5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft | Mitos de Cthulhu

Posted on
Atualizado em

Categoria: Cthulhu

Compartilhe:

Em nosso especial Semana MITOS DE CTHULHU, reunimos aqueles contos INDISPENSÁVEIS para você que quer começar a leitura das obras de H.P. Lovecraft, e entender os mitos através do verdadeiro alicerce do terror cósmico. Confira então os 5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft e porquê você deve lê-los!

Ordem de leitura sugerida: a listagem abaixo apresenta uma ordem de leitura sugerida pela redação de forma a apresentar os Cthulhu Mythos a partir dos contos mais “acessíveis” aos mais complexos e densos. Vale lembrar que todas as obras listadas funcionam independentemente, e a curadoria é apenas para fins de leitura.

1º lugar (5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft): Dagon

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft ) Arte por Lívia Serrano

 

 

 

 

 

 

 

Por que ele é um 5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft: Em Dagon, H. P. Lovecraft explora a mente de um marinheiro que ao se perder em alto mar descobre a existência de uma divindade híbrida homem/peixe, em um lugar aparentemente inexplorado pelo homem. 

Opções de compra:

Curiosidade: Uma das grandes curiosidades por trás do conto Dagon tal como sua existência nos Mitos de Cthulhu, é que o deus peixe já foi mencionado várias vezes na Bíblia Cristã. 

Em Samuel 5:2-7 encontramos trechos como (2 – “Tomaram os filisteus a arca de Deus, e a colocaram na casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom.“)

Também é possível encontrar menções a Dagon (em português, “Dagom”) em Crônicas 10:10 e Juízes 16:23 

Adaptações: Considerado pelos fãs uma das melhores adaptações cinematográficas de um conto de H.P. Lovecraft, ‘Dagon’ (2001) é um longa-metragem espanhol dirigido por Stuart Gordon que apresenta a infâme cidade de Innsmouth, adaptando o conto homônimo e “A Sombra de Innsmouth”. 

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft): Cor Que Caiu do Espaço

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft) Arte por Lívia Serrano

 

 

 

Por que ele é um 5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft: Narrado em 1ª pessoa, em ‘A Cor Que Caiu do Espaço’, um investigador quer descobrir mais detalhes sobre um estranho local na cidade de Arkham, referido pelos moradores como uma “charneca queimada”. Tal lugar foi alvo de um meteoro caído, anos atrás, e sua macabra história se mostra mostra mais aterradora do que o pesquisador poderia imaginar.   

Opções de compra:

Curiosidade: Lovecraft se inspirou no renomado livro ‘O Livro Dos Danados’ de Charles Fort, um famoso “colecionador de fatos insólitos” para a criação de seu conto. Fort é reconhecido até os dias de hoje por suas inúmeras contribuições à Ufologia pela catalogação de vários incidentes que posteriormente foram estudados e permanecem até hoje como mistérios não solucionados pela ciência. 

Adaptações: Uma adaptação cinematográfica está sendo desenvolvida dirigida por Richard Stanley (‘Hardware’, ‘Replace’) e protagonizada por Nicolas Cage.

Para os que procuram uma adaptação à altura, o longa alemão “Die Farbe Huan Vu” é o que mais conseguiu chegar perto do material base. O filme de drama e mistério faz algumas modificações na história, mas entrega a base respeitando o ar de terror dos eventos originais.

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft): O Horror de Dunwich 

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft) Arte por Lívia Serrano

Por que ele é um 5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft: Em “O Horror de Dunwich” temos ingredientes que podem parecer familiares aos amantes do terror. Uma vila isolada em um vilarejo localizado em Massachusetts, onde no passado colonos vindos de Salem se estabeleceram e começaram a adorar o Diabo; uma indefesa mulher que inexplicavelmente dá vida a uma criança deformada. Entidades de outras dimensões e até a aparição do infame Necronomicon. Precisamos falar mais algo? Vale mencionar que o conto é de suma importância no que tange os Mythos de Cthulhu, sendo obrigatório para quem deseja mergulhar na mitologia. 

Opções de compra:

Curiosidade: No game Fallout 4 ambientado em Massachusetts temos um local intitulado Dunwich Borers além de uma expansão intitulada Far Harbor pra lá de inspirada em Lovecraft. 

Em Aquaman (2018) há uma sequência no qual podemos notar um globo de neve com um farol enquanto Arthur Curry narra sua história. Abaixo do globo, é possível ver o livro The Dunwich Horror de ninguém menos que H.P. Lovecraft. 

