5 criaturas BIZARRAS inseridas na cultura POP do RPG

Posted on
Atualizado em

Categoria: Geek

Compartilhe:

Espécies do folclore nórdico, Touros sedentos por sangue e Seres celestiais  – o que mora na mitologia que é hoje indispensável nas sessões de RPG?

Role Playing Game ou RPG (interpretação de papéis) é um jogo onde seus praticantes assumem o papel de personagens e podem interpretá-los livremente em uma história. Criado em 1974 por Gary Gigax e Dave Arneson, Dungeons & Dragons (ou somente D&D) foi uma proposta inovadora para a época, trazendo um sucesso instantâneo e até mesmo inspirando uma série de mesmo nome – Caverna do Dragão no Brasil.

D&D então trazia juntamente com sua nova proposta, O Bestiário, um livro onde apresentava humanoides, bestas, dentre muitos outros tipos e claro, não deixando de lado, os famosos dragões! Pensando nisso, reunimos algumas dessas monstruosidades que estiveram presentes em muitas mitologias e folclore reais e que serviram de inspiração para não só o RPG,  mas também para a cultura POP.

 

1 – Minotauro

 criaturas BIZARRAS inseridas na cultura POP do RPG
by Li Wenda

O mais famoso guardião do labirinto na mitologia da Grécia antiga, o Minotauro. Foi fruto de um presente dado por Poseidon ao Rei Minos de Creta. O poderoso deus dos mares fez com que a mulher de Minos se apaixonasse pelo animal após o Rei não cumprir com o tratado de sacrificar o Touro. 

Assim nasce o Minotauro! Que está presente em obras como “Teseu e o Minotauro” de Silvio Amadio em 1960 e até mesmo no famoso God of War, onde o Minotauro é uma arma de Ares sob o ataque em Atenas. Já em D&D o mesmo foi abordado como uma raça feroz e sanguinária e não como apenas um ser único. Uma monstruosidade jogável como raça que conta com extrema força e habilidades para desestabilizar o oponente, porém sofre com a sua natureza monstruosa não sendo tão sociável assim.

 

2 – Kraken

 criaturas BIZARRAS inseridas na cultura POP do RPG
by Jason Felix

O terror dos oceanos da idade média também se mantém como uma grande inspiração, e o mais famoso representantes das criaturas marinhas.

O Kraken – que por incrível que pareça é uma lula e não um polvo, foi uma famosa “história de pescador”. Sabe-se, que este é presente em muitos folclores e mitos, porém ficou mais conhecido por volta do século 15 na grande era das navegações, como o maior destruidor de navios e embarcações. 

O Kraken na atualidade, tomou rumos diferentes ao decorrer dos anos já que após a diminuição do uso de barcos para a locomoção inter-continental, a Lula parou de ser tão temida, mas em geral continua sendo fonte de grande inspiração para cenários em obras marítimas como em “One Piece”. Tomando como base o D&D, o Kraken é uma das criaturas mais fortes de todo o bestiário, sendo capaz de matar um grupo grande de jogadores, além de ser considerado um ser único e lendário.

 

3 – Doppelgänger

 criaturas BIZARRAS inseridas na cultura POP do RPG
by Alix Branwyn

Diferentemente de seus “companheiros” acima, o Doppelgänger é uma criatura mais recente. Citado pela primeira vez na mitologia germânica e irlandesa pela escritora romancista e dramaturga Catherine Crowe no livro The Night Side of Nature, no ano de 1847.

São criaturas capazes de mudar a sua forma para parecerem com outra pessoas. Quase que nunca mostrando sua forma real, os metamorfos foram uma grande inspiração para Gigax.

Sendo um humanoide que é capaz de não só trocar sua aparência, mas também analisar a memória de seu alvo para parecer melhor com sua vítima e usufruir de sua identidade, torturando ela por dia e meses até finalmente matá-la. 

Já na mitologia as coisas para o monstro é bem mais simples, tratado bastante como um sinal de mau presságio e morte e SIM, Doppelgängers estão como raça jogável para os seus jogos.

4 – Gigantes

 criaturas BIZARRAS inseridas na cultura POP do RPG
by Tyler Jacobson

Os gigantes, humanoides com características físicas extraordinárias, assim como o minotauro, fez-se presente na mitologia grega e em muitos outros folclores mundo afora, tratados como uma grande arma de batalha.

Esses colossos em D&D, são humanóides matadores de dragões que, costumam viver isolados em regiões inóspitas. Como são bastantes sábios e dotados de extrema força, criaram criaturas como o Behir (uma cobra gigante que provém da mitologia escocesa) como arma contra os dragões e os Golias, mestiços entre gigantes e humanos como raça jogável dotadas de grande força mas uma inteligência duvidável.  

 

5 – Anjos

 criaturas inseridas na cultura POP do RPG
by Michal Ivan

Os anjos estão presente em muitas religiões e até mesmo nos dias atuais podemos ver culto a divindades que utilizam anjos, porém o que é um Anjo? 

Anjos são mensageiros celestiais que trazem consigo alguma informação divina. Em Dungeons & Dragons os anjos são guerreiros e como no folclore real, também são um meio de transportar mensagens ao Plano Material, pois além de uma força descomunal eles possuem a incrível capacidade de falar e entender qualquer idioma.

Porém a real força do anjo está em lutar contra demônios, visto que, são criaturas boas e leais com habilidades para expurga-los para sempre além de defender o plano físico contra ameaças apocalípticas como a volta do Tiamat, um dragão super poderoso que quer destruir todos os planos existentes. 

 

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.