Análise – ‘TrackMania Turbo’ é um prato cheio para os fãs de longa data

Posted on

Categoria: Games, PC, PS4, XBOX ONE

Compartilhe:

Mas isso não significa que você também não possa gostar.

POST_SAIBAMAIS

Inspirado por nomes clássicos como Stunts, Racing Destruction Set ou Excitebike – títulos NES, TrackMania é uma série de nicho, iniciada em 2003 e apostando na premissa “que o mais rápido vença” sem as intromissões de competidores lhe jogando para fora da pista ou coisas similares.

Tudo isso nos leva ao próximo ponto: estamos lidando com um arcade racer – daqueles que a maior graça está na velocidade aliada a pistas que fogem totalmente da lógica convencional; sim, você verá muitas bizarrices por aqui mas é justamente aí que o título brilha. Ele é alimentado pelos fãs, e isso faz toda a diferença.

Avaliá-lo como um jogo de corrida convencional é um tanto injusto, já que o objetivo aqui não é nem perto de games como Need For Speed, DRIVECLUB ou até mesmo The Crew (publicado também pela Ubisoft).

Mas então… como, ou por que eu me interessaria pela franquia TrackMania? Para ver coisas assim:

Ou quem sabe se aventurar numa pista ao maior estilo.. Kraken(?):

Podemos supor então, que agora você compreenda mais sobre por que ainda existe uma grande demanda por racings assim: eles não tem nenhum pé na realidade, e isso por si só é um grande mérito.

trackamnia 2
Graficamente o game consegue um grande êxito incorporando melhorias notáveis sem deixar as corridas pesadas demais para PCs datados. Então sim, é bem provável que mesmo com uma placa de vídeo não tão atual você consiga desfrutar muito bem do título sem grandes travamentos.

E embora não estejamos falando de gráficos AAA, ele cumpre muito bem seu papel se levarmos em consideração os diferentes cenários variando entre vales sujos, desfiladeiros, montanhas-russa ou cenários rurais (são mais de 200 pistas). Já em parte dos comandos, os fãs da formula não deverão estranhar (muito menos quem chegou de paraquedas na série) já que aqui as setas direcionais são as mais utilizadas ao lado da troca de musicas – fator icônico, dando mais ritmo às corridas.

TrackMania Turbo aposta suas fichas no modo online, lugar que o título brilha de maneira definitiva. Temos o Online Racing onde se torna possível criar torneios e correr com pessoas ao redor do mundo, como também é possível correr no modo Multiplayer tendo ao nosso dispor o clássico Hot Seat (16 jogadores ao mesmo tempo), Arcade e o clássico Split Screen.

Infelizmente um de seus maiores problemas vive no seu maior destaque: os servidores não são dedicados, portanto em vários momentos temos uma discrepância grande em latência – algo que pode atrapalhar muito a jogatina. De toda forma, para o Brasil temos um sistema de matchmaking que une pessoas por regiões, algo que deve amenizar tal deficiência.

trackamnia pistas
O jogo também acompanha uma ferramenta (intitulada Trackbuilder) permitindo que qualquer jogador crie sua pista e compartilhe com o público. Tal opção é funcional, embora para alguns pareça um tanto quanto rasa. Mas a verdade é que ela cumpre com seus objetivos e dá a possibilidade básica e avança de se criar uma verdadeira pista no jeito Hot Wheels de ser.

Vale a pena?

Num geral, Trackmania Turbo é divertido e consegue desenvolver a franquia aplicando algumas novidades sutis e conteúdo de sobra para aqueles que já eram apaixonados pela série. Para os novatos, talvez o título não consiga uma aproximação certa já que a formula pode não ser tão fascinante para todos. O modo online é divertido e pode proporcionar momentos épicos quando encontramos pistas adequadas. Por R$ 99,00 na Steam, o investimento merece ser pensado por cada perfil de jogador já que o importante aqui é avaliar suas expectativas.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.