Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES | Mitos de Cthulhu

Posted on
Atualizado em

Categoria: Cthulhu

Compartilhe:

Neste especial, separamos alguns dos 5 Filmes MAIS PERTURBADORES absorverem a essência de um dos sub-gêneros (horror-cósmico) menos explorados corretamente nos cinemas!

A coisa mais misericordiosa do mundo é, segundo penso, a incapacidade da mente humana em correlacionar tudo o que sabe. Vivemos em uma plácida ilha de ignorância em meio a mares negros de infinitude, e não fomos feitos para ir longe.“ —  H. P. Lovecraft

H.P. Lovecraft mudou para sempre o gênero de terror através de sua interpretação para o horror-cósmico cunhado inicialmente por Alan Poe. Seres inimagináveis tão terríveis que levam à loucura.

Também conhecido como cosmicismo ou Horror Lovecraftiano, o sub-gênero trabalha no viés psicológico ensaiando situações ou conhecimentos antigos inimagináveis à compreensão humana, resultando quase sempre no suicídio do protagonista ou a total perda de sanidade. 

Dada as devidas explicações, vamos ao que importa: os 5 Filmes MAIS PERTURBADORES de horror-cósmico

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES  (A Seita Maligna) 

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES

  • Por que ele é digno de estar na lista de Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES de horror cósmico:

Traduzido para ‘A Seita Maligna’ no Brasil, ‘The Void’ é um longa estadunidense baixo orçamento dirigido por Jeremy Gillespie e Steven Kostanski. Porém, não se engane! A falta de dinheiro não os atrapalhou na missão de explorar o perturbado cosmicismo com seu  terror enigmático. Espere por seitas misteriosas com rituais sangrentos e monstros gosmentos saindo por aí em um hospital pra lá de macabro. E antes que você encha seus pulmões para falar “isso não é horror cósmico”, é melhor esperar até o final.

Mesmo tecnicamente recente (2017), consegue trazer aquele sentimento dos thriller da década de 80. 

  • Termômetro de insanidade: 2/5

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES  (O Enigma do Horizonte

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES

  • Por que ele é digno de estar na lista de Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES de horror cósmico:

Se passando em 2047, ‘O Enigma do Horizonte’ (‘1997’) é aquela mistura perfeita de ficção científica com terror dos anos 90. O longa se passa nos confins do espaço, onde um tripulação é mandada em busca de informações sobre a nave Event Horizon, que após 7 anos desaparecida, retorna vazia. Não foi bem recebido pela crítica na época devido adaptação exigidas pela Paramount que não gostou das cenas perturbadoras, mas com um elenco de peso e ótimos efeitos especiais para a década, é uma ótima escolha para quem gosta de um clássico cult.

  • Termômetro de insanidade: 4/5

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES  (O Nevoeiro

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES

Adaptação do homônimo livro de Stephen King, cá estamos com uma das obras mais interessantes do autor. Em uma adaptação (2007) que entrega o tom do “terror do desconhecido” da melhor forma possível, aqui exploramos os mistérios e ambiguidades presentes na maioria dos contos de H.P. onde o sentimento de insignificância é predominante. 

  • Termômetro de insanidade: 4/5

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES  (Aniquilação

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES

  • Por que ele é digno de estar na lista de Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES de horror cósmico:

Dirigido por Alex Garland (‘Ex-Machina’) e estrelado por Natalie Portman (‘Cisne Negro’) e Oscar Isaac (‘Star Wars’), ‘Aniquilação’ é uma explosão de cores e formas de tirar o fôlego que juntamente com uma trama bem elaborada mistura de ficção científica e fantasia. O longa consegue inovar naquela história exaustiva de invasão alienígena, e levantar um questionamento sobre autodestruição.

  • Termômetro de insanidade: 4/5

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES  (À Beira da Loucura

Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES

  • Por que ele é digno de estar na lista de Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES de horror cósmico:

Cotado por fãs da literatura Lovecraftiana como “a melhor adaptação” já feita de um conto não escrito por Lovecraft (calma, vamos explicar) In The Mouth of Madness (título original) é mais longe que o cinema já foi quando tocamos no assunto de explorar o desconhecido e tratar corretamente isso sem tropeçar no extremo galhofa ou se tornar um horror barato. 

Na trama, um investigador (John Trent) é contratado para procurar um autor famoso por suas histórias de terror, que após finalizar seu último livro… desapareceu. Acreditando que o trabalho não se passa de uma jogada publicitária, John descobre segredos macabros após a leitura do livro. 

Lembrando que o longa-metragem está disponível na Netflix.

  • Termômetro de insanidade: 5/5

Menção honrosa: Vida 

  • Por que ele é digno de estar na lista de Os 5 FILMES MAIS PERTURBADORES de horror cósmico:

Estrelando Jake Gyllenhaal (‘Zodíaco’), Rebecca Ferguson (‘Missão: Impossível’) e Ryan Reynolds (‘Deadpool’), ‘Vida’ é um suspense que te prende do começo ao fim, com cenas lindas do espaço e uma tensão de tirar o fôlego. No longa, a primeira forma de vida extraterrestre é encontrada por uma tripulação espacial e tudo vai bem, até notarem que o espécime alienígena não é o mais amigável e coloca em risco a vida de todos, inclusive da terra. 

  • Termômetro de insanidade: 3/5

Opções de compra:

Compilado de contos:

Melhores adaptação para HQ:

Contos separados:

Melhores jogos:

 

Gostou? Então não perca nosso especial “Mitos de Cthulhu”, onde abordamos todos os temas envoltos do horror cósmico por toda mídia

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.