‘DevopsDays 2018’ – Reúne palestrantes e profissionais da área de TI em Maringá

Posted on
Atualizado em

Categoria: Eventos, Tecnologia

Compartilhe:

Nos dias 23 e 24 de março aconteceu em Maringá a sétima edição do DevOps Days, com apoio do Sebrae Maringá e da Software by Maringá. Nos dois dias tivemos a oportunidade de conhecer diversas personalidades do meio com muita informação.

O primeiro DevOpsDays Maringá traz profissionais de impacto internacional. Um dos objetivos do evento é despertar o interesse de quem não conhece DevOps e discutir os assuntos por meio de palestras. “O tema não é muito recente, mas existem algumas lacunas sobre o tema a serem esclarecidas e a oferta de profissionais ainda é escassa. Queremos levar informação de qualidade a Maringá e região, trazendo palestrantes renomados internacionalmente a fim de desmistificar o que é DevOps e como a implantação dele pode gerar valor e agilidade ao negócio e principalmente a carreira das pessoas envolvidas nesse processo”, explica o coordenador, Christiano Linuxmen neste link

Sobre Christiano Linuxmen coordernador Devops Maringá 2018

Criador do Time Regional do Ubuntu em São Paulo e idealizador do evento Desktop Livre, ajuda a fomentar o software livre no Brasil participando ativamente de eventos como TheDevConf, Campus Party. É coordenador das trilhas Devops, Cloud no TDC. É consultor da Ápice Solutions, empresa fundada por ele com foco em implantar e administrar sistemas em Cloud praticando DevOps e segurança da informação.

No primeiro dia assistimos a Keynote do Diretor de Operações para a América Latina, Rafael Peregrino da Silva, onde apresentou sua carreira no setor de tecnologia e no mundo Linux.

 

 

Abaixo você têm todas as informações e palestrantes que participaram do evento

Rafael Peregrino

André Noel – Devops: O Que São? De Que Se Alimentam? Eles Precisam De Salário?

Felipe Rossi – Cloud Publica 100% opensource

Pedro Henrique Mázala Machado – “Na minha máquina funciona!” – como nunca mais ouvir essa frase

Fernanda Machado – Testes de Performance with JMeter and Jenkins

Everaldo Canuto – Infraestrutura barata e eficiente

Gustavo Biondo – Provisionando sua infraestrutura com Ansible um case de sucesso

Bruno Dantas – DevSecOps: Adotando uma cultura de segurança ágil

Gustavo Lichti – Problemas!? Oba!

A Software by Maringá é uma entidade de classe que congrega as empresas de Desenvolvimento de Software e que tem por objetivo trabalhar pela melhoria da qualificação e desenvolvimento das empresas de software e de seus trabalhadores através da promoção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.

Tivemos a oportunidade de conversar com a Rafaela Campos Presidente da Software by Maringá introduzindo a importância de divulgação e organização dos processos que a Software By Maringá está envolvida. Abaixo você confere a entrevista.

Entrevista Rafaela Campos

Qual a importância de receber um evento como este aqui em Maringá?

Rafaela – A importância de ter um evento em Maringá é ter a possibilidade de nos atualizarmos e aprendermos a criar e oferecer produtos de qualidade e dar a oportunidade das empresas unir produtos e consolidar o setor de TI de Maringá e região como um setor que vem realmente se despontando, não só pelo crescimento das suas empresas, mas também pelas pessoas que estão aqui desenvolvendo e criando suas soluções para o mercado,todos nós temos um problema , como fornecer os melhores serviços e produtos para que os nossos clientes sejam ainda mais produtivos do que eles são, e colocar Maringá realmente como o eixo de tecnologia no Paraná e no Brasil, este movimento de trazer o Devops foi maravilhoso.

Como é oferecer os serviços, acredito que seja uma das maiores dificuldades se tratando em venda de software?

Rafaela – De forma geral as empresas de TI elas precisam aprender a vender os seus produtos,  falando em termo de resultado e não em termo de funcionalidade, talvez em outros países já fique um pouco mais claro para quem esta comprando a funcionalidade e o resultado que ela vai proporcionar dentro da empresa. Se tratando em Vale do Silício  que produz produtos de muita qualidade, mas é também porque os produtos são reconhecidos ou seja vende muito e também porque eles sabem vender, vejo que essa amabilidade de forma geral as empresas precisam adquirir um pouco mais, comunicação é essencial no ramo de TI.

Como seria a colaboração da Software by Maringá junto ao SEBRAE?

Rafaela – Aderindo aos programas que eles criam ao setor de TI, estamos extremamente ativos dentro do Sebrae, buscando dar resultados.

Qual seria o papel da Software by Maringá com as novas empresas?

Rafaela – Por tratar-se de ex desenvolvedores que procuraram o ramo de exatas especificamente, para não ter que lidar com pessoas e que precisam vender suas soluções para pessoas, muitos destes empresários acreditam que desenvolver apenas o produto acham ser suficientes, mas na verdade precisam entender outros setores da empresa, por exemplo o Marketing e trabalharem soluções para vender os seus produtos, o mercado precisa entender que você tem um bom produto, só criar não é o suficiente.

Quais as ultimas ações para as empresas participantes da Software By Maringá?

Rafaela- Trouxemos a assessoria de imprensa, esta foi uma solução para divulgarem o que as empresas vêm fazendo brilhantemente

Carta de Intenções

Durante o DevopsDays Maringá, foi assinada a carta de intenções com o presidente da associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da informação, Adriano Krzyuy e o Diretor de Operações para América Latina e Caribe do Linux Professional Institute, Rafael Peregrino, que tem por objetivo sinalizar o interesse de ambas as partes na realização de um convênio, abrangendo mas não limitado às seguintes atividades:

1. Fornecimento de provas de certificação a preços subsidiados (leia-se: com desconto) aos funcionários das empresas associadas à Assesspro-PR;

2. Trabalhar com os departamento de RH das empresas associadas à Assesspro-PR que manifestarem interesse nesse sentido, para que essas empresas passem a demandar as certificações LPI em processos seletivos de profissionais de TI. Isso assegura a elas a contratação de profissionais capacitados e reduz o risco durante o processo de seleção, ao mesmo tempo que reafirma a importância e aumenta a demanda das certificações LPI no mercado nacional;

3. Credenciamento de empresas associadas à Assesspro-PR na relação de Certified Solutions Providers do LPI, permitindo a empresas de TI que atuem nesse segmento serem mais facilmente encontradas por clientes que necessitem desse tipo de serviço; e

4. Oferecimento de cotas de Corporate Sponsorship do LPI a empresas que desejem contribuir para o crescimento do LPI localmente. Isso garante uma série de benefícios, tais como provas a preços mais baixos para colaboradores, acesso limitado à base geolocalizada de profissionais certificados pelo LPI (facilitando a contratação de profissionais de alto nível), ingresso na relação de Certified Solutions Providers do LPI etc.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento neste link

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.