Zenfone 2 – Elegância, rapidez e armazenamento de luxo

Posted on

Categoria: Tecnologia

Compartilhe:

Em 2014, a Asus provou que, além de ser líder na fabricação de hardwares, também sabe produzir smartphones de qualidade – e o resultado não poderia ter sido melhor: O ZenFone 5 foi um sucesso! E agora a empresa de Taiwan volta com um modelo ainda mais ambicioso, conheça o Zenfone 2.

POST_SAIBAMAIS
O nome pode soar confuso, se já começamos com um modelo levando a numeração 5, e posteriormente 6, como poderíamos regressar ao 2? A explicação é simples: Com o tamanho sucesso dos aparelhos anteriores (cujo os números representam o tamanho de tela), a empresa resolveu iniciar sua linha com o pé direito e estabelecendo toda uma nova ordem, portanto não se preocupe sobre esse detalhe.

p2_3.9mm

Movimentando mais uma vez o mercado de celulares intermediários, e brigando com gigantes já consagrados do segmento – quais são as reais novidades e destaques por trás do novo aparelho? Será que ele realmente merece sua atenção? É o que veremos.

Antes da nossa análise, confira o vídeo da versão nacional do aparelho  e de quebra do acessório Lolliflash:

O Zenfone 2 vem embarcado com uma potente memória de 4GB, à ocasião, muitos acabaram por dizer que tal adição seria desnecessária e excessiva já que estamos tratando aqui de um smartphone com um consumo de RAM que em tese seria menor do que um PC regular, por exemplo. Mas este é justamente um ótimo ponto para começarmos a análise, e logo de cara notamos como isso faz a diferença! Especialmente quando utilizamos o recurso multitarefa do aparelho.

p8_performance_new

Muita memória RAM implica em uma execução mais rápida de aplicações – e isso, aliado ao processador Quad-Core de 2,3 GHz (64 bits) faz absolutamente nos mostrou o quão potente é esse modelo. Aqui, ao deixar aplicativos em segundo plano através do multitarefa, eles realmente permanecem abertos e não só se reiniciam quando o usuário os abre novamente –  como acontece com a maioria dos modelos (incluindo os antigos Zenfone 5 & 6).

E a proposta parece muito próxima a um computador, por exemplo, onde, quando minimizamos aplicativos os mesmos não param de funcionar. Um baita ponto positivo!

A Asus mantém uma parceria forte com a Intel, e isso é excelente para todos os consumidores. E nós notamos o peso da união no processador Z3580, que como mencionamos anteriormente, traz 2,5 GHz em uma arquitetura 64 bits.

Dentre as várias vantagens da aliança, podemos citar sua dificuldade em superaquecer, portanto dificilmente você notará seu aparelho fervendo durante uma jogatina ou ao executar muitos apps ao mesmo tempo.

No mais, não enfrentamos quaisquer problemas de travamento ou lentidão – o que nos impressionou já que o modelo não é um topo de linha.

Confira abaixo a tabela com todas especificações do Zenfone 2:

Especificações técnicas – ZE551ML
Sistema operacional: Android 5.0 (Lollipop) com interface ZenUI
Tela: 5,5 polegadas IPS com Gorilla Glass 3
Resolução da tela: 1920×1080 (Full HD)
Chipset: Intel Atom Z3580
Processador: Quad-Core de 2,3 GHz (64 bits)
GPU: PowerVR G6430
Memória RAM: 4GB LPDDR3 RAM – Dual Channel
Armazenamento interno: 16Gb ou 32Gb (expansível até 64 GB com cartão Micro SD)
Câmera traseira: 13 megapixels
Câmera frontal: 5 megapixels
Bateria: 3.000 mAh
Conectividade: WiFi (802.11 a/b/g/n), Wi-Fi Direct, 3G, 4G, Bluetooth 4.0, GPS+GLONASS e NFC

Tab content 2

Tab content 3

O modelo que testamos leva – pasmem – 32GB de memória interna! Com a possibilidade de expansão via cartão Micro SD para até 64 GB, um espaço mais do que satisfatório a todos que pretendem utilizá-lo para gravar em HD, armazenar centenas de fotos e ainda instalar vários games a gosto! Vale salientar também que essa promete ser a média daqui pela frente.

zenfone bateria

O modelo com 32GB de armazenamento interno vem acompanhado de um carregador que leva consigo a tecnologia Boost Master. Basicamente, com ela nós podemos recarregar o aparelho muito mais rápido do que a concorrência; durante nossos testes nós conseguimos chegar a 60% da carga em 40 minutos. Para alcançar 100%,  pouco mais de uma hora.

Vale lembrar também sua bateria tem 3.000mAh, o que já é maior do que grande parte dos aparelhos mid-range do mercado.

Em relação ao design, o smartphone é fabricado todo em plástico, mas ao manusear notamos que ele não se parece com um celular de baixo custo; com uma ótima pegada, graças a sua curvatura da parte traseira levemente arredondada, mesmo com sua tela de 5,5”, não tivemos incômodo algum.

Na parte superior, temos o tradicional botão “power” e a entrada para fones de ouvido. Também devemos mencionar que, os botões da parte lateral agora se encontram na traseira do aparelho.

Você se acostumará muito rápido a utilizar estes botões, já o de liga/desliga fica um pouco mais complicado, porém graças ao Zen Motion é possível ativar a tela com apenas dois toques.

Os botões capacitivos não são retroiluminados, mas por uma importante razão: existem antenas internamente, localizadas nesta área para melhorar o sinal do celular, fato que torna o conjunto final muito robusto e completo – com um aparato de antenas muito eficaz resultando sempre em ótimos sinais.

A tela possui a tecnologia IPS com resolução FullHD 1080p com direito ao recurso (nome da tecnologia) que elimina camadas do touch, deixando-o mais responsivo e intuitivo. Num geral, navegar utilizando a tela do Zenfone é algo muito prazeroso e com um controle melhor que muitos aparelhos.

Com uma tela de 5,5″, o usuário se sentirá muito confortável com o Google Play Livros já que estamos diante de uma experiência muito satisfatória na hora da leitura.

design-ergonomic

thumb

A câmera possui 13MP na parte traseira, e aliada mais uma vez ao recurso touch Zen Motion, você consegue facilmente ligá-la somente desenhando um “C” na tela – pois automaticamente o celular irá interpretar e abrir o aplicativo instantaneamente. A Asus também entrega diversos modos para você realizar suas fotos da maneira que preferir (automático, manual, câmera lenta, etc).

pixelmaster-hdr

Já a câmera frontal, se mostrou bastante competente com 5MP e abertura de 2.0. Gostamos bastante da velocidade do obturador e a qualidade final das fotos, as câmeras não são o diferencial do Zenfone, mas ainda sim entregam um ótimo resultado em imagens, graças à tecnologia Pixelmaster, que agora está na versão 2.0.

p13_2

A ZenUI presente na nova linha vem cheia de novidades, uma delas é a possibilidade do usuário poder personalizar seu celular com diversos conjuntos de temas e também com pacotes de ícones presentes no Google Play. Além disso, todos os aplicativos exclusivos agora não virão em um pacote, e sim poderão ser atualizados e excluídos individualmente – dando maior liberdade e flexibilidade ao consumidor.

Vale a pena?

Com certeza, o smart passou por diversos testes por aqui e se mostrou competente no quesito custo/benefício, se você pretende gastar no máximo R$ 1.500 e quer ter uma experiência de luxo – o Zenfone 2 é sua escolha sem dúvida.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.