ARTIGO | Sua Smart TV pode se tornar a central da casa inteligente

Posted on

Categoria: Artigos, Tecnologia

Compartilhe:

Ter uma casa inteligente pode ser mais simples do você imagina graças a diferentes aparelhos e soluções que já estão disponíveis no mercado, oferecendo facilidades que vão desde o controle de dispositivos – como TVs e eletrodomésticos para a otimização do dia a dia – até a possibilidade de transformar os ambientes da casa de acordo com as próprias necessidades e preferências.

A Internet das Coisas (IoT), utilizada para integrar dispositivos móveis, TVs, eletrodomésticos e outros aparelhos em um único local, é capaz de transformar a casa em um espaço inteiramente conectado, o que permite ao usuário rastrear o status e gerenciar esses dispositivos com facilidade. O app SmartThings, por exemplo, é gratuito e traz ainda inúmeras facilidades para o dia a dia do consumidor, permitindo que a conectividade esteja na palma da mão. É possível, por exemplo, controlar aparelhos como o ar-condicionado, a iluminação dos ambientes e as câmeras de segurança usando apenas um aplicativo, seja no smartphone, tablet e, claro, pela própria Smart TV.

Em especial, os televisores com funções Smart mais recentes têm potencial para se tornar uma verdadeira central desse ecossistema integrado de produtos inteligentes ao exibir todos os equipamentos conectados na tela, a fim de facilitar a gestão e o acompanhamento de cada um. Em alguns casos, a TV pode exibir até mesmo um mapa 3D na tela, que indica onde cada aparelho está localizado nos diferentes cômodos e ambientes, garantindo uma visão geral e ainda mais controle nas mãos dos usuários. Outra função de destaque é a possibilidade de incluir um limite de consumo energético, fazendo a IA trabalhar a favor do bolso do consumidor.

Ou seja, a Smart TV, além de ser uma espécie de janela para o mundo do entretenimento e da informação, capaz de exibir todo tipo de conteúdo em alta qualidade de imagem e som, é capaz de promover experiências ainda mais confortáveis e práticas dentro de casa ao facilitar a organização da casa conectada. Junto às facilidades dos assistentes de voz com Inteligência Artificial, que também podem se integrar ao ecossistema de eletrônicos conectados, a TV de última geração pode ajudar as pessoas a ativarem funções a partir de simples comandos de voz, o que já é uma realidade para milhares de pessoas em centenas de países.

Cada vez mais, a Smart TV exerce uma função central nessa revolução tecnológica, permitindo às pessoas desfrutarem de um novo nível de conveniência e controle em seus ambientes ao mesmo tempo em que garante a segurança e a privacidade dos dados por meio de um sistema de criptografia nativo do televisor. Desde o entretenimento personalizado até a automação dos equipamentos do lar, as possibilidades são infinitas à medida em que avançamos para um futuro cada vez mais interconectado, o que possibilita a todos viverem de forma mais eficiente, confortável e conectada do que nunca.

Por Alexandre Gleb, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil

Para mais informações, acesse o site oficial neste link

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.