inspiração para filmes de Hollywood pelo menos desde o final da década 20.

O poker é um jogo de grandes emoções em que uma carta fortuita pode mudar por completo o desfecho de uma partida. Talvez por isso, este fascinante jogo é a inspiração por detrás de grande filmes pelo menos desde o final da década 20! O filme de 1929 O Galã foi um dos primeiros a utilizar o poker como base para o seu enredo, mas está longe de ser o único. Basta pensar em alguns dos filmes mais populares dos últimos 30 anos: desde o clássico Cartas na Mesa, com Matt Damon, até ao filme Jogo da Alta-Roda, lançado em 2017. E a história continua: em 2022, por exemplo, Russell Crowe vai lançar um novo filme intitulado Poker Face.
O poker também surge de forma recorrente no pequeno ecrã, sendo uma das escolhas favoritas dos escritores de séries de comédia. As séries Friends, O Escritório ou 30 Rock contam todas com hilariantes cenas de poker.

O poker nos games

O poker é um jogo online muito popular em todo o mundo, e os sites de poker têm investido cada vez mais na criação de novos formatos. O site da 888 é um ótimo exemplo, já que lhe permite jogar não só jogos de poker clássicos como jogos inovadores que incluem o vibrante Snap.
Mas o poker também participa de forma regular nos games, se tratando muitas vezes de um mini-jogo que pode ser jogado de forma opcional ou que é incluído na campanha de alguns dos jogos mais populares dos últimos 20 anos. Os jogos de poker em Red Dead Redemption são talvez o exemplo mais óbvio, mas existem muitos outros, que vão desde o Caravan de Fallout: New Vegas até ao Texas Hold’em de Far Cry 3.

O poker na história


Tal como o cowboy, o poker faz parte da história do faroeste e do folclore norte-americano.

O poker também participa de forma surpreendente na história do nosso mundo e é especialmente importante para a cultura dos Estados Unidos. Não foi por acaso que o poker se popularizou durante o período do Velho Oeste, em que cowboys aventureiros tinham o hábito de tentar a sorte em saloons um pouco por toda a América.
Um dos casos mais populares é o de Wild Bill Hickok, um herói do faroeste baleado pelas costas quando jogava poker. A sua última mão (um par de Ases com um par de 8’s) ficou para sempre conhecida como a Dead Man’s Hand (a “Mão do Homem Morto”) e o momento foi retratado de forma brilhante na série Deadwood.

O poker também fez parte da vida do antigo presidente Richard Nixon, que ficou famoso pela sua defesa da guerra do Vietnã e pelo turbulento período da War on Drugs. Reza a lenda que Nixon terá financiado a sua campanha presidencial com uma fortuna que fez a jogar poker nos seus dias como militar. Segundo o canal História, Nixon se converteu num habilidoso jogador de poker durante o tempo que passou numa base militar americana nas Ilhas Salomão.

O poker na corrida espacial

Finalmente, o poker também fez parte de um dos momentos mais célebres da história do mundo: a missão do Apollo 11. Durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos venceram a corrida espacial ao colocar dois astronautas no solo lunar. Neil Armstrong e Buzz Aldrin se converteram em autênticos heróis americanos, mas você sabia que o poker era uma das várias superstições praticadas pelos astronautas da NASA durante os anos 60?

É normal que uma missão tão importante e perigosa como a Apollo 11 trouxesse ao de cima o lado mais esotérico dos engenheiros da NASA. Alan Shepard, o primeiro americano no espaço, tinha duas superstições que cumpria de forma religiosa antes de cada missão. A primeira era tomar um café da manhã de bife e ovos mexidos. A outra era jogar uma partida de poker contra sua equipa técnica. Segundo o historiador Alan Murphy, Shepard só deixava a mesa de jogo após perder uma mão de poker.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.