Análise | ‘Doom Eternal’ se reinventa e traz de volta uma das melhores franquias de FPS

Posted on
Atualizado em

Categoria: Games, Review

Compartilhe:

Quando falamos em FPS, um dos primeiros nomes que vem a cabeça é a série Doom, confira o que a ID preparou para a versão 2020, Doom Eternal.

Doom está de volta

Este é um dos principais pontos da franquia em si, em Doom Eternal não seria diferente, a ID inovou na velocidade do combate, agora voltamos com nosso Marine para o inferno e notamos que a Terra está infestada por demônios. Se você jogou o último jogo de 2016, fique despreocupado que suas habilidades e tudo que seu personagem aprendeu, estará desde o início da sua campanha, sua melhor amiga moto serra está presente para finalizar os inimigos das formas mais criativas possíveis e com visuais de tirar o folego, antes os cenários eram bem pequenos e claustrofóbicos, com o combate bem próximo de seus inimigos, em Doom Eternal temos um mapa mais amplo e cheio de possibilidades para completar seus desafios, no mapa temos a possibilidade de utilizar locais para aumentar ainda mais nossos pulos, notei que a vida acaba de maneira bem rápida, isso faz com que você tenha que administrar de forma rápida em como finalizar seus inimigos, já que algumas lhe concedem vida extra e outras, munição. A famosa finalização está de volta, quando estiver prestes a derrotar seu inimigo, ele fica com uma aura laranja e branca, onde basta apertar o botão de ação para finalizar e passar para o próximo.

 

Jogabilidade

Durante seu combate contra as criaturas, vale ressaltar que você precisa utilizar todas habilidades, já que aparecem muitos inimigos na tela entre Chefes e também os normais que costumam dar uma dor de cabeça a mais durante a aventura, mesclar seus ataques e melhorar sempre que possível a árvore de skills de seu personagem, é muito importante, leva um tempo até você se acostumar com todos os comandos e aprender tudo que as armas tem a disposição, já que você pode realizar modificações em campo nelas para mudar o disparo e também a utilidade delas, seu gameplay é sempre regrado ao som de Rock como trilha sonora, com músicas muito boas e que melhoram ainda mais o clima e todo o combate.

Os níveis de dificuldade são altos em Doom Eternal, mas isso levei como um ponto positivo, mas existe outro lado do game, além dos combates contra as criaturas, existem alguns puzzles espalhados na tela, que dão um certo respiro durante sua aventura, você deve quebrar a cabeça e descobrir novas formas para desbloquear certas áreas no game. Vale lembrar que existem muitos colecionáveis espalhados também, muitos locais escondidos que alguns deles ficam marcados em seu mapa, vale sempre acessar o menu do jogo para distribuir os pontos de habilidades, áreas secretas e também dar uma olhada no conteúdo que falta em certas partes do game. Os antigos games da franquia, trouxeram a experiência de FPS contra as criaturas, em Doom Eternal, a ID adaptou novas funcionalidades dentro da história que combinaram bastante, como a personalização do personagem, desafios dentro do game para liberar alguns itens cosméticos, entre outras novidades, vale lembrar que quem adquirir a versão Deluxe, vem com o passe anual e vai receber dois grandes DLC’s durante o primeiro ano de lançamento, além de outros benefícios, como a skin em chamas.

Trilha Sonora

Vale ressaltar que o grande compositor Australiano Mick Gordon, está de volta para trazer a trilha sonora que Doom precisava, responsável pelo tema clássico, Gordon retorna com o Metal de respeito, o som do game completa a atmosfera perfeita, notamos como recebeu uma evolução sem perder a essência, vale muito a pena conferir a trilha sonora, principalmente aos fãs de Metal. Existe também o pacote com os sons clássicos, tanto da trilha sonora quanto do som das armas, não tem como não voltar no tempo com este pacote.

História

A história continua por si como segundo plano em relação ao gameplay, notei que algumas partes levaram muito tempo para ser concluída e não agregou tanto na história ou no upgrade do personagem, não fazendo muito sentido, por ser uma aventura de modo solo, acho que a ID incrementou até demais em alguns aspectos, mas isso não conta como ponto para não jogar este jogo, principalmente aos fãs de FPS. Sei que é muito importante saber em quantas horas leva para concluir a campanha, quando fiz o primeiro gameplay, levei em torno de 19 a 20 horas, caçando muitos colecionáveis e tentando fazer o máximo das pontuações, principalmente para liberar o passe que existe dentro do jogo, se você for um jogador mais minucioso, certeza que leva mais tempo que isso, você também pode voltar nas fases para melhorar seu tempo, o fator replay é bem alto, principalmente para você que quer completar 100% do game.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pontos Positivos

  • Trilha sonora;
  • Gameplay frenético;
  • Gráficos;
  • Personalização.

Pontos negativos

  • Um pouco arrastado na história geral.

Vale a pena?

Se você é fã de longa data e adora um FPS frenético, sem dúvida alguma Doom Eternal é feito para você, mas se você gostaria de conhecer um jogo de tiro onde você vai levar ao extremo as suas habilidades, Doom Eternal também é pra você. O game foi um belo update em relação ao 2016, mesmo com algumas partes cansativas (são poucas), vale muito a pena enfrentar o exército do inferno para tentar trazer paz aos humanos, Doom sempre ficará no coração de todo jogador e este título é indispensável na sua coleção.

Nota: 9,5

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.