Análise – ‘Driveclub’ faz bonito nos gráficos, mas peca em outros aspectos

Posted on

Categoria: Artigos, Games, PS4, Review

Compartilhe:

Cercado de polêmicas envolvendo instabilidade nos servidores e um pacote nada convidativo oferecido no servidor Playstation Plus, cá estamos para desvendar o grande mistério que assola o mundo das corridas.

POST_SAIBAMAIS

Altamente focado na interação social, Driveclub de cara nos mostra que veio para trazer o coletivo – já que uma das principais características é a criação de seu próprio Clube, eventualmente desbloqueando carros e criando uma rotina de atividades que funcionará muito bem com seus amigos.

Infelizmente, o seu ponto principal foi ofuscado logo em seu lançamento, já que o título sofreu sérios problemas com a instabilidade dos servidores fazendo com que os fóruns oficiais fossem atacados por usuários furiosos.

Problemas à parte, tudo hoje está parcialmente resolvido e a experiência principal já pode ser prestigiada.

drivelcub

O game chama a atenção pelo seu visual: cenários altamente ricos em detalhes, exuberantes e com carros perfeitamente modelados e detalhados – tanto em seu interior quanto em seu exterior – criando assim uma sensação de imersão altíssima. Este inclusive um ponto de importante ressalva, já que temos grande variedade em carros.

Diferente, porém intuitivo e responsivo

Seus controles conseguem ultrapassar qualquer comparativa entre a velocidade desenfreada de Need for Speed, ou comandos tão técnicos de Gran Turismo. Este, por sinal, é uma das peculiaridades positiva – já que Driveclub se prende aos próprios padrões e consegue diversificar. E o melhor, manter o jogador interessado em sua fórmula a ponto de dominá-la, uma tarefa que requere uma certa determinação, mas de forma alguma chega a ser chata.

Os sons dos carros são reais, e a cada derrapada, freada brusca ou até acelerada é consideravelmente fiel e nos dá um complemento para nos imergirmos no universo criado pela Evolution Studios. Infelizmente, o mesmo não é aplicado à Trilha Sonora, que acaba sendo genérica e nada emocionante. Felizmente agora é possível escutar músicas favoritas direto do seu pen drive com a atualização 2.0 da PSN, o que pode apaziguar um pouco esta deficiência.

Voltando ao seu grande enfoque, o modo para vários jogadores (multiplayer) é uma base fundamental para a apreciação correta do racing game. Recheado de modos e desafios a serem completados, o jogador ao contrário do modo single-player, não recebe dinheiro ao ganhar uma corrida – e sim estrelas, já que aqui estamos falando de rankings (muitos deles). O sistema de Clubes é divertido, e dentre as funcionalidades é possível correr contra outros grupos, aumentando o nível e desbloqueando novos modelos de automóveis.

A tão esperada mudança de clima, onde temos chuva torrencial ou até mesmo uma nevasca, foi prometida para uma atualização no mês de Dezembro, o estúdio também prometeu um suporte bem forte com atualizações mensais trazendo novos desafios e carros. Conversamos com um dos produtores durante a BGS 2014 e ele informou que existe uma equipe apenas focada na criação dos eventos que são lançados dentro do game, mantendo assim sempre um clima de novidades e melhorias constantes.

Esperamos que todos problemas sejam concertados pois Driveclub é um ótimo título e foi muito esperado desde o seu anúncio na E3.

Vale a pena?

Embora seus problemas técnicos o ofusquem, o jogo consegue agregar valor e apresenta visuais estonteantes, uma jogabilidade única alinhada com vários recursos online que desafiarão frequentemente o jogador em pistas detalhadas e recheadas de alternâncias climáticas.

Se você é fã de automobilismo esta é uma boa pedida, já que a experiência base é entregue com sucesso.

“DriveClub” já está disponível exclusivamente para Playstation 4

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.