Análise | ‘Forza Horizon 5’ Traz a reformulação da franquia com mudanças sutis

Posted on

Categoria: Artigos, Games, Review

Compartilhe:

Forza Horizon 5 foi um dos games mais aguardados dos fãs da Microsoft, mas será que chegaram todas as novidades necessárias para manter a tradição? Confira nosso review completo do game que já está disponível, inclusive se você for assinante Game Pass.

Em nome da diversão

O slogan “menos regras, mais diversão” foi o conceito que definiu um novo padrão de jogos de corrida trazido pelo primeiro Forza Horizon em 2012 como um exclusivo de grande potencial da Microsoft. Em parceria com a desenvolvedora PlayGround Games, a proposta era expandir as possibilidades no gênero corrida e provar para o público que simuladores de direção são interessantes, mas disputas ao céu aberto em um grande festival são muito mais prazerosas. Em todas as versões, o festival Horizon reuniu corredores e fãs de carros para se unirem em um lugar especial do mundo para celebrar a velocidade e as competições frenéticas dos automóveis. Esse mesmo espírito de aventura, ainda consegue ser entregue neste novo lançamento consolidando o game como um título de peso que deve ser jogado por qualquer pessoa que tenha um Xbox. Isso porque a dinâmica e os eventos que ocorrem no game existem em nome da diversão sendo pensados por uma empresa que tem muita experiência com jogos de corrida além de ter criado uma identidade própria para o jogo que vem melhorando a cada edição.

Em quase dez de franquia, o exclusivo do Xbox se tornou sempre muito aguardado pelos fãs da marca trazendo inovações consistentes a cada nova versão mantendo a qualidade e diversão que consagraram a série. Em 2021, Forza Horizon entrega sua quinta versão com novidades que vão desde aspectos técnicos, como gráficos de primeira qualidade, até um novo país onde o evento fictício de carros mais famoso do mundo vai acontecer. Forza Horizon 5 é um novo convite para que corredores percorram todo o México atrás de fama e dinheiro com a certeza de que mais uma aventura sobre quatro rodas será a garantia de novas emoções como tem acontecido há muitos anos.

Novidades sutis

Após muito tempo oferecendo novos recursos para o gênero corrida, muitos jogadores podem estar pensando quais são as novidades que Forza Horizon 5 vai entregar visto que os games anteriores já exploraram muitas possibilidades. A resposta é que, desta vez, o jogo vai entregar uma experiência focada na técnica e principalmente nos eventos on line que se popularizaram com o passar dos anos. Os fãs poderão esperar pela mesma estrutura já conhecida e se familiarizar com facilidade às novas modalidades ao mesmo tempo que podem aproveitar os eventos de corridas tradicionais que fizeram a fama da série. Como o jogo inteiro acontece em um festival de grande porte, vale destacar que o próprio festival Horizon e suas particularidades são uma novidade e também um ponto positivo a ser destacado.

Os competidores foram convidados a correrem no México e, assim como em todo festival do Horizon, a geografia do lugar está fielmente representada por gráficos detalhados e que exploram o melhor da capacidade de cada plataforma Xbox, seja do Xox One até o Xbox Series X. A PlayGround Games soube aproveitar com destreza o potencial de cada hardware entregando versões primorosas para todos os usurários. Correr por todo o México será uma tarefa agradável fazendo com que muitas vezes o jogador pare o carro para admirar as paisagens naturais ou a arquitetura local. Toda a beleza do lugar poderá ser vista no mínimo em 1080p no console Xbox One e 2440p Xbox One X ambos com 30 fps cravados. Nos sistemas mais recentes a resolução será de 1440p no Series S com 30 fps e 2160p no Series X. A diferença para estes consoles é a opção da resolução 4K sendo que para o Series X existe a possibilidade de 30 fps ou 60 fps dependendo da qualidade escolhida.

Considerando o fator gráfico do jogo, as plataformas da linha Series consegue entregar um visual mais arrojado e rico com texturas anti aliasing, maior realidade nos efeitos de luz e sombra além do Draw Distance que é uma técnica que calcula o máximo de distância que um objeto em 3D vai aparecer na tela processado pelo motor gráfico. Os objetos que estiverem atrás dessa “linha” de distanciamento não serão exibidos na tela.

