NVIDIA | Entrevista e palestra com Rev Lebaredian

Posted on
Atualizado em

Categoria: Eventos, Games, Tecnologia

Compartilhe:

Confira uma entrevista imperdivel que o site realizou no evento SBGames apresentando: Rev Lebaredian, uma figura de peso que atualmente é diretor sênior de relações com desenvolvedores de games da NVIDIA.

Como será a próxima geração na parte gráfica? A tecnologia PhysX continuará sendo tendência nos próximos anos? Consoles ou PCs? Mais consoles é melhor, ou pior para a industria? Saiba tudo abaixo!

No início de nossa reportagem, é claro – não poderíamos perder a oportunidade de pedirmos uma estatística global do contraste entre os Computadores com a iminente rivalidade do Playstation 4 e Xbox One, e eis abaixo o que conseguimos:

A Nova Geração vem com tudo, mas o setor de PCs ainda continua forte – sendo inclusive a plataforma mias importante no momento com uma média de 48% em relação a consoles de mesa. E sim, os Computadores ainda continuam sendo mais poderosos que os consoles (PS4, XONE).

                                       “Até quando este crescimento desenfreado irá?”

PCs ainda contam com um crescimento até o ano de 2015, onde os consoles da nova geração estarão defasados em relação à quantidade de jogos.

“Sobre a capacidade gráfica, em quantidade de FLOPS (operações de ponto flutuante por segundo) quem está na frente?

O PS4 possui 2000 GFLOPS e a GTX Titan da NVIDIA, já possui 5000 GFLOPS.

Lebaredian ainda continuo nos falando que:

O PC todo ano acaba tendo um novo upgrade em relação aos consoles de mesa, e em consequência disso muitos desenvolvedores estão voltando para a plataforma PC pela diferença entre os consoles.”

Outro aspecto interessante, se dá pelo público casual e os jogadores que aderem não somente a uma, mas a várias plataformas (Crescimento muito grande por parte de plataformas Mobile).

2013-10-16_18-27-01_660

“68% dos jogadores do Brasil utilizam a plataforma PC”

Algo que muitas pessoas também não imaginam, é que em toda criação de nova GPU – vem acompanhada por novas tecnologias para os produtores, que podem facilitar ou trazer elementos totalmente novos na introdução de algum título. Porém não é o que acontece, e muitas delas não aproveitadas.. deixando assim um caminho sólido para as conhecidas: PhysX, TLAA, DirectX 11.

2013-10-16_18-07-03_366

O que virá pela frente

Chegando diretamente ao ponto, que nova surpresa teremos na próxima geração na parte gráfica? Já tendo em mente os defices da “antiga” geração?

Waveworks: simulação física de ondas no mar, podendo controlar e se transformar durante o jogo de forma incrível.

Muitos jogos que utilizam um grande oceano podem introduzir esta tecnologia, pode ser utilizada em todas as engines como exemplo: Unreal 4, CryEngine, etc.

The Witcher 3” mesmo utiliza uma nova tecnologia onde como exemplo os pelos de animais são animados em tempo real!

Informações

– Investimentos no Tegra (GPU Mobile): Já possui as tecnologias de Shaders, Luz e sombras dinamicas. PhysX e Post FX
sendo possível realizar streaming com o novíssimo Shield.

– Tecnologia em Cloud (computação em nuvem), onde é possível utilizar sua conta e acessar a vários serviços em qualquer local que desejar.

– A ideia do Cloud eh realizar streaming entre PC, Notebook, Tablet, etc

– As latências nos dispositivos da Nvidia (NVIDIA SHIELD) serão otimizadas sendo possível na maioria dos casos jogar sem atrasos.

Estatísticas

1.1 bilhões, 70% dos jogadores que utilizam Geforce também jogam em aparelhos mobile;

– Cloud gaming é um mercado que gera 10 bilhões de dólares ao ano;

PhysX é atualmente utilizado em mais de 500 jogos (“AAA” e Indie Games)

Física nos Games

Apex (Acelera a Criação de Recursos de Física nos Jogos) está incrivelmente funcional:

Com a “APEX destruction” você pode destruir qualquer objeto em tempo real. A APEX Clothing lhe permite utilizar ferramentas como 3dsMAX Plugins e Maya Plugins com integração total a UE3 e UE4 Deixando a roupa com uma maior naturalidade nos movimentos (na roupa, cada parte é pintada com uma cor diferente para realizar diferentes movimentos).

APEX Particles & Fluids” permite uma interação extremamente detalhada entre líquidos de um corpo ou objeto, combinando à ação da água com destruições em massa; por exemplo, imagine projeteis de água destruindo um tanque de guerra, onde cada partícula tem uma animação diferente. Tecnologia que por sinal é muito utilizada no game “Borderlands 2 (Gearbox Software).

Consoles.. Rivais ou Amigos?

