Análise – ‘The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited’ entrega uma experiência repaginada e viciante

Posted on
Atualizado em

Categoria: Artigos, Games

Compartilhe:

Desenvolvido pela ZeniMax Online Studios e publicado pela Bethesda Softworks, The Elder Scrolls Online finalmente chega aos consoles em uma versão (Tamriel Unlimited) que promete corrigir erros, adicionar novos conteúdos, e finalmente dar o gostinho que todo fã da franquia deseja. Venha conosco nesta jornada!

POST_SAIBAMAIS

Após várias polêmicas e reclamações sobre sua qualidade em seu estado inicial para PC e seu sistema de subscrição mensal – não agradando a todos, a ZeniMax tratou de resolver tais problemas da melhor forma possível e uma das primeiras medidas tomadas foi a total abolição da cobrança mensal – passando o título de P2P (pay to play) para B2P (buy to play).

tes 3

Trazendo a adaptação para o joystick nos consoles, a nova versão vem acompanhada de vários extras – tais como a possibilidade de se jogar com qualquer raça sem limitações, mapas de tesouros e um pet que lhe acompanhará em sua trajetória por um vasto universo repleto de perigos quem podem vir das mais variadas formas.

TESO apresenta aos jogadores 4 classes, são elas respectivamente: Dragon Knight, Sorcerer, Templar e o Nightblade – o que nos traz breves referencias à tradicional trindade famosa em RPGs em geral. Obviamente, cada uma apresenta características únicas e mecânicas diferentes – portanto, a grosso modo nós temos o furtivo ladrão, o poderoso feiticeiro, o resistente templário e o guerreiro com foco em dano.

Dada a devida introdução, vamos ao que importa: como está The Elder Scrolls Online atualmente? Com uma customização de personagem razoável, logo embarcamos no servidor norte-americano, já que assim teríamos uma latência menor. Vale lembrar que é possível escolher entre o servidor Americano e Europeu. Mas tome cuidado! Após fazer sua escolha, não será possível transferir seu personagem para outra localidade.

Após montarmos o nosso personagem e sermos jogados no vasto mundo icônico de TES, saímos de uma prisão em busca de algumas missões para conseguir entrar no clima e também para entendermos se estávamos diante de um MMORPG com enfoque na matança desenfreada (grind) ou em quests bem elaboradas – e é claro, recompensadoras.

O formato criado pela ZeniMax de fato funciona, e nós nos deparamos com uma grande diversidade em missões nos mais variados tipos – seja matar uma certa quantidade de inimigos, explorar calabouços, visitas cidade, ajudar cidadãos e etc.

Um bom ponto apresentado foi a movimentação do personagem, que consegue ser fluída e bem veloz – principalmente caso o jogador utilize um joystick, que por sinal consegue se adaptar com maestria a todos os comandos utilizados.

tes 2

Uma das grandes qualidades por trás de TESO é a possibilidade se jogar muito bem sem a necessidade de sempre estar acompanhado. Obviamente, estamos diante de um título massivo, mas a dificuldade é bem ajustada e isso certamente é um excelente ponto já que ninguém gosta de se prender em uma missão chata e ter de esperar até conseguir companhia para realizá-la.

De toda forma, jogar ao lado de amigos certamente engrandece a experiência ao máximo – ainda mais no auxílio de um chat de voz que permite uma comunicação ainda mais dinâmica e responsiva.

The Elder Scrolls Online se passa a 1.000 anos antes do famoso Skyrim, e, portanto, estamos diante de vários conflitos em grande escala envolvendo facções em ascensão e muita conquista de território, outro ponto muito interessante do game.

narrative

Porém, como nem tudo são rosas.. o game infelizmente não traz uma narrativa tão bem elaborada como os games tradicionais da franquia, chegando ao ponto em dado momento de nos fazem até duvidar se estamos realmente diante de um universo tão rico quanto os de Oblivion, Morrowind ou até mesmo o de Skyrim – referências em narrativa.

Outro aspecto que, embora seja satisfatório, não consegue chegar à maestria fica por conta do combate. Com animações um tanto quanto limitadas, sentimos falta de um maior leque de golpes que nos faça literalmente babar em frente à tela do computador. Mas nada que literalmente desanime o jogador.

Vale a pena?

Finalmente temos um jogo massivo de peso nos consoles que realmente dá aos jogador a total liberdade para executar suas escolhas e melhorar o seu personagem da forma que preferir. Mesmo com algumas limitações no combate e gráficos medianos, temos que lembrar que este jogo é um MMO, e para acoplar tantos jogadores certas limitações precisam ser colocadas em prática. Porém.. não se preocupe, independente de seus defeitos, é fácil gastar centenas de horas em Tamriel.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.