Anime Friends 2014 – Estudar na SAGA realmente vale a pena?

Posted on

Categoria: Eventos, Games

Compartilhe:

No final do mês de Julho, rolou em SP o maior evento de anime da América Latina, o Anime Friends 2014. E você confere uma parte da nossa cobertura neste link; agora acompanhe nosso passeio que realizamos no stand da Saga e de quebra uma entrevista com Rogério Félix, gerente da Unidade de Negócios Game.

POST_SAIBAMAIS

Na feira, a SAGA contou também com a parceria da Ubisoft que levou dois grandes games: Watch Dogs e Just Dance, para todos os presentes jogarem durante o evento – e é claro, estavam disponíveis os jogos desenvolvidos pelos próprios alunos da escola. Tivemos a chance de testas os mais diversos, desde um game em primeira pessoa de terror muito bem desenvolvido, até um de plataforma no melhor estilo cyber punk.

entrevista

Confira abaixo a entrevista com o Rogério Félix:

1 – Qual a importância do Anime Friends para a Saga?

A Saga é parceira do evento a 9 anos, todos os lançamentos, linhas de produção, sempre tentamos lançar no AF, e o evento trouxe muita sorte para nós e procuramos também mostrar os novos jogos por aqui.

2 – Com o tempo, a base de alunos da escola está conseguindo formar muitos profissionais?

A linha de movimentos de jogos eletrônicos procura profissionais além de jogos, procurando veias de entretenimento além dos games, seja na parte de marketing ou de qualquer outra espécie.

3 – Quais as novidades da Saga para 2014?

Para este evento estamos trazendo a linha total com a nova engine Unreal, quase todos os games estão trazendo esta novidade, apresentamos também todos os novos games mobile e também os de PC.

Todas as novidades de texturas e a nova Unreal acabam sendo utilizadas nos grandes títulos lançados atualmente e nossos profissionais estão totalmente adaptados a utilizar esta tecnologia em seus produtos. Fora isso, temos as novas unidades, novos workshops que estamos lançando aqui como o de escultura. Unreal mais para programação e também para design.

4 – Quanto tempo leva para uma pessoa iniciar o curso e já conseguir programar na nova engine Unreal por exemplo?

Todos jogos apresentados na feira foram criados por alunos, eles não conseguem esperar 25 meses de aprendizado para começar a utilizar a ferramenta. Tudo mostrado aqui, foi criado em 5, 8 e 10 meses de um curso de 25, em 6 meses o aluno já consegue iniciar seu projeto e ir atualizando e melhorando, diferente de uma faculdade, onde é necessário estudar 4 anos para começar seu estágio.

Na Saga, o aluno inicia muito mais rápido – a literalmente colocar a mão na massa – com 4 meses de curso. Mudamos as apostilas e todo material com o tempo para o aluno ficar mais habituado a realizar a programação.

5 – O Material que a saga utiliza em seus cursos é de algum método internacional, ou é próprio da escola?

Hoje em dia existem tantas metodologias, que o principal é respeitar o aluno. E na verdade o material é um mix de vários anos juntando material e principalmente ensinamos ao aluno toda a base para eventualmente ele acabar decidindo para alguma outra área específica, hoje ele chega colocando a mão na massa e produzindo, após estes passos explicamos de onde vem tal metodologia, senão aprende uma vida sem saber onde usar, primeiramente apresentamos o problema e depois mostramos a linha de mercado.

O curso é praticamente dividido em cápsulas onde mostramos realmente como o mercado de trabalho opera e deixamos o aluno totalmente preparado. Entretenimento eletrônico não pode se amarrar a apenas uma metodologia pois existem mudanças praticamente anuais, e com isso temos que acabar mudando uma parte do material para manter o aluno sempre atualizado com o mercado de trabalho.

6 – A saga orienta desde a parte de criação e administração do projeto?

Exatamente, a escola ensina empreendedorismo, plano de negócio e produção. A escola possui salas bem mistas, hoje em dia não podemos dizer que uma pessoa de 12 anos não está pronta para iniciar seu aprendizado neste ramo, cada um tem seu tempo, tenho alunos de 15 anos que são mais dedicados do que alguns de 30 que já estão no mercado.

Às vezes temos adolescentes dedicados que já estamos ensinando plano de negócios, anatomia para a criação das esculturas para criação de seu projeto. Ao ensinar o aluno, temos uma biblioteca virtual onde o aluno pode estudar um pouco a mais do conteúdo pois acabam querendo, com vídeo aulas, apostilas, etc.

7 – A Saga orienta os alunos fora da sala de aula?

Na Saga não temos “paredes” na sala de aula. Muitos alunos já terminaram seus cursos, como exemplo a equipe que trouxe o jogo em um holograma já se formaram a 3 anos, montaram um estúdio e quando vamos participar de um evento, acabo chamando para apresentarem seus projetos novos – dando oportunidade a todos que querem.

Oriento estas novas empresas também, eles acabam fazendo algum outro curso de reciclagem para as novas tecnologias, temos um mural na escola onde estes estúdios colocam as informações de novos estágios e vagas disponíveis, somos praticamente uma família, não temos ex alunos e alunos, somos uma grande família de ensino.

SAGA na Anime Friends 2014

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.