Rev Lebaredian ainda disse que para a empresa quanto mais plataformas, melhor. Como exemplo: Ouya, Mojo, Steam Machine. Para eles (Nvidia), quanto maior a competição, maior o certificado de que estão fazendo um bom trabalho, pois a preocupação maior não é com o local, e sim com a melhor experiência.

Entrevista Rev Lebaredian

Capturar

1- A NVIDIA vai continuar a dar suporte ao PhysX na próxima geração de consoles?

R: Utilizaram desde o início da geração anterior com o Xbox 360 e Playstation 3 e com certeza terá suporte para a nova geração.

 2- Qual a diferença da geração anterior com a nova?

R: No passado, os consoles eram bem diferentes, especialmente o Playstation 3 com o processador Cell, programar era bem difícil para essa plataforma, não podia simplesmente adaptar a versão do game da versão de PC para o console e esperar um bom resultado disso, os desenvolvedores tem a atenção voltada a todas as plataformas e a NVIDIA contratou muitos especialistas em consoles na equipe responsável do PhysX para otimizar a tecnologia e conseguir a melhor experiência para o jogador, nos novos consoles já está bem diferente, estão bem próximos aos pcs e muito mais fácil para portar a questão é em como portar as tecnologias apresentadas nas GPU’s para os consoles como exemplo: Clothing, Fluids, etc. Elas podem rodar tanto em CPU ou GPU, no PC utiliza a GPU pois a plataforma de criação é a CUDA e os novos consoles possuem essa utilização tanto da GPU quanto a CPU e ficará de acordo com os desenvolvedores para portar as tecnologias utilizadas nas versões de PC para os consoles.

3- As atuais placas de vídeo são muito superiores aos novos consoles?

R: Sim, o Playstation 4 é mais potente que o Xbox One, contando com a data de lançamento, um atual PC é 2.5 vezes superior ao Playstation 4, ano que vem com as novas placas esse número tende a aumentar, nessa geração já começou com uma grande diferença entre as plataformas em relação aos consoles anteriores.

4- Quando iniciaram o projeto PhysX?

R: Quando compramos o PhysX da AGEIA Technologies em 2008, eles já planejavam colocar este projeto em prática, mas acabou não dando muito certo para eles, após realizar a compra, utilizamos e deu certo para a NVIDIA pois movemos toda essa tecnologia para as GPU’s, dedicando um processador para elas. A ideia do PhysX começou com a empresa Nolvadex em mais ou menos 2005 vendida para AGEIA e comprada pela NVIDIA em 2008 onde prontamente já iniciamos todo processo de adaptação para utilização dessa tecnologia.

5 – Qual foi o primeiro jogo a utilizar o PhysX?

R: O primeiro foi o Batman Arkham Asylum e continuamos a trabalhar bem próximo dos desenvolvedores do game que para o novo Batman Arkham Origins conseguimos trazer uma maior variedade de efeitos em tempo real, como exemplo em uma parte com N.Y. com neve, utilizando tessalation conseguimos deixar marcas de pegadas a partir do movimento do personagem e não apenas com movimentos pré-programados, tudo acontece em tempo real.

6 – Os desenvolvedores gostam de trabalhar com essas tecnologias?

R: A maioria dos desenvolvedores que converso, gostam de utilizar o máximo de tudo, principalmente novas tecnologias, porém tem a parte do negócio, quando o desenvolvedor cria um projeto, ele deseja que seja para o maior número de pessoas, atingindo o mercado como um todo, as vezes acabamos com alguns conflitos de ideias, pois lançamos novas GPUS com novas tecnologias que acabam não sendo utilizadas por algumas empresas, trabalhamos bem próximo aos desenvolvedores, onde acabo enviando um artista para ajudar no desenvolvimento para implementar nossas novas tecnologias, o mais difícil é iniciar uma nova tecnologia para tornar ela comum e acabar sendo utilizada em um maior número de jogos tornando-a mais conhecida e necessária.

7- Muitos jogos indie acabam utilizando o PhysX?

R: Sim, quando a tecnologia está sólida no mercado, acaba aumento o alcance e a facilidade para implementar nos jogos, um exemplo não de game indie mas que começou como um estúdio de pequeno porte e com um projeto que tinha pouco espaço no mercado que era os jogos de super-heróis, é o próprio estúdio de Batman Arkham Asylum.

8- Qual o quesito que leva em conta o desenvolvedor escolher utilizar tecnologia da NVIDIA em relação as outras empresas?

R: A NVIDIA possui uma maior fatia de mercado e os desenvolvedores procuram deixar seus jogos mais otimizados para um maior número de pessoas, mas o mais importante é que a NVIDIA a mais de uma década procura trabalhar o mais próximo dos desenvolvedores e investir sempre na melhor engenharia para seus produtos, com isso os desenvolvedores confiam em nossa equipe modificar algo em seu jogo para melhorar ainda mais a experiência final do produto.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.