Adaptações: Intitulado no Brasil ‘O Altar do Diabo’ (1970) o longa de Daniel Haller adapta o conto ‘The Dunwich Horror’ com direito a pequenas modificações, mas que apresenta a mitologia dos Cthulhy Mythos muito bem – incluindo a aparição do livro proibido Necronomicon à entidade cósmica “Yog-Sothoth”. 

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft): O Chamado de Cthulhu

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft) Arte por Lívia Serrano

 

“Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn”

Por que ele é um 5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft:  Se tratando indiscutivelmente do conto mais famoso de H.P. Lovecraft e responsável pela popularidade dos Cthulhu Mythos, ‘O Chamado de Cthulhu’ é uma obra de arte. 

Com elementos de terror e construindo todo o alicerce do que posteriormente seriam os Mitos de Cthulhu – em ‘Call of Cthulhu’ somos apresentados a seres antigos inimagináveis (aqui tratado como os “Great Old Ones”), cultos milenares e uma investigação que traz a tona segredos horripilantes. 

Opções de compra:

Curiosidade: Com uma popularidade extremamente grande nos tempos modernos, considerado um clássico, Call of Cthulhu deu vida a uma entidade cósmica utilizada veementemente pela cultura popular, e até fora dela.

Cultos reais de adoração à entidade fazem parte da lista de bizarrices fora dos livros. Nos jogos, várias adaptações se mantiveram no encalço da figura pela sua grande popularidade. Dentre eles, o game ‘Call of Cthulhu’ (2019, Cyanide) e o vindouro ‘Sinking City’, a adaptar de forma mais abrangente não somente o conto, mas o que aconteceria após os ocorridos nos livros escritos por H.P. Lovecraft.

Adaptações: Embora várias formas de adaptar o conto homônimo tenham sido praticadas, a mais notória por incrível que pareça foi feita por um grupo de fãs.

A adaptação independente produzida por Sean Branney e Andrew Lamn foi distribuída pela H.P. Lovecraft Historical Society e é um filme P&B que utiliza de técnicas do cinema vintage para produzir um longa com uma aparência dos anos 20. Com uma recepção calorosa e garantindo 7.1 de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme B se sai a frente de grandes produções pela sua fidelidade e criatividade. 

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft):  Nas Montanha da Loucura

(5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft) Arte por Lívia Serrano

Por que ele é um 5 CONTOS OBRIGATÓRIOS de Lovecraft:  Parte crucial dos Mitos de Cthulhu, em ‘Nas Montanhas de Loucura’ exploramos o horror ancestral que vive na Antártida da década de 30. Com uma trama envolvendo uma grande expedição no Monte Erebus, um vulcão ativo, aqui temos todos os elementos de uma excelente ficção científica envolvendo tudo aquilo que Lovecraft faz de melhor: um horror inimaginável capaz de enlouquecer todos ao seu redor. 

Na trama, temos detalhes sobre uma expedição desastrosa liderada pelo Dr. William Dyer, este, que relata eventos extremamente macabros com a finalidade de impedir que um outro grupo de exploradores deseje retornar ao continente. 

Opções de compra:

Curiosidade: At The Mountains of Madness quase foi adaptado por Guillermo Del Toro em 2012, porém o longa de Ridley Scott “Prometheus” acabou destruindo seus sonhos uma vez que a premissa de ambos os projetos fez com que a Universal Studios não aprovasse o prosseguimento da produção.

Originalmente, o conto de Lovecraft foi rejeitado pela Weird Tales, o que obrigou H.P. a dividir a história em várias partes criando uma série.

Existem várias sequência para o conto de Lovecraft, porém, de forma não oficial uma vez que após sua morte vários escritores se apropriaram de suas obras continuando seus mitos. Dentre elas podemos citar A Colder War escrito por Charles Stross se passando no período da Guerra Fria, e ‘Hive’, de Tim Curran mostrando uma nova expedição à Antártida. 

Adaptações: Ainda que não hajam produções relevantes do conto, podemos destacar a animação de mesmo nome pela estúdio pookySpookyShoggoths que pode ser assistida acima. 

 

Menções honrosas:

Ainda que vários outros contos também contribuam para o “universo compartilhado” dos contos de Lovecraft, é necessário dar atenção especial a obras imperdíveis como: Um Sussurro nas Trevas e A Sombra sobre Innsmouth.

Opções de compra:

Compilado de contos:

Melhores adaptação para HQ:

Contos separados:

Melhores jogos:

Não deixe de conferir nosso especial: Mitos de Cthulhu!

Arte por: Lívia Serrano

Revisão & Montagem: Bruno Henrique

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.