Crítica – ‘The Railway Man’

Posted on

Categoria: Artigos, Filmes

Compartilhe:

Olá pessoal! Assisti ao filme de Jonathan Teplitzky (‘Rake’, ‘Burning Man’), Uma Longa Viagem que é uma biografia dramática com um pano de fundo situado na Segunda Guerra Mundial e gostaria de compartilhar com vocês minhas opiniões sobre o longa:

POST_SAIBAMAIS

Antes de ir até o cinema assistir o filme, dei uma pesquisada para ver o trailer:

Acabei encontrando um filme brasileiro, e fui para o cinema pensando que iria assisti-lo. Qual não foi minha surpresa quando vi nomes como Colin Firth e Nicole Kidman nos créditos do elenco. “Não faço ideia de que tipo de filme vou ver”, pensei. Mas não é que a experiência foi boa?

RALLWAY

The Railway Man foi baseado numa história real. Eric Lomax, veterano britânico da segunda guerra que é apaixonado por trens, em uma de suas viagens de volta para casa, pega outro trem do qual não costuma pegar e lá conhece Patti, uma enfermeira canadense que estava indo visitar a mãe na Grã Bretanha.

Os dois se apaixonam e casam. Mas Eric começa a ter sinais da Síndrome Pós – Traumáticas que esteve presente na vida de muitos dos que voltaram da guerra e nada fala sobre seus sentimentos nem do que aconteceu pra ninguém.

RALLWAY 2

No decorrer do filme vamos descobrindo um pouco do sofrimento vivido pelas tropas britânicas capturadas pelos japoneses para a construção da ferrovia que liga Burma (atual Birmânia) e o Sião (atual Tailândia), que foi apelidada de Ferrovia da Morte pelos constantes interrogatórios e sessões de tortura e por ter levado a morte mais de 100.000 devido às más condições e à trabalhos forçados.

Depois de anos Eric descobre o paradeiro de seu torturador e intérprete Nagase Takashi e, incentivado pela mulher, vai a seu encontro buscando vingança.

RALLWAY 3

O filme me surpreendeu em alguns aspectos. Dos horrores retratados sofrido pelas tropas e por asiáticos e abusos do exército japonês à cara cheia de Botox da Nicole Kidman, que por sinal estava meio apagada por um Colin Firth sensível e que me fez chorar em alguns momentos. Aliás, chorei nos bons e nos maus momentos, então se você é manteiga derretida como eu, leve uma caixa de lenços por precaução.

Nota Final

Dou 3,5 estrelas de 5. A primeira parte do filme e os personagens secundários mais próximos de Eric são monótonos, mas é impossível não se deixar levar pela linda lição do protagonista no final.

Para saber mais sobre a história, as experiências de Eric são contadas no livro de mesmo nome, autobiografia escrita em 1995 – clique aqui.

“Uma Longa Viagem” estreia no dia 23 de outubro

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.