Como uma forma de aproveitar todo esse potencial de reproduzir um país em um jogo eletrônico, uma das novidades presentes é poder dirigir em pontos específicos do México em missões solo realizando tarefas que rendem pontos enquanto se conhece as localidades como os templos e o estádio, por exemplo. Esse é um recurso que viabiliza o poder gráfico do jogo e permite novas interações que não existiam nas versões anteriores. Forza Horizon 5 é uma experiência visual única que se mostra competente desde o primeiro título e alcança sua consagração neste episódio com maestria e fluidez.

Um outro ponto de destaque para o game é a trilha sonora que sempre cumpriu um excelente papel na imersão do festival Horizon com uma seleção variada e com locutores de rádios que, depois de tantos festivais, parecem mais amigos de longa data por conta de dos anos apresentando o evento. Ao todo são seis estações de rádio ecléticas que vão tocar músicas dos artistas mais populares de seu segmento. Destaque para as famosas Horizon Pulse e Bass Arena com comandados por J. Simpson e Scott Tyler respectivamente que animam as viagens pelo México e contam todas as novidades sobre o festival. Apesar de ser um recurso já explorado nos outros jogos, pode-se considerar a trilha sonora como uma novidade, pois são raros os games que acertam em trilha sonora por tanto tempo quanto Forza Horizon. Vale destacar que a Microsoft convida DJs profissionais para montar a playlist como em um festival real e o resultado sempre é gratificante e empolgante.

Com toda a grandeza de um game muito bem estruturado, o maior destaque dessa nova edição são os eventos on-line que voltam mais fortes e diversificados estimulando partidas entre jogadores reais em disputas acaloradas em troca de pontos de experiência. Eventos como Horizon Tour ou Horizon Arcade entre outros podem ser aproveitados por múltiplos jogadores e cada modalidade vai testar o domínio da técnica em busca da vitória. Esses eventos estão distribuídos por todo o mapa e podem ser jogados livremente como uma pausa das corridas principais. Apesar de não ser exatamente uma novidade, a adição é uma boa pedida para quem gosta de jogar com os amigos ou mesmo conhecer jogadores novos durante a campanha. Para quem gosta de jogar sozinho, a opção dos Drivatars continua presente e funcional garantindo uma experiência autêntica e satisfatória. É válido apontar que as corridas principais que constituem a campanha são ótimas e vão agradar mesmo aqueles que não tem companhia para jogar. Essa é mais uma prova da consistência do game em promover diversão com qualidade não importando o perfil ou a plataforma escolhida. Soma-se ao conteúdo os eventos temporários que rendem pontos extras e fornecem um desafio mais elaborado. São eventos que podem ser jogados sozinhos ou em companhia que aumentam muito a vida útil do game e estão sempre disponíveis mesmo depois de terminar a campanha principal.

Os comandos estão precisos e com resposta ligeiramente mais rápida que as versões anteriores contando com inúmeras opções de customização para ajustar os comandos ao gosto de quem joga. Todas as configurações e padrões existentes de antes estão presentes nesta versão e podem gerar mais pontos de experiência à medida que as assistências são desligadas. De modo geral, é possível dizer que a jogabilidade de Forza Horizon já atingiu sua maturidade há anos muito por conta do trabalho competente feito pelas desenvolvedoras. Os jogadores de longa data se sentirão confortáveis com os comandos e poderão ajustar as mecânicas rapidamente, adaptar aos carros das montadoras preferidas e aproveitar as corridas desde os primeiros minutos de jogo.

Para quem busca novidades em um game já consagrado, Forza Horizon 5 entrega recursos e melhoria sutis, mas que fazem toda a diferença no contexto geral uma vez que a forma como o título foi criado não necessita de grandes mudanças para ser efetivo. Para quem está jogando pela primeira vez, irá encontrar um grande leque de opções e modalidades enquanto acostuma com a dinâmica. Para quem é jogador veterano, vale a regra da competição e rodar o máximo de quilômetros possíveis em busca de colocação e benefícios. A diversão está justamente na alegria do festival, na emoção das corridas, na beleza dos lugares e nas inúmeras formas de viver esse evento glorioso que recepciona os jogadores como se fossem corredores de verdade.

Vale a pena?

Forza Horizon 5 é a experiência mais madura e consistente de toda a franquia com leves mudanças em relação aos jogos anteriores. Desta vez, os eventos on line ganham maior destaque dentro de um gameplay consagrado e efetivo herdado das outras edições. Voltar ao festival que está sendo sediado no México é uma aventura completa sobre quatro rodas que merece ser apreciada por todos os tipos de jogadores.

NOTA: 9,0

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.