O que é o Horror Cósmico? | Mitos de Cthulhu

Posted on
Atualizado em

Categoria: Cthulhu

Compartilhe:

Você já passou noites em claro embarcando em uma reflexão que buscava conectar os pontos do destino, atrás de um mínimo significado nas coincidências cotidianas? Se sim, então o horror cósmico de Lovecraft é uma face do medo que você conhece bem. 

Mitos de Cthulhu: O que é o Horror Cósmico?

Um pequeno mergulhado e um monstro abissal ao fundo. Arte por Stephen Zavala

Em seus livros e contos, nosso estimado Lovecraft desenvolveu e usou a filosofia literária do horror cósmico.  O cosmicismo embora muito semelhante ao niilismo, trás a descrença em um Deus superior e na proteção divina. Nesta crença, somos vagantes cósmicos pequenos e indefesos perante ao universo, buscando entender nossa própria existência e falhando miseravelmente. 

Assustador não acha?

O impressionante de Lovecraft é que além de fazer uso desse medo, ele ainda consegue trazer a existência de deuses e entidades superiores e estranhas, com nomes impronunciáveis e características além da imaginação. 

Só que estas criaturas não protegem ou simpatizam com a raça humana, sendo indiferentes a nós ou trazendo caos e destruição apenas por existirem. Seres tão grandiosos que destroem mundos e galáxias de maneira natural. Fazendo com que o medo e a insignificância de existir não sejam nada comparado ao medo da obliteração por seres interdimensionais. 

 

Uma criança espetando um olho gigante ao lado de um simbolo ao chão. Arte por Joakim Ericsson.

 

H.P. Lovecraft fez isso em seus contos de maneira tão sensacional que nos fazem até questionar se serem assim não existem mesmo. Em seu conto mais famoso “O Chamado de Cthulhu”, Lovecraft nos trás através de uma escrita simulando resultados de uma investigação a presença de seres extraterrestres e antigas, criaturas cósmicas vindas a Terra antes mesmo de sequer existir vida. 

O conto é escrito de uma maneira tão convincente que existem seitas que cultuam os deuses do conto, e acreditam no despertar destes deuses no futuro, trazendo o apocalipse! 

Se essas informações não forem o suficiente pra te deixar ao menos curioso, saiba que o ícone do terror Lovecraft, também escreveu sua própria adaptação de Necronomicon, famoso Livro dos Mortos. Segundo o próprio, o Necronomicon teria sido escrito em Damasco por volta de 730 d.C. sendo um grimório contendo fórmulas mágicas ligadas à magia negra e aos Antigos. 

Existem muitos mistérios envolvendo este livro e é considerado por muitos um dos livros mais perigosos da humanidade.  

É inegável que Lovecraft revolucionou o mundo do terror ao criar seu próprio universo. Sua principal inspiração foi Edgar Allan Poe e sua escrita em alguns momentos no trás resquícios possuindo um pouco de Poe. Apesar disso Lovecraft tem uma escrita única e histórias incomparáveis a qualquer outra existente sendo proclamado o pai do Terror Cósmico moderno.  

 

Opções de compra:

Compilado de contos:

Melhores adaptação para HQ:

Contos separados:

Melhores jogos:

 

A SEMANA MITOS DE CTHULHU ACONTECE ENTRE OS DIAS 27 A 3 DE JULHO